Padre Leandro Alves: 10 anos de gratidão pelo chamado de Deus

A vocação sacerdotal traduz na prática um compromisso com Jesus Cristo e o seu povo, na evangelização, no serviço, no amor ao próximo, na luta pela justiça social, na oração pela salvação de almas e na proclamação do Reino de Deus para todos e todas.

E neste Ano Vocacional Diocesano, um presbítero da Diocese de Santo André completa uma década de caminhada na missão: padre Leandro Alves Figueredo, 43 anos, celebra nesta sexta-feira (11/12), 10 anos de ordenação sacerdotal.

Um momento muito especial em sua vida, que merece um depoimento do próprio pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema. Confira:

“Louvo e agradeço a Deus por celebrar 10 anos do meu sacerdócio neste 11/12/2020. Há 10 anos eu entregava minha vida no ministério sacerdotal neste lema: “Erguerei o cálice da saudação invocarei o nome do Senhor” (Sl 116,17). Rezei e meditei-o diversas vezes, tinha convicção do sentido desta frase para seguir em meu ministério.”

“Nestes 10 anos de oferta ministerial no sacerdócio, entendo mais que o sentido, mas o significado desse lema na fidelidade de servir a Deus e na perseverança de amar a Ele a quem confio.”

“Nasci em São Paulo, na região de Santana, no dia 17 de maio de 1977, mas aos dois anos de idade meus pais foram para São Bernardo do Campo, na Região Anchieta, onde cresci, vivi e aprendi a ter fé. Depois dos 16 anos, fiz a Crisma e desejei ajudar em uma paróquia. Na crisma me ensinaram que na paróquia encontramos a nossa missão. Posso dizer que hoje é verdade! Fui para o Seminário do Propedêutico da Diocese de Santo André aos 11 de fevereiro de 2001, junto à Paróquia Santa Maria Goretti, na Região Santo André – Utinga.”

“Fui ordenado Diácono no dia 10 de julho de 2010 na Catedral do Carmo, em Santo André, com dois irmãos do presbitério: Diácono Francisco José Poloni e Diácono Gervásio Gênova de Paula. E no dia 10 de dezembro de 2010 fui ordenado padre na Paróquia São João Batista do Rudge Ramos, em São Bernardo.”

“Desde o Diaconato colaborei na Pastoral Carcerária. Em 2011 fui nomeado para minha primeira paróquia, a Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Vila Palmares, em Santo André. Em 2015, fui nomeado por Dom Nelson Westrupp, assessor da Pastoral do Menor. No dia 1º de julho de 2017, assumi como pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema, onde permaneço atualmente. Entre os anos de 2017 e 2019 fui membro da Pastoral Presbiteral. Em 2019, fui nomeado por Dom Pedro na Comissão para a Tutela dos Menores e Pessoas Vulneráveis, presente no Tribunal Eclesiástico Diocesano.”

“Acredito que a Palavra que resume esses 10 anos de Padre é gratidão. Tenho gratidão porque descobri que na vida nem sempre conseguimos aquilo que sonhamos a fazer, mas naquilo que recebemos, vamos descobrindo que na vida sonhamos com o que Deus já nos chamou para servi-lo.”