O Natal é sempre um tempo de alegria e suave esperança em meio aos dramas humanos do dia a dia.
No Natal celebramos o fato histórico do nascimento de Jesus, o Filho de Deus, mas, indo além, celebramos o mistério da encarnação: em Jesus Deus veio morar entre nós!
O Verbo se fez carne (Jo 1,14). Não só no passado isto aconteceu, mas continua acontecendo porque Jesus se torna presente em cada Eucaristia, na vida de cada cristão e na Salvação que Ele opera no mundo. O Natal é o ponto da partida de tudo o que Cristo realizou para nossa salvação. O Natal é o princípio da Igreja e da solidariedade entre nós.
O Filho de Deus assumiu o que é nosso para nos dar o que é seu. Assim o Natal nos indica o desejo de Deus de fazer de nós, em Jesus Cristo, seus filhos adotivos: filhos no Filho. A espiritualidade do Natal é a espiritualidade da adoção como filhos de Deus.
Contemplemos a humildade e a pobreza de Jesus no presépio. Mas também abramos os olhos para ver a dignidade que Ele confere a cada ser humano. Natal é festa da dignidade do ser humano, pois Deus se tornou um deles.
Nosso natal seja o natal do coração aberto para acolher Jesus e nele todos os irmãos e irmãs, em especial os mais pobres.
Com carinho de pai e pastor abençoo a todos, desejando um FELIZ NATAL!
+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André