Diocese de Santo André

Padre Cleidson assume missão como reitor do Seminário Propedêutico

Pe. Cleidson Pedroso Souza é o novo reitor do Seminário Propedêutico da Diocese de Santo André. O sacerdote assume a função após decreto do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, assinado no dia 11 de novembro de 2020, e será empossado oficialmente no dia 5 de dezembro de 2020, na Paróquia Santa Maria Goretti (Região Santo André – Utinga), da qual também será o futuro pároco a partir do dia 6 de dezembro (data da posse). O sacerdote sucede Pe.Vagner Franzini e atuará como reitor pelos próximos três anos. Em conversa com a Diocese de Santo André, Pe. Cleidson comentou sobre a nova missão, os desafios no despertar de novas vocações ao sacerdócio e projetou o trabalho de formação e preparação dos propedeutas aos estudos no seminário ao longo do triênio 2021-2023. Acompanhe a entrevista:
*

1 – Quais as primeiras ações ao assumir o Seminário Propedêutico?
Creio que primeiramente é me ambientar à rotina, porque já estou há oito anos distante da rotina do seminário, por mais que eu tenha ajudado nestes últimos quatro anos como diretor de estudos tanto da Teologia, quanto da Filosofia, ainda assim a rotina é bem diferente. Nesse momento estamos praticamente na mudança de turmas. No propedêutico, as turmas permanecem um ano e logo vão para outra casa. Vou me preparar para acolher a próxima turma do ano que vem, tanto a estrutura quanto o coração, porque afinal de contas é uma missão e uma responsabilidade grande de cuidar dos primeiros passos dos nossos vocacionados quando entram no seminário.

Trazê-los a essa experiência, uma vez que a palavra ‘propedêutico’ significa iniciação, poderíamos traduzir assim. Neste início de caminhada também é importante o reitor estar junto com eles e para mim será verdadeiramente um propedêutico nessa primeira experiência como reitor e assumindo essa casa tão importante na caminhada da formação vocacional dos futuros presbíteros de nossa diocese.

*

2 – Neste Ano Vocacional Diocesano que se encerra em abril de 2021, quais os principais desafios nestes tempos de pandemia na formação e no despertar de novos vocacionados para o sacerdócio?
Em relação ao Ano Vocacional que estamos vivenciando e os desafios que este tempo de pandemia coloca diante da formação, creio que passa muito pelo próprio espírito do momento que atravessamos atualmente. É uma oportunidade grandiosa para trabalharmos algumas dimensões que muitas vezes colocamos em segundo plano. Por exemplo, a própria espiritualidade percebendo essa questão do tempo que nós podemos dedicar a oração e esse caminho de formação permanente. Quanto aos novos vocacionados é oportunidade de mostrarmos uma face do desafio de ser padre, o padre longe das multidões, o padre longe da sua rotina ativa, muitas vezes cansativa de atividades, tanto no cuidado pastoral quanto também na dimensão administrativa da paróquia e das suas estruturas.

Então, realmente buscar mostrar essa face mais interiorizada dessa dimensão do encontro com Cristo, que se dá na relação de uma espiritualidade mais profunda de encontro e buscar superar com certeza esses desafios todos que estamos vivenciando. Creio que um grande desafio será do recomeço, uma vez quando tudo estiver voltando ao seu novo normal, vamos ter um recomeço pela frente e será interessante propormos a vocação nessa dimensão.

*

3 – Como pretende conciliar as atividades do seminário e a paróquia que irá assumir em breve? O que representa esse momento em sua vida?
As atividades do seminário e da paróquia acredito que elas se confluem, de certa forma. Com Dom Pedro nós temos um ponto bem positivo neste sentido, diferentemente de outros momentos na história da diocese, claro que cada momento pediu uma resposta, com Dom Pedro, as paróquias dos reitores são próximas do seminário. E no meu caso, a casa paroquial da Paróquia Santa Maria Goretti é o seminário. Então, essa dimensão de proximidade creio que vai facilitar bastante, tanto as atividades do seminário quanto a vida paroquial. Uma coisa importante é o testemunho, uma vez que os vocacionados, os seminaristas vão acompanhar o dia a dia, tanto do reitor quanto do pároco. E mostrando essa face pastoral que ajudará bastante a formação de cada um. E assim vamos conciliando a partir de cada demanda. O seminário requer uma presença, um contato, um testemunho e justamente essa dimensão da proximidade com a paróquia facilitará tudo isso. E claro, a vida paroquial também tem esses desafios.

Creio que neste momento de minha vida, completando sete anos de sacerdócio, será uma dupla missão e um bom desafio para mim. Gosto muito de desafios. Estou vivendo esse momento com muita expectativa e com muita esperança.

Sobre o novo reitor:

Nome completo: Pe. Cleidson Pedroso Souza
Data de Nascimento: 15/03/1985
Cidade natal: São Bernardo do Campo – SP
Entrada no Seminário:  9 de fevereiro de 2005 (Seminário Propedêutico)
Ordenação Diaconal: 22 de junho de 2013
Ordenação Sacerdotal: 7 de dezembro de 2013
Atuação nas paróquias: vigário paroquial nas paróquias São João Batista (Região São Bernardo – Rudge Ramos) durante o ano de 2014 e também na Paróquia Jesus de Nazaré (Região São Bernardo – Centro), no ano de 2015. Foi nomeado administrador paroquial e posteriormente pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região São Bernardo – Anchieta) e tomou posse no dia 3 de dezembro de 2015 e permanece até 6 de dezembro de 2020 (5 anos).

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: assessor diocesano da Catequese com Crianças, membro da Comissão Diocesana de Catequese; assessor da Pastoral dos Coroinhas e Cerimoniários; membro do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado e também diretor de estudos das Casas de Formação Filosófica e Teológica do Seminário Maior. No mês de setembro de 2020 foi nomeado vice-reitor do Seminário Propedêutico e no dia 11 de novembro de 2020 nomeado reitor do Seminário Propedêutico

Compartilhe:

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”