Diocese de Santo André

Padre Raphael: novo administrador da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe Leste

Prestes a completar 13 anos de criação no próximo dia 20 de dezembro, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região Santo André – Leste) ganhou um presente antecipado na manhã de domingo (22/11), com a chegada do Pe. José Raphael Júnior como Administrador Paroquial da igreja localizada na Rua: Rio Mearim, s/nº, na Região Santo André – Leste da Diocese de Santo André.

“Estou muito feliz. Agradeço a Dom Pedro pela nomeação. Quando ele disse que me enviaria para cá, sem conhecê-los já os amei. Então, espero continuarmos essa caminhada já traçada pelo Pe. Cícero Soares da Silva Neto, que permaneceu à frente da Paróquia nos últimos cinco anos, juntos em unidade com a Igreja Diocesana”, prevê Pe. Raphael.

Presidido pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, o rito de posse aconteceu com a presença do povo antes da celebração da missa, em razão da pandemia da Covid-19, respeitando as regras de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool gel.

“Queremos agradecer todo o trabalho que o Pe. Cícero fez aqui com tanta dedicação e com tanta humildade. Venho aqui ver vocês, dar uma palavra de ânimo e de incentivo, e também presidir esse momento da posse do Pe. Raphael. Mas na verdade é a Paróquia que toma posse do padre, porque ele não vai ser padre para si mesmo. Vamos acolhê-lo com amor, dedicação. A mesma dedicação que tiveram com o Pe. Cícero terão com o Pe. Raphael”, declara o Bispo. A celebração também foi prestigiada pelos fiéis das seis comunidades pertencentes à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (São Jerônimo Emiliani, São Pedro e São Paulo, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e Comunidade Santo Antônio de Santanna Galvão). Vale lembrar que a Capela Santa Cruz, localizada na Estrada do Pedroso, 3000, também integra a área territorial da igreja. Familiares e paroquianos da São Judas Tadeu (Região São Bernardo – Rudge Ramos), Paróquia na qual Pe. Raphael pastoreou ao longo de seis anos, também participaram da posse e da missa.
*

Legado do Sínodo Diocesano
Pe. Raphael projeta o início do pastoreio na nova comunidade baseado principalmente nos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, capitaneados pelas prioridades Acolhida e Missão. “Ao chegar não tenho como pretensão formular uma ação específica. A primeira ação é conhecer bem a vida da paróquia e sua atual realidade. E deixar-se ser conhecido; pois cada padre tem sua própria maneira de evangelizar seguindo em nosso caso, o resultado do Sínodo Diocesano”, argumenta.
*

Cuidados na evangelização
Promovendo um paralelo entre duas encíclicas do Papa Francisco: Laudato Si’ (2015), que expressa o cuidado com a Casa Comum, e Fratelli Tutti (2020), que aborda a fraternidade e amizade social, Pe. Raphael acredita que é necessário vigilância nestes tempos de pandemia e intensificar o acolhimento, principalmente aos mais carentes, seja por palavras na pregação do evangelho, seja por ações concretas como gestos de solidariedade. “No momento em que estamos vivendo, respeitar e ajudar a comunidade no cuidado atento à Covid-19. Incentivar ao não desânimo nestes tempos difíceis em que estamos vivendo, buscando sempre o incentivo na esperança de dias melhores”, comenta.
*

Rito da posse
Também estiveram na posse do Pe. Raphael, o Pe. Cícero Soares da Silva Neto (Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Região Santo André –Leste); o Pe. Edmar Antônio de Jesus (Pároco da Paróquia Santa Luzia e São Carlos Borromeu, na Região Santo André – Centro), o Diácono anfitrião Wagner Innarelli e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse.

Após a leitura de provisão de posse, o novo Administrador Paroquial realizou a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da Paróquia que está sendo entregue a ele. Logo após, Pe. Raphael recebeu símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Neste momento o Sr. Bispo declara oficialmente Pe. Raphael como novo Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, sendo aclamado pelos paroquianos locais que prestigiaram o momento, e participaram da Santa Missa em seguida. O rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo Sr. Bispo, Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. José Raphael Júnior, demais padres presentes e alguns leigos.
*

Sobre o novo Administrador Paroquial

Nome completo: José Raphael Júnior

Data de Nascimento: 13/04/1973 (47 anos)

Cidade natal: São Bernardo do Campo – SP

Entrada no Seminário: Fevereiro de 1989 (Seminário Casa São Francisco – Campo Comprido – Curitiba- PR/ OFM Conventuais)

Ordenação Diaconal: 17 de setembro de 2001

Ordenação Sacerdotal: 8 de dezembro de 2001

Atuação nas paróquias: São Pio X, na cidade de Caçapava (SP); Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Guaraniaçu (PR); Santuário Senhor do Bonfim, em Santo André (SP) e atuava desde 2015 como administrador paroquial da São Judas Tadeu, em São Bernardo do Campo (SP)

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: assessor diocesano da Vida Religiosa e Coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Rudge Ramos (2017-2018)

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO