Diocese de Santo André

CNBB e CRB inauguram núcleo que auxiliará no combate à violência sexual contra crianças, adolescentes e vulneráveis

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) inauguraram nesta terça-feira, dia 8 de dezembro, o Núcleo Lux Mundi. O escritório vai auxiliar na organização dos trabalhos de instalação das comissões diocesanas de proteção de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis nas estruturas pastorais da Igreja Católica do Brasil, dioceses e congregações religiosas, de acordo com o pedido do Papa Francisco na sua Carta Apostólica em forma de Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi” (Vós sois a luz do mundo).

Ao abençoar o espaço, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, disse desejar que a iniciativa brilhe, como o candeeiro, e que sua luz, pela união dos esforços, ganhe força no combate à toda forma de violência contra crianças, adolescentes e vulneráveis. “A luz pela solidariedade ganhará força”, acentuou.

Dom Joel fez referência ao quadro na parede do escritório com imagem de Nossa Senhora cuidando do menino Jesus. Segundo o bispo, a imagem remete à Igreja e às iniciativas e passos firmes e concretos de cuidado e proteção de crianças que a instituição vem adotando. A bênção do local, situado no Edifício Victoria Office Tower, no Setor de Autarquias Sul, em Brasília (DF), contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic),  Anec (Associação Nacional de Escolas Católicas), CPJB (Comissão Brasileira de Justiça e Paz) e membros da CNBB e CRB e da médica pediatra que coordenará o trabalho do Núcleo.
*

Prevenção, proteção e orientação

A presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro, destacou o empenho da entidade que há mais de 12 anos atua na causa do enfrentamento da violência contra crianças, adolescentes e vulneráveis no âmbito religioso à luz do magistério da Igreja.  Segundo ela, o Núcleo Lux Mundi tem a missão de trabalhar em três frentes: prevenção, proteção e orientação às dioceses, congregações e organismos religiosos na implementação do Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi”. A religiosa lembrou que a criação do núcleo contou com o trabalho da irmã Maria Luiza da Silva, membro da CRB, religiosa que acompanha a pauta da criança e do adolescente, e do frei Evaldo frei Evaldo Xavier Gomes, consultor canônico e membro da Comissão Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB.

A médica pediatra que coordenará o trabalho do núcleo, Eliane de Carli, disse considerar significativo que o lançamento do espaço tenha sido feito no mesmo dia em que a Igreja celebra a solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Ela reforçou que o Núcleo Lux Mundi, cujo nome foi sugestão do arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, atuará colaborando com a Igreja no Brasil na internalização das medidas protetivas propostas pelo Motu Proprio. O Núcleo, segundo ela, promoverá atividades de formação e capacitação e também sistematizará as práticas que surgirem nas dioceses. Uma celebração na sede da CNBB encerrou a solenidade de inauguração do Núcleo Lux Mundi e marcou a solenidade de Nossa Senhora Imaculada Conceição. Na tarde da terça-feira, 8 de dezembro, a equipe de coordenação do projeto reuniu-se com o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, a presidente da CRB, irmã Maria Inês Ribeiro e irmã Maria Luiza da Silva para traçar os primeiros passos e definir como será feito o planejamento do trabalho.

Fonte: CNBB

Fotos: Caio Lima

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO