Diocese de Santo André

Dom Pedro aos diáconos: vocação, fé e ciência para vencer a pandemia

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini participou na manhã de sábado (12/12), do último encontro de 2020 com os diáconos permanentes da Diocese de Santo André, realizado de forma online, no qual destacou a importância da fé e da ciência para enfrentar o cenário pandêmico, contra o negacionismo da doença e na defesa de um plano de vacinação para todos e todas.

Estiveram presentes 17 diáconos na reunião virtual. Após a oração inicial, Dom Pedro fez uma pequena explanação sobre a situação da pandemia, que tem se agravado nos últimos dias com o aumento no número de casos e óbitos no Brasil. Diante dessa realidade, o bispo recordou dos dois diáconos que faleceram neste ano, ambos em agosto (Mauro Ramazzine dos Santos e Vicente do Nascimento Moreira) e as dificuldades do luto, sem poder realizar o velório.

Neste período de muitos desafios, o pastor da Igreja Católica no Grande ABC conclamou a todos a observar a beleza da natureza e das coisas que nos levam a Deus. “Redescobrir os espaços das casas, como espaço de oração, local de louvar a Deus. Valorizar a natureza, o homem deve ser o cuidador da terra, da natureza”, reflete Dom Pedro. Alguns diáconos também fizeram suas reflexões sobre este momento de pandemia.

*

Ordenação do novo diácono
No Ano Vocacional, a Diocese de Santo André ganha um diácono permanente! Após receber os ministérios de acólito e leitor em outubro deste ano, Renan Evangelista Silva será ordenado no dia 27 de dezembro de 2020 (domingo), às 16h, na Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina (Região Santo André – Centro). A celebração será presidida pelo bispo Dom Pedro Cipollini. Por conta da pandemia, a ordenação será reservada. Acompanhe a transmissão pelas mídias diocesanas.

*

Admissão às Ordens Sacras
A Escola Diaconal também informou a respeito dos 15 novos candidatos que serão admitidos às Ordens Sacras no mesmo dia da ordenação de Renan, 27 de dezembro de 2020 (domingo), e os encontros vocacionais que deverão ocorrer em 2021, para os novos interessados no diaconato permanente.

*

Sobre a Escola Diaconal
A Escola Diaconal Santo Efrém Diácono da Diocese de Santo André para o diaconato permanente completou recentemente 17 anos de história, em 2020. A escola foi idealizada no episcopado de Dom Décio Pereira. Porém, como seu falecimento ocorreu três dias antes, a abertura aconteceu com o bispo auxiliar Dom Airton José dos Santos. O diretor da Escola Diaconal é o Pe. José Pedro Teixeira de Jesus. Uma turma com 20 candidatos ao diaconado permanente cursa teologia. Mais informações sobre como estudar na Escola Diaconal no telefone: 4177-5548 ou no Centro de Pastoral: 4469-2077.

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações, decretos e provisões – 14/08/2024

Diocese de Santo André celebra São Lourenço com missa especial na Paróquia São José Operário

Homilia da Festa de São Lourenço, Diácono e Mártir

Padre Flavio é empossado pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo

Semana Nacional da Família tem início com Hora Santa e reúne Setor Família na catedral diocesana

Liberdade Religiosa

Reunião do Clero aborda Jubileu Extraordinário

Diácono Carlos Foiani viveu a fé e seguiu Jesus em sua vocação

Nota de pesar de Dom Pedro, bispo diocesano, sobre o falecimento do Diác. Carlos Caviola Foiani

Nota de Pesar pelo falecimento do diácono Carlos Caviola Foiani