Comissão Teológica: saiba como são produzidos os materiais da Campanha da Fraternidade e da Novena de Natal

A atual Comissão Teológica dá continuidade a um trabalho realizado por outras comissões ao longo da história de nossa Diocese, que tem um percurso de reflexão e formação contínua, como verificamos nos planejamentos, planos e iniciativas pastorais diocesanas, principalmente após o Concílio Vaticano II. Assim, inserimos o trabalho da atual comissão em dar continuidade ao trabalho na recepção do Sínodo Diocesano e na colaboração para a vivência do 8º Plano de Pastoral.

Para compor o material tanto da Campanha da Fraternidade como da Novena de Natal começa por entender o tema. Para isso, há algumas reuniões (nos últimos tempos, online) ou intensa troca de mensagens entre os membros, nas quais todos podem propor os temas, e com isso, as temáticas dos encontros. Também é decidido em que formato serão feitos os encontros, dando a identidade própria a cada um dos materiais, bem como elencando as possibilidades de alcance e expansão, como a utilização das mídias sociais como forma de aprofundamento. Uma das discussões principais está em trazer os temas da Campanha da Fraternidade ou da Novena de Natal para a nossa realidade local. Depois de decidido esses detalhes, inicia-se uma segunda fase, na qual são preparados os encontros e reunidos num só material, na qual passam por uma revisão dupla, onde alguns membros revisam em prol de garantir a coesão com a proposta inicial, e a segunda revisão que é teológica, para que chegue o material mais rico possível para a Diocese.

Depois dessa revisão, o material é encaminhado para o nosso bispo Dom Pedro, que sempre acrescenta sábias palavras de forma a apresentar o trabalho enviando uma mensagem aos diocesanos e diocesanas. Com isso, o material é enviado para o Departamento de Comunicação Diocesana, onde inicia-se o processo de diagramação, dando uma identidade visual para o material escrito, formando uma primeira versão desse material, que passa nesse momento pela revisão gramatical e ortográfica.

O passo seguinte é o retorno dessa primeira versão para aprovação. Nesse ponto, o material passa novamente pela Comissão Teológica, na qual se podem pedir alterações de alguns pontos que ainda necessitem de revisão, e se não houver nada a modificar, segue-se para a impressão gráfica. Podemos pensar que a distribuição nas paróquias dos livretos encerra o processo, mas há uma pós produção, nas quais alguns membros, em concordância com o Centro de Pastoral e com a Comunicação Diocesana podem oferecer materiais complementares, como exemplo, os vídeos sobre a Campanha da Fraternidade de 2020 veiculados pelas mídias diocesanas, ou mesmo, a celebração online da Novena de Natal como ocorreu em dezembro. Para encerrar o ciclo do material, procede-se a uma avaliação quanto à recepção do material, em vista de aprimorar os próximos.

O primeiro trabalho desenvolvido por essa comissão, ainda de forma experimental, na tentativa de encontrar o formato, deu-se em volta das figuras que compõem o presépio para a Novena de Natal. No ano seguinte, 2019, foi produzido o primeiro livreto diocesano com os encontros da Campanha da Fraternidade e a Via-Sacra. Também para o final do ano, foi produzida a Novena de Natal, que tinha uma proposta temática baseada na Liturgia das Horas. Ainda no final desse ano, em 14 de dezembro, a Comissão Teológica teve seus membros nomeados por decreto do bispo diocesano Dom Pedro, visando garantir maior estabilidade para o trabalho num período de três anos. Conheça os membros da comissão: Padres Joel Nery, Dayvid da Silva, Décio Dias Mirândola, Felipe Cosme Damião Sobrinho, Guillermo Daniel Micheletti, José Pedro Teixeira de Jesus e George Fernandes Jesuraj, SVD; Diáconos Luciano José Dias e Marcelo Cavinato; Irmãs Conceição Aparecida Gonçalves, Odir Teresinha Lopes de Brito e Wilma Carvalho; leigos Glauber Machado, Jerry Adriano Villanova Chacon e a leiga Neusa Bargas Moreira.

O ano de 2020 inicia com o material preparado para a Campanha da Fraternidade, mas a pandemia veio e virou todos os planejamentos, e com isso, também se pensou em como preparar a Novena de Natal, e para quais condições, que resultou na Novena de Natal 2020, pensada no tema da família, como Igreja doméstica. Nesse meio tempo, também adentramos as mídias sociais diocesanas com as “lives” da Teologia em Reflexão, nas quais foram abordados temas relevantes da teologia para a formação de todos os diocesanos. Agora, estamos na etapa de diagramação do material para a Campanha da Fraternidade Ecumênica, e também levamos em conta as condições atuais, como o distanciamento social, e da transmissão dos encontros de forma online.

Como projetos futuros da Comissão Teológica, temos que preparar os materiais requeridos pelo Sínodo Diocesano, principalmente voltado para a visita aos doentes, aos enlutados, sofredores, bem como a realização da Semana Teológica Diocesana.

*Autoria do texto: Pe. Felipe Cosme Damião Sobrinho, Pe. Pedro Teixeira de Jesus, Glauber Machado, membro da comissão teológica