Diocese de Santo André

Padre Raphael: novo administrador da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe Leste

Prestes a completar 13 anos de criação no próximo dia 20 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região Santo André – Leste) ganhou um presente antecipado na manhã de domingo (22/11), com a chegada do Pe. José Raphael Júnior como Administrador Paroquial da igreja localizada na Rua: Rio Mearim, s/nº, na Região Santo André – Leste da Diocese de Santo André.

“Estou muito feliz. Agradeço a Dom Pedro pela nomeação. Quando ele disse que me enviaria para cá, sem conhecê-los já os amei. Então, espero continuarmos essa caminhada já traçada pelo Pe. Cícero Soares da Silva Neto, que permaneceu à frente da Paróquia nos últimos cinco anos, juntos em unidade com a Igreja Diocesana”, prevê Pe. Raphael.

Presidido pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, o rito de posse aconteceu com a presença do povo antes da celebração da missa, em razão da pandemia da Covid-19, respeitando as regras de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel.

“Queremos agradecer todo o trabalho que o Pe. Cícero fez aqui com tanta dedicação e com tanta humildade. Venho aqui ver vocês, dar uma palavra de ânimo e de incentivo, e também presidir esse momento da posse do Pe. Raphael. Mas na verdade é a Paróquia que toma posse do padre, porque ele não vai ser padre para si mesmo. Vamos acolhê-lo com amor, dedicação. A mesma dedicação que tiveram com o Pe. Cícero terão com o Pe. Raphael”, declara o Bispo. A celebração também foi prestigiada pelos fiéis das seis comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (São Jerônimo Emiliani, São Pedro e São Paulo, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e Comunidade Santo Antônio de Santanna Galvão). Vale lembrar que a Capela Santa Cruz, localizada na Estrada do Pedroso, 3000, também integra a área territorial da igreja. Familiares e paroquianos da São Judas Tadeu (Região São Bernardo – Rudge Ramos), Paróquia na qual Pe. Raphael pastoreou ao longo de seis anos, também participaram da posse e da missa.
*

Legado do Sínodo Diocesano
Pe. Raphael projeta o início do pastoreio na nova comunidade baseado principalmente nos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, capitaneados pelas prioridades Acolhida e Missão. “Ao chegar não tenho como pretensão formular uma ação específica. A primeira ação é conhecer bem a vida da paróquia e sua atual realidade. E deixar-se ser conhecido; pois cada padre tem sua própria maneira de evangelizar seguindo em nosso caso, o resultado do Sínodo Diocesano”, argumenta.
*

Cuidados na evangelização
Promovendo um paralelo entre duas encíclicas do Papa Francisco: Laudato Si’ (2015), que expressa o cuidado com a Casa Comum, e Fratelli Tutti (2020), que aborda a fraternidade e amizade social, Pe. Raphael acredita que é necessário vigilância nestes tempos de pandemia e intensificar o acolhimento, principalmente aos mais carentes, seja por palavras na pregação do evangelho, seja por ações concretas como gestos de solidariedade. “No momento em que estamos vivendo, respeitar e ajudar a comunidade no cuidado atento à Covid-19. Incentivar ao não desânimo nestes tempos difíceis em que estamos vivendo, buscando sempre o incentivo na esperança de dias melhores”, comenta.
*

Rito da posse
Também estiveram na posse do Pe. Raphael, o Pe. Cícero Soares da Silva Neto (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Região Santo André –Leste); o Pe. Edmar Antônio de Jesus (Pároco da Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, na Região Santo André – Centro), o Diácono anfitrião Wagner Innarelli e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse.

Após a leitura de provisão de posse, o novo Administrador Paroquial realizou a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da Paróquia que está sendo entregue a ele. Logo após, Pe. Raphael recebeu símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Neste momento o Sr. Bispo declara oficialmente Pe. Raphael como novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, sendo aclamado pelos paroquianos locais que prestigiaram o momento, e participaram da Santa Missa em seguida. O rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo Sr. Bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. José Raphael Júnior, demais padres presentes e alguns leigos.
*

Sobre o novo Administrador Paroquial

Nome completo: José Raphael Júnior

Data de Nascimento: 13/04/1973 (47 anos)

Cidade natal: São Bernardo do Campo – SP

Entrada no Seminário: Fevereiro de 1989 (Seminário Casa São Francisco – Campo Comprido – Curitiba- PR/ OFM Conventuais)

Ordenação Diaconal: 17 de setembro de 2001

Ordenação Sacerdotal: 8 de dezembro de 2001

Atuação nas paróquias: São Pio X, na cidade de Caçapava (SP); Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Guaraniaçu (PR); Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André (SP) e atuava desde 2015 como administrador paroquial da São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo (SP)

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: assessor diocesano da Vida Religiosa e Coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Rudge Ramos (2017-2018)

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade