Padre Raphael: novo administrador da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe Leste

Prestes a completar 13 anos de criação no próximo dia 20 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região Santo André – Leste) ganhou um presente antecipado na manhã de domingo (22/11), com a chegada do Pe. José Raphael Júnior como Administrador Paroquial da igreja localizada na Rua: Rio Mearim, s/nº, na Região Santo André – Leste da Diocese de Santo André.

“Estou muito feliz. Agradeço a Dom Pedro pela nomeação. Quando ele disse que me enviaria para cá, sem conhecê-los já os amei. Então, espero continuarmos essa caminhada já traçada pelo Pe. Cícero Soares da Silva Neto, que permaneceu à frente da Paróquia nos últimos cinco anos, juntos em unidade com a Igreja Diocesana”, prevê Pe. Raphael.

Presidido pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, o rito de posse aconteceu com a presença do povo antes da celebração da missa, em razão da pandemia da Covid-19, respeitando as regras de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel.

“Queremos agradecer todo o trabalho que o Pe. Cícero fez aqui com tanta dedicação e com tanta humildade. Venho aqui ver vocês, dar uma palavra de ânimo e de incentivo, e também presidir esse momento da posse do Pe. Raphael. Mas na verdade é a Paróquia que toma posse do padre, porque ele não vai ser padre para si mesmo. Vamos acolhê-lo com amor, dedicação. A mesma dedicação que tiveram com o Pe. Cícero terão com o Pe. Raphael”, declara o Bispo. A celebração também foi prestigiada pelos fiéis das seis comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (São Jerônimo Emiliani, São Pedro e São Paulo, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e Comunidade Santo Antônio de Santanna Galvão). Vale lembrar que a Capela Santa Cruz, localizada na Estrada do Pedroso, 3000, também integra a área territorial da igreja. Familiares e paroquianos da São Judas Tadeu (Região São Bernardo – Rudge Ramos), Paróquia na qual Pe. Raphael pastoreou ao longo de seis anos, também participaram da posse e da missa.

Legado do Sínodo Diocesano
Pe. Raphael projeta o início do pastoreio na nova comunidade baseado principalmente nos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, capitaneados pelas prioridades Acolhida e Missão. “Ao chegar não tenho como pretensão formular uma ação específica. A primeira ação é conhecer bem a vida da paróquia e sua atual realidade. E deixar-se ser conhecido; pois cada padre tem sua própria maneira de evangelizar seguindo em nosso caso, o resultado do Sínodo Diocesano”, argumenta.

Cuidados na evangelização
Promovendo um paralelo entre duas encíclicas do Papa Francisco: Laudato Si’ (2015), que expressa o cuidado com a Casa Comum, e Fratelli Tutti (2020), que aborda a fraternidade e amizade social, Pe. Raphael acredita que é necessário vigilância nestes tempos de pandemia e intensificar o acolhimento, principalmente aos mais carentes, seja por palavras na pregação do evangelho, seja por ações concretas como gestos de solidariedade. “No momento em que estamos vivendo, respeitar e ajudar a comunidade no cuidado atento à Covid-19. Incentivar ao não desânimo nestes tempos difíceis em que estamos vivendo, buscando sempre o incentivo na esperança de dias melhores”, comenta.

Rito da posse
Também estiveram na posse do Pe. Raphael, o Pe. Cícero Soares da Silva Neto (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Região Santo André –Leste); o Pe. Edmar Antônio de Jesus (Pároco da Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, na Região Santo André – Centro), o Diácono anfitrião Wagner Innarelli e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse.

Após a leitura de provisão de posse, o novo Administrador Paroquial realizou a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da Paróquia que está sendo entregue a ele. Logo após, Pe. Raphael recebeu símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Neste momento o Sr. Bispo declara oficialmente Pe. Raphael como novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, sendo aclamado pelos paroquianos locais que prestigiaram o momento, e participaram da Santa Missa em seguida. O rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo Sr. Bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. José Raphael Júnior, demais padres presentes e alguns leigos.

Sobre o novo Administrador Paroquial

Nome completo: José Raphael Júnior

Data de Nascimento: 13/04/1973 (47 anos)

Cidade natal: São Bernardo do Campo – SP