25º Dia da Vida Consagrada: Santa Missa abençoa ouvintes do Programa Verbum

Na data em que a Igreja celebra a Solenidade da Apresentação do Senhor, a  Missa em Ação de Graças pelo 25º Dia Mundial da Vida Consagrada na Diocese de Santo André acontece nesta terça-feira (02/02), às 18h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo.

A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e também reservará um momento especial com a oração pelas intenções de todos os diocesanos que recebem o Programa Verbum (reflexão diária do Evangelho) por áudio, pelo aplicativo WhatsApp, e que escutam na rádio ou assistem os vídeos nas mídias sociais, site e tv.

“Temos um número imenso de pessoas que recebem diariamente o áudio do Programa Verbum pelo WhatsApp (cerca de 2,5 mil pessoas), além da publicação no portal diocesano nas mídias sociais diocesanas, da transmissão pela TV+ (Canal 527 Claro/Net) e da veiculação nas Rádios Imaculada Conceição 1490 e Web Santíssima”, informa o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery.

Segundo Pe. Joel, que também é pároco da Catedral do Carmo, essas pessoas retribuem as mensagens do programa com pedidos de oração e agradecimentos.  “Nós teremos, então, a partir desta missa do dia 2 de fevereiro, Dom Pedro celebrando uma vez por semana, uma missa pelas intenções dos fiéis que recebem diariamente o Verbum pelo WhatsApp”, adianta. As celebrações serão informadas posteriormente pelos canais diocesanos.

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitará todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel. A missa também será transmitida pelas mídias diocesanas: (Facebook e YouTube).

Fruto do Sínodo Diocesano
Em abril deste ano, a iniciativa divulgada no formato áudio pelo WhatsApp completará dois anos. De acordo com Pe. Joel, a ação surgiu como fruto de algumas propostas debatidas durante o Sínodo Diocesano (2016-2017), de criar canais de comunicação, de evangelização e de oração em comum. “A ideia é fazer desta oração de cinco minutos, a luz do Evangelho do dia, um momento de oração em comum”, frisa Pe. Joel.
Essa iniciativa atende aos itinerários 1 e 4 do 8º Plano Diocesano de Pastoral, que tratam da convivência e oração comunitária com o objetivo de fortalecer a comunhão e o sentimento de pertença; e da comunicação e evangelização, por meio das diferentes mídias.

Para receber o Programa Verbum, basta enviar o seu número de WhatsApp para (11) 99981-1233.

Vida Consagrada
Em 2021, a Igreja no Brasil celebra o 25º Dia da Vida Consagrada a partir do tema: “Vida Consagrada no coração da Igreja: testemunhas de uma certeza” e traz como referência bíblica a passagem da segunda carta a Timóteo: “Eu sei em quem acreditei, eu sei em quem pus minha confiança!” (2 Tm 1,12).

“O grande sentido de celebrar esse dia é reunir todas as formas de vida consagrada, desde as primeiras experiências até as mais novas que temos na Igreja. Os religiosos e religiosas de ordens, congregações e institutos, com seus trabalhos específicos e seus carismas; as diferentes  formas de vida consagrada (os freis e freiras, além das chamadas virgens e viúvas consagradas), novas comunidades nascentes, bem como comunidades de leigos e leigas, que tem a sua espiritualidade própria de viver dentro da Igreja Católica no seguimento de Jesus Cristo”, ressalta Pe. Joel.

Luz que brilha na escuridão
A presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maria Inês, gravou um vídeo de estímulo à vida religiosa e consagrada. “Como Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil queremos no dia 02 de fevereiro, na 25ª jornada mundial da vida religiosa consagrada, renovar nosso empenho missionário sinodal e carismático com a ação evangelizadora do Brasil, sendo luz que brilha na escuridão”. Assista aqui.

Origem
O Dia Mundial da Vida Consagrada foi instituído por São João Paulo II, em 1997, na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, no dia 2 de fevereiro, com o objetivo de implementar um projeto de Deus para celebrar os consagrados e consagradas em todo o mundo, num dia de oração pela vocações e meditação pelas missões.

Ano Vocacional
Essa edição é especial na Diocese de Santo André, pois vigora desde o dia 1º de dezembro de 2019 o Ano Vocacional Diocesano, cujo objetivo é despertar novas vocações para a Igreja, ao promover diversas atividades como momentos de oração e espiritualidade, peregrinação dos ícones do Bom Pastor, visitas aos seminários e encontros paroquiais que contribuam no discernimento de cada pessoa.

Na Diocese
Atualmente, a Diocese de Santo André conta com 11 congregações religiosas masculinas e 20 congregações religiosas femininas, bem como ordens, institutos e demais expressões da Vida Religiosa Consagrada.