Sendo acolhido pelos fiéis e reforçando os objetivos de trabalhar pelo crescimento da comunidade, Pe. João Ruiz Asahi foi empossado na tarde de sábado (31/10), como o novo pároco da Paróquia Santa Cruz (Avenida Dom Pedro I, 40 – Vila América), na Região Santo André – Leste.
No ato solene presidido pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que também contou com a participação do Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que ajudou no rito de posse, após a leitura da provisão de posse, o novo pároco fez a profissão de fé e a Renovação das Promessas Sacerdotais diante do Bispo, a fim de manifestar a disposição de cooperar com todo o clero e o povo da Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão e cuidando com zelo da Paróquia que está sendo entregue a ele.
“Quero agradecer a Dom Pedro pela confiança; pelos membros do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) e do CAEP (Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial), duas instâncias importantes presentes nesta posse; aos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Região Santo André – Utinga), da qual fui Pároco nos últimos anos; aos amigos pelo apoio desde que cheguei em Santo André (no ano de 2004); e a vocês que estão aqui. Então começamos a nossa caminhada com a Paróquia Santa Cruz e vamos caminhar juntos, diante das bênçãos e graças que recebemos de Deus”, projeta Pe. João.
Em seguida, Pe. João recebeu os símbolos, sinais que representam o seu ministério sacerdotal: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra com água batismal e a estola roxa.
“Com a entrega desses símbolos, a comunidade vê a importância que tem o papel e a missão do padre na comunidade. Por isso, também aproveito para pedir que sempre rezem pelo padre. Rezem para que Deus lhe dê graça de ser um homem convertido ao evangelho, um homem de Deus para abençoar, para ajudar as pessoas, principalmente os que sofrem, aqueles que não tem esperança, para que possam distribuir o perdão de Deus com abundância”, destaca Dom Pedro, ao desejar um exitoso trabalho nesta nova missão do Pe. João.
Ação sinodal
Pe. João, também diante do Bispo, fez o Juramento de Fidelidade, e após ter assinado foi declarado oficialmente o novo Pároco da Paróquia Santa Cruz, sendo aclamado pelos paroquianos locais que prestigiaram o momento.
“Estando numa Diocese, o Pároco deve ter fidelidade primeiramente a Jesus, o Bom Pastor, e agir com sinodalidade, comunhão e participação dentro da comunidade, e também dentro da Igreja Particular. Não é algo isolado uma Paróquia, nenhum padre é uma ilha, mas ambos estão unidos a outros irmãos, ao Bispo, ao Papa”, reitera Dom Pedro. A leitura da ata foi realizada e o Bispo, o Pároco e as testemunhas assinaram.
Dom Pedro agradeceu a acolhida da comunidade e do novo Pároco, e despediu-se de todos.
A solenidade que durou meia hora aconteceu antes da primeira missa celebrada por Pe. João, agora c
omo Pároco, em razão da pandemia da Covid-19, respeitando as regras de distanciamento social de 2 metros, presença dos fiéis limitada na capacidade reduzida da igreja e cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel.
Pe. João Ruiz Asahi sucede Pe. Márcio Rodrigues Pontes, que tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Leia mais aqui
Sobre o novo pároco
Padre João Ruiz Asahi nasceu no dia 28 de novembro de 1959 (60 anos), em Macapá, capital do estado do Amapá, na Região Norte do Brasil. Entrou no seminário em setem
bro de 1986. Cursou filosofia na “Kentenich Kolleg”, em Münster, na Alemanha; e estudou teologia, na Faculdade Pio XI, na Lapa, em São Paulo.
Foi ordenado diácono, no dia 17 de dezembro de 1993, e presbítero no dia 28 de outubro de 1995 (recentemente completou o Jubileu de Prata Sacerdotal), pelas mãos do bispo Dom Bruno Gamberini (1950-2011), na Diocese de Bragança Paulista, no interior do estado de São Paulo.
Chegou à Diocese de Santo André no dia 24 de janeiro de 2004, onde atuou nas paróquias Nossa Senhora das Graças, de 2006 a 2007, e Nossa Senhora de Guadalupe, até 2012 ambas da Região Santo André – Leste. No ano de 2013, Pe. João assume a Paróquia São Luiz Gonzaga, em Mauá. Nos últimos seis anos (2015 a 2020) atuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, na Região Santo André – Utinga. Assume a Paróquia Santa Cruz no dia 31 de outubro de 2020, durante o ano jubilar (a igreja celebra 60 anos de fundação no dia 3 de maio de 1961).