Bênção da imagem do padroeiro dos ministros celebra unidade diocesana

Um momento inesquecível e muito especial de comunhão e fé para a Diocese de Santo André aconteceu na tarde de domingo (22/11) com a bênção da imagem de São Mateus Moreira, patrono dos Ministros Extraordinários, durante a Santa Missa celebrada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro do município andreense.

Coordenadores e ministros representantes das dez regiões pastorais prestigiaram a celebração, que trouxe uma forte simbologia através da representação do protomártir brasileiro que, mais do que nunca, deixa vivo o legado da pregação do evangelho, da fidelidade a Cristo e da defesa do projeto de Deus para a humanidade, diante dos desafios e da intolerância religiosa presentes no mundo. “Um santo brasileiro do tempo do Brasil Colônia, que foi assassinado junto com outros durante uma celebração eucarística por piratas, corsários, protestantes que invadiram aquela fazenda, onde se celebrava a missa, e assassinaram a todos”, relembra Dom Pedro, ao mencionar o buraco ensanguentado nas costas do mártir, por onde tiraram o coração dele.

Os protomártires brasileiros padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira, juntamente com outros 27 companheiros fiéis de Cunhaú e Uruaçu morreram em dois massacres registrados no Rio Grande do Norte, no ano de 1645.

Segundo relatos, o camponês Mateus Moreira, que participava de uma missa no dia 3 de outubro de 1645, foi executado juntamente com todos os fiéis e o padre Ambrósio Francisco Ferro, celebrante que também foi martirizado. O leigo Mateus teve o coração arrancado pelas costas. Porém, antes de morrer ainda teve forças para proclamar a sua fé na Eucaristia e conseguiu bradar em alta voz: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”.  “Queremos bendizer a Deus pela fé destes mártires da eucaristia. O sangue dos mártires é semente de cristãos. Um homem que deu a vida por Cristo Eucarístico nos inspira também ao zelo, cuidado e amor a eucaristia” conclui o bispo, que abençoou a imagem ao final da celebração e agradeceu o trabalho desempenhado por todos os ministros no dia em que comemoramos o dia dos cristãos leigos e leigas.

Para o assessor diocesano da Comissão dos Ministérios Extraordinários da Diocese de Santo André, Pe. Gonise Portugal Rocha, que concelebrou a missa, a construção da imagem de São Mateus Moreira foi uma conquista de todos os ministros extraordinários e um presente para todos os diocesanos.

“Antes da pandemia, no ano passado, tínhamos o desejo de ter uma imagem de São Mateus Moreira, propagar a devoção desse que foi colocado pela CNBB como padroeiro dos ministros aqui no Brasil”, destaca o sacerdote.

Também participaram da missa, o pároco da Catedral do Carmo e vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, e o secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves Lima.

Sete meses de trabalho
O serviço teve início em fevereiro deste ano – um mês antes da pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, sendo realizado pelo artista Lino Cândido de Matos, 79 anos, da cidade de Ipaussu, no interior paulista, que entregou a obra concluída em setembro de 2020. Lino esteve presente na celebração e com o olhar fixo na imagem disse as seguintes palavras: “É uma grande honra. Fico agradecido à Diocese de Santo André. Um dos grandes trabalhos que fiz em minha vida. Para mim, esse trabalho é como uma forma de pregação do evangelho. Uma maneira de levar a Palavra de Deus aos lares”, comenta o paulista, autor de outras obras como sacrários, imagens de Nossa Senhora e capelinhas.
“Agradeço também ao Anderson (Fernandes, um dos organizadores do Jogo Pela Vida e do Projeto Capelas pela Vida), que me incentivou e me indicou para vários pedidos de trabalhos”, conclui.
A imagem de São Mateus Moreira possui um metro e meio de altura e foi esculpida em madeira maciça e pintada a mão pelo artista. Conta com uma âmbula em uma de suas mãos (que era da Paróquia Santa Maria, em São Bernardo, e foi restaurada). Ela se encontra na Paróquia Santa Maria, na Região São Bernardo – Anchieta, onde Pe. Gonise é pároco e coordenador regional.

Tradicionalmente, a imagem de São Mateus Moreira é encontrada também na Arquidiocese de Natal, onde existe paróquia dedicada ao santo, no município de Parnamirim, sendo assim, a Diocese de Santo André uma das primeiras a contar com uma imagem do mártir. São Mateus Moreira foi beatificado no dia 5 de março de 2000 pelo Papa João Paulo II e canonizado no dia 15 de outubro de 2017 pelo Papa Francisco.

Campanha para construção da imagem

A unidade diocesana entre os ministros das dez regiões pastorais foi fundamental para que o sonho se tornasse realidade, como afirma o casal coordenador da Comissão dos Ministérios Extraordinários da Diocese de Santo André, Maria da Penha Santos e Cláudio Manoel Pestana.

“A ideia de elaborar a imagem surgiu em uma reunião da CDME (Comissão Diocesana dos Ministérios Extraordinários). Houve um Encontro Formativo, no auditório da Cúria, que falava um pouco sobre a vida de São Mateus Moreira. Daí nosso assessor diocesano Pe. Gonise Portugal sugeriu de fazermos a imagem do Padroeiro dos Ministros Extraordinários da Comunhão”, recorda o casal. “Os ministros aderiram prontamente e colaboraram com ofertas durante os Encontros Formativos”, acrescenta.

Com a chegada da pandemia, a CDME lançou um modelo de máscaras personalizadas, as quais foram oferecidas para todos os coordenadores paroquiais dos Ministros Extraordinários, os quais através de divulgação, alcançou-se o valor de objetivo que ainda seria necessário para liquidar o compromisso assumido. De acordo com Cláudio, aproximadamente duas mil máscaras foram comercializadas neste período.

“Não houve em qualquer momento obrigatoriedade alguma em aquisição das máscaras, a maioria dos ministros se uniram na causa imediatamente”, reitera Penha.