Diocese de Santo André

A missão dos vocacionados: motivação em Cristo supera as dificuldades

A pandemia da Covid-19 alterou o planejamento de muitas atividades em 2020. Na Diocese de Santo André não foi diferente. Muitas adaptações, transmissões online, adiamentos e uma retomada com todos os cuidados necessários de higiene e distanciamento social.

E neste Ano Vocacional Diocesano, os 16 vocacionados (entre novos e outros que já estão no segundo ano) que participaram do primeiro encontro para discernimento das vocações ocorrido em fevereiro – conduzido pelo assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, e acompanhado pelas psicólogas Narione e Giselle – permanecem firmes na caminhada que tem como objetivo o próximo passo para o início dos estudos rumo ao sacerdócio: a entrada no Seminário Propedêutico, que acontece sempre no início de cada ano letivo.
*

Ser Igreja por meio da união fraterna
“Com muito trabalho, levamos uma frequente meditação e discernimento vocacional neste ano que nos convida a conhecer Jesus Cristo, o Bom Pastor, no nosso interior, o que consequentemente nos encanta para procurar ativamente esta luz todos os dias”, enfatiza Augusto Mota de Amorim, 18 anos, da Paróquia Cristo Operário, na Região Santo André – Leste. Segundo o vocacionado, a pandemia, por mais que tenha suas grandes limitações, trouxe uma realidade totalmente diferente do normal, adequando a disponibilidade de cada um para fazer a vontade de Deus em qualquer lugar, tempo e obra.
“Hoje, a união fraterna entre nós, irmãos, está firme, perseverante e direcionada para um só objetivo, ser Igreja”, ressalta.

*

Compromisso pela busca da santidade
De acordo com Pedro Henrique Motta, 17 anos, da Paróquia Jesus Bom Pastor, na Região Santo André – Centro, a alegria de fazer o discernimento vocacional ultrapassa todas as dificuldades, pois uma vez decididos pela busca de ouvir a doce voz do Cristo, que continua a convidar tantos jovens, os vocacionados deixam-se moldar pela vontade Divina, como um comprometimento diário por essa busca de santidade. “De fato, o discernimento em pleno Ano Vocacional Diocesano é uma experiência de profundidade e intimidade com Cristo, o Bom Pastor, que não nos desampara em nossas dificuldades e nos sustenta a cada dia”, comenta o jovem.
*

Uma intimidade profunda com Deus
“Viver um discernimento tão sério, sob as graças deste Ano Vocacional e com as exigências de uma pandemia, tem me ensinado que a voz Daquele que me chama não está nas estruturas e acontecimentos e sim em uma vida de intimidade profunda com Ele”, analisa Isaac José da Silva, 30 anos, da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Região Santo André – Utinga.

Na opinião do vocacionado, “a escassez dos encontros e eventos, por sua vez, fez com que valorizássemos mais os momentos comunitários e fraternos”, conclui.

Saiba como ser um vocacionado e futuro padre!
Os jovens que sentem o chamado ao sacerdócio podem procurar o padre em sua paróquia ou agendar o diálogo com o assessor Pe. Everton diretamente com o Centro Diocesano de Pastoral, por meio do telefone: 4469-2077, pelo WhatsApp: 99981-1233, ou pessoalmente no Edifício Santo André Apóstolo da Cúria Diocesana, localizado na Praça do Carmo, 36 – 3º andar – Centro de Santo André.

Conheça todos os passos aqui

 

Sobre o Ano Vocacional
Com o tema “Acolho o teu Chamado”, o Ano Vocacional é celebrado em 2020 na Diocese de Santo André. A iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais e religiosas.

Entre as atividades que estão sendo retomadas em 2020 e prosseguirão até o primeiro trimestre de 2021: a peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas 106 paróquias das dez regiões pastorais; o Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional Paroquial; e a Hora Santa Vocacional aos domingos.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana