Tempo de receber e acolher

Advento é tempo de preparação para celebrar o Natal. Neste tempo litúrgico devemos meditar a vinda de Cristo Jesus no tempo e na história humana. Ele vem trazer Salvação, Luz e Vida.

O Advento consta de quatro domingos. Nos dois primeiros refletimos através da Palavra sobre a segunda vinda de Cristo no fim dos tempos (aspecto escatológico). Nos dois últimos sobre sua vinda na sua encarnação e nascimento: Natal. Ouvimos os Profetas Isaías e João Batista. Contemplamos Maria, a Mãe de Jesus, e seu esposo São José. Eles nos ajudam a preparar nosso coração para receber o menino Jesus. O que eles nos indicam? Em primeiro lugar devemos intensificar as orações e estar vigilantes para evitar todo pecado.

Em seguida, buscar continuamente a conversão, que é cumprir a vontade de Deus em nossa vida. É necessário, ainda, testemunhar a alegria do Evangelho, alegria que se traduz em caridade, vencendo sempre o mal com o bem.
Queridos diocesanos, vamos viver o Advento tendo atitudes de vigilância, esperança e conversão. “Os que esperam no Senhor não serão envergonhados” (Sl 25). Celebremos o Deus da Esperança (Rm 15,13) e não nos deixemos desanimar por causa das dificuldades.
Jesus veio, nasceu este menino Deus: o mundo recomeçou. É o novo tempo da redenção. E você faz parte dele. Coragem!
Deus abençoe a todos.

+ Dom Pedro Carlos Cipollini