Missas em italiano e espanhol acontecem mensalmente na Diocese de Santo André

Organizadas pela Congregação dos Missionários de São Carlos (padres scalabrinianos) e pela PLASA (Pastoral dos Latino-Americanos de Santo André), as missas nos idiomas italiano e espanhol são realizadas mensalmente na Diocese de Santo André.

Na Igreja Matriz de São Bernardo – Basílica Menor Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, as celebrações em espanhol acontecem sempre no 1º domingo, e em italiano (implementada em 2006), no 3º domingo de cada mês, ambas no mesmo horário: meio-dia. Endereço: Praça da Matriz, s/n° – Centro. Informações pelo telefone: 4330-5227.

Na Igreja Matriz de Santo André, a missa rezada na língua espanhola ocorre desde 1995, sempre no 2º domingo de cada mês (exceto janeiro), também ao meio-dia. Endereço: Praça Pres. Vargas, 01 – Vila Assunção. Informações pelo telefone: 4436-4798.

Apesar de atrair tradicionalmente as colônias italianas, espanholas e latinas do Grande ABC, as missas são abertas a todos os públicos. Participe!

Sintonia com o 8º Plano de Pastoral

De acordo com o pároco da Matriz de São Bernardo, Pe. Alejandro Cifuentes Flores, o fato de poder oferecer a celebração eucarística em três línguas: português, italiano e espanhol, responde ao chamado como scalabrinianos e às constantes interpelações do atual pontífice de sermos acolhedores. “A nossa Igreja Matriz nasceu como fruto de um povo que vinha de fora; Nossa Senhora da Boa Viagem quis ficar aqui, depois de desembarcar no Porto de Santos, indo para São Paulo, deixando assim a origem linguística da nossa paróquia”, recorda.
Mais de 100 anos depois de ter nascido, a paróquia se abria para acolher os italianos, que configuraram uma comunidade com um novo rosto e um novo sotaque. “Assim, o fato de ter iniciado com as celebrações em espanhol, responde também à dinamicidade da história e ao movimento das pessoas. Nos últimos anos, já não foram mais os portugueses, nem os italianos, senão que começaram a chegar fiéis dos países limítrofes, com novas formas de manifestar a fé e com uma língua nova”, explica.

Segundo Pe. Alejandro, desta forma, a necessidade de rezar em línguas diferentes, e de acompanhar os fiéis nas suas diferentes necessidades, responde à própria vocação de Igreja, e os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com a preocupação de acolher os migrantes, protagonistas e construtores da nossa Igreja local.

A celebração eucarística com os cantos litúrgicos e a homilia na língua italiana na Matriz de São Bernardo foi instituída pelo Pe. Giuseppe Bortolato em maio de 2006. Ele foi pároco da igreja entre janeiro de 2006 e fevereiro de 2019. Mensalmente, os participantes da Santa Missa em italiano também se confraternizam no salão da igreja, durante almoço num cardápio que não pode faltar macarronada, lasanha e vinho.

Integração e manutenção da fé

Na opinião do pároco da Matriz de Santo André, Pe. Jean Dickson Saint-Claire, a oportunidade de os fiéis acompanharem a missa em espanhol representa a integração e manutenção da fé dos imigrantes católicos que, apesar de estar longe da terra natal, tem sede de Deus. “Na celebração eucarística, os migrantes sentem mais de perto a presença do Deus do amor, que caminha com eles como caminhou com a família de Nazaré durante a fuga para Egito”, reflete. Após a celebração em espanhol (instituída na época dos padres Sidnei Marcos Dornelas e Luciano Bonotto), uma tarde cultural acontece no Centro Comunitário Padre Capa (Rua: Padre Capra, 84 – Vila Assunção) com almoços típicos, músicas e danças dos países da América do Sul (Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Venezuela).
“As pessoas são muito gratas e felizes em participar da missa em espanhol, degustar pratos típicos e dançar músicas latinas”, conta Isabel Margarita Duarte Pino, da Pastoral dos Latino-Americanos.

Toda renda arrecadada com os almoços é revertida para ajuda à Pastoral dos Migrantes na Diocese de Santo André.
Na Igreja Matriz de São Caetano – Paróquia Sagrada Família, o pároco Pe. Paulo Borges manifestou a intenção de realizar uma missa mensal em espanhol. Mais informações em breve.

* Nota: a foto em destaque foi feita antes da pandemia da covid-19.