Coral Diocesano participa do 1º Encontro Internacional de Coros Virtuais de Santo André

O Coral Diocesano de Santo André participa da abertura do 1º Encontro Internacional de Coros Virtuais, que será realizado entre os dias 18 e 20 de dezembro (sexta a domingo). O evento, inédito na região, é organizado pela Associação Coro de Santo André, com o apoio da Prefeitura, e será transmitido pelas redes sociais do Coro (FacebookInstagram e YouTube).

Idealizado pelo maestro do Coro de Santo André, Roberto Ondei, o encontro terá três dias de apresentações de vídeos no formato ‘coro virtual’, enviados especialmente para o evento. Além do coro andreense, o encontro terá representantes do Brasil, Alemanha, Japão, Haiti, EUA, Colômbia e Venezuela.

O encontro será realizado na sexta-feira (18), às 20h, no sábado (19), às 17h, e no domingo (20), às 17h. Nos três dias haverá apresentações de vídeos no formato ‘coro virtual’, enviados especialmente para o evento.

Segunda participação neste formato
O Coral Diocesano de Santo André se apresentará durante a abertura, na sexta-feira (18/12), a partir das 20h. O maestro Diego Muniz ressalta que é um enorme prazer para o Coral Diocesano de Santo André participar do 1º Encontro Internacional de Coros Virtuais de Santo André, o segundo encontro neste formato que a representação diocesana participa em tempos de pandemia (o primeiro aconteceu em setembro, no 6º Festival Amazonas de Corais). “A honra vem por diversas razões, mas posso destacar o fato de sermos os representantes do Grande ABC juntamente com o coro anfitrião. Além disso, podemos notar a escassez de coros de igreja (mais especificamente litúrgicos) na grade de programação, sendo o nosso o único que nasceu por iniciativa de uma diocese”, destaca.

“Justo é o Senhor”
Nesta ocasião, o Coral Diocesano interpretará a peça “Justo é o Senhor”, escrita sobre o Salmo 144, com música de Lowell Mason, adaptação de Clayton Dias e gravada a pedido do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Cipollini.  “O maestro Roberto Ondei é um antigo conhecido meu, sou um admirador irrestrito de sua seriedade e da qualidade de seus trabalhos, cursamos a mesma faculdade e o parabenizo pela iniciativa de promover este encontro onde dividiremos o “palco” com grupos de outros 6 estados e 7 países”, exalta Diego Muniz.

Marco cultural na região
Por sua vez, o maestro do Coro de Santo André, Roberto Ondei, considera que o evento será um marco cultural na região. “Traremos uma amostra do trabalho de coro virtual que está sendo desenvolvido no mundo, com a participação de coros de relevância no cenário mundial, como o Coro Nacional da Venezuela”, comentou.

Segundo Ondei, a organização do encontro criou uma parceria artística internacional com grupos regentes que colocou o Coro de Santo André em evidência no radar do canto coral do mundo. “Este é apenas um dos muitos produtos culturais que a Associação Coro de Santo André produzirá nos próximos anos”, finaliza. Já a presidente da Associação Coro de Santo André, Myriam Schroder, comenta com orgulho todo o trabalho realizado, a despeito da pandemia do novo coronavírus. “Nós nos reinventamos enquanto grupo para a execução de projetos educacionais e culturais na área do canto coral e encerramos com chave de ouro o ano com este encontro internacional”, destaca.

*Com informações da Diocese de Santo André e da Prefeitura de Santo André