Diocese de Santo André

Coleta do Bem: gesto concreto ocorre nos dias 21 e 22 de novembro

Como parte da campanha “É Tempo de Cuidar da Evangelização 2020”, lançada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no início deste mês, a Coleta do Bem será realizada nos dias 21 e 22 de novembro (Solenidade de Cristo Rei), como manifestação de um gesto concreto dos cristãos em prol de projetos comunitários, solidários e de geração de renda em todo o país.

O lema da campanha é: “Somos Igreja: cuidamos da vida, cuidamos do anúncio da Palavra e cuidamos dos pobres”. A campanha é motivada pelo versículo bíblico: “Conheceis a generosidade de Cristo.” (2 Cor 8,9).
*

Cuidar dos pobres e da Casa Comum
O bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB, Dom Pedro Carlos Cipollini, cita que sempre é tempo de cuidar da evangelização, ainda mais nesta época de pandemia. “Por isso é preciso zelar pelo anúncio da Palavra de Deus e das celebrações litúrgicas. É preciso igualmente cuidar dos pobres e trabalhar em favor da Casa Comum”, destaca. Mas para que essas iniciativas solidárias e de inclusão social ocorram são necessários recursos financeiros. Daí a nossa generosa participação na Coleta do Bem, a fim de que chegue ao povo mais carente. Esse gesto concreto poderá ser realizado nas 106 paróquias das dez regiões pastorais no Grande ABC.

“Nesta coleta você pode oferecer a sua doação espontânea, entregando nas igrejas, nos horários de culto, se você for participar (das missas), ou nos cofres das igrejas, caso não possa participar das celebrações. Mas o importante é esse gesto concreto que a Coleta do Bem está promovendo para que a sua fé, o seu amor e a sua vontade de ajudar (o próximo) se concretize nessa doação”, conclui Dom Pedro.

 

Assista o vídeo “É Tempo de Cuidar da Evangelização” com Dom Pedro
*

Formas de doação
Quem desejar doar à Coleta do Bem poderá fazê-lo de duas maneiras. Por meio da oferta nas missas e celebrações realizadas durante os dias 21 e 22 de novembro, quando a Igreja celebra a Solenidade de Cristo Rei. A doação também poderá ser feita de forma simplificada e digital, por meio do site: doe.cnbb.org.br. 
*

Sobre a Coleta do Bem
Em um ano com condições normais, a CNBB realizaria a Coleta da Solidariedade, como o gesto da Campanha da Fraternidade, no Domingo de Ramos, destinada a apoiar iniciativas e projetos comunitários e solidários e de geração de renda e alternativas em todo o Brasil. E também realizaria, no terceiro domingo do advento, a Coleta para a Evangelização, cujo objetivo é despertar os católicos para o compromisso com a obra evangelizadora da Igreja no Brasil e para a corresponsabilidade na sustentação de sua pastoral. Foi neste contexto, que o Conselho Permanente da CNBB amadureceu a ideia de realizar, neste ano, apenas uma coleta para unificar estas duas coletas: a Coleta do Bem, a ser realizada durante todo o mês de novembro.

*Com informações da Diocese de Santo André e da CNBB

Compartilhe:

“A paz começa na justiça e na fraternidade”, afirma Dom Pedro na primeira missa do ano

nomeacoes

Nomeações – 01/01/2025

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus: Esperança e Fé na Véspera de Ano Novo

Paróquia Santo Antônio é dedicada a Deus

Diocese de Santo André inicia Jubileu Ordinário com celebração e peregrinação

De onde vem a paz?

Missa do Dia de Natal reafirma o convite à alegria e fé em Jesus Cristo

Homilia da Noite de Natal

Na Noite de Natal, Dom Pedro destaca a pobreza e humildade do Menino que salva o mundo

Jubileu de Ouro: 50 anos da Paróquia Santo Antônio celebrados com gratidão