Diocese de Santo André

Padre Geraldo assume como pároco da Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir em SBC

“São Francisco de Assis dizia: “aqui ainda me sinto um forasteiro e um peregrino, mas quero ser dessa casa, quero estar com vocês!” Vou fazer o possível para amar vocês, para caminhar com vocês. Não estou aqui por obrigação, mas estou aqui por meu dever de padre, onde Deus quer que eu esteja.”

Citando a sua essência franciscana, Padre Geraldo dos Santos, 52 anos, foi acolhido pelos fiéis na noite de domingo (17/01) como  pároco da Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir (Região São Bernardo – Anchieta), no Jardim Thelma, durante a Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini. Ele sucede o Pe. Rudnei Sertório, que atuava como administrador paroquial e assumiu no último sábado (16/01) como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Região Santo André – Leste). Visivelmente emocionado, Pe. Geraldo agradeceu primeiramente a Deus pela vida e pelo chamado; a Dom Pedro e aos padres presentes pelo apoio e companheirismo; pela presença fraterna das religiosas; e principalmente pela família, representada por sua mãe (dona Clarisse), por entender e compreender a sua vocação.

O presbítero citou muitas pessoas importantes que conheceu ao longo da vida nas paróquias onde cumpriu a sua missão. “Conquistei pai, mãe, irmãos e filhos. Acredito que a última paróquia que a gente sai é a mais difícil. E para mim, foi tão difícil dizer adeus para a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Vocês sabem o quanto eu amo vocês e o quanto vão fazer falta em minha vida”, confessa. De sua entrada na Província dos Capuchinhos de São Paulo à formação como frei, Pe. Geraldo não esquece de suas raízes e faz questão de mencionar uma frase sobre São Francisco de Assis para ilustrar seu carisma franciscano na presente e futura convivência com os irmãos e irmãs da Santa Luzia, Virgem e Mártir, que completará 3 anos de caminhada como paróquia no dia 8 de julho de 2021, e suas quatro comunidades São José Operário; Nosso Senhor do Bonfim; Nossa Senhora de Fátima e Santa Rita de Cássia.

“São Francisco quando estava morrendo olhou para os irmãos e disse: “quase nada fizemos ainda, falta muita coisa para fazer”. E eu falo para vocês da Paróquia Santa Luzia Virgem e Mártir: nada fizemos, ainda temos muito a fazer. Muito obrigado (pela acolhida). Paz e bem”, conclui. O vice-prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, também prestigiou a celebração.

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

*

“Padre Geraldo é um presente de Deus para a diocese”
Em uma palavra direcionada aos fiéis presentes na Santa Missa, Dom Pedro revelou que Pe. Geraldo foi um “presente de Deus para a Diocese de Santo André”. “Era religioso de uma congregação e vestiu a camisa do clero diocesano, participando com alegria e fiquei muito admirado porque quando ele foi transferido de Mauá, onde ele é muito querido, disse para o povo que não foi o bispo que o tinha transferido, mas sim Deus”, revela.
“Isso só comprova e mostra a fé dele. Um padre de fé é uma maravilha! Vamos louvar a Deus por esse espírito de serviço, de obediência e de amor ao próximo do Pe. Geraldo, que é tudo fruto do amor a Cristo. Cristo é tudo para o padre”, atesta Dom Pedro.
*

Caminhada inspirada no Sínodo Diocesano
Sobre a primeira ação ao assumir a paróquia, Pe. Geraldo acredita que todo padre tem que dialogar e ouvir o povo quando chega em uma nova casa. “Porque eles têm uma realidade já, de algum tempo de caminhada, tanto pastoral como de igreja eclesial. Então, ouvir o que eles têm a me dizer, ajustar algumas coisas”, avalia. “Mas principalmente animá-los a continuar fazendo desta igreja local, uma igreja onde o povo seja bem recebido e bem acolhido, como é o desejo do nosso sínodo (diocesano)”, complementa.
*

Conhecer e cuidar do povo de Deus
Em relação aos desafios de ser sacerdote nesta época de pandemia, Pe. Geraldo revela algo inusitado que ocorreu durante uma reunião com o pessoal da liturgia para preparação da Santa Missa.

“Estava todo mundo de máscara, mas como estou chegando não conheço o rosto de ninguém. Então, quando um ia falar, eu dizia para não falar nada antes e abaixar a máscara para eu ver o seu rosto. Sei o nome, mas não sei quem está por trás da máscara. Então, acho que o desafio é conhecer as pessoas”, confidencia. Outro grande desafio é fazer com que as pessoas prossigam o cumprimento de todos os protocolos sanitários para evitar a proliferação do vírus, mesmo com a chegada da vacina neste ano de 2021. “O cuidado é muito importante, uma vez que o contágio pelo vírus gera muita preocupação. Então é conscientizar por meio de uma igreja com distanciamento social, uso de máscara, muito álcool em gel, e não desanimar, não se entregar. Tem que olhar para frente e caminhar!”, aponta.
*

Rito da posse

Participaram da posse do Pe. Geraldo, o Pe. Gonise Portugal da Rocha (coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta e pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na mesma região), o Frei Rafael Gomes da Silva (administrador paroquial da Paróquia São João Batista, na Região São Bernardo – Anchieta), o Pe. Eanes Roberto de Lima (pároco da Paróquia São Cristóvão, em Primavera do Leste (MT)) e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse. Após a leitura de provisão de posse realizada pelo Frei Rafael, o novo pároco realizou a profissão de fé e a Renovação das Promessas Sacerdotais diante de Dom Pedro, a fim de manifestar a disposição de cooperar com o bispo e a Diocese de Santo André, trabalhando em comunhão com todo o clero, o povo e cuidando com zelo da paróquia que está sendo entregue a ele.

Logo após, Pe. Geraldo recebeu o Livro das Sagradas Escrituras, antes da homilia de Dom Pedro, e os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Em seguida, o sacerdote fez o juramento de fidelidade. Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Geraldo como novo pároco da Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir, sendo aclamado pelos paroquianos locais que participaram da Santa Missa. O rito de posse foi finalizado com a leitura da Ata que fora assinada pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, pelo Pe. Geraldo, demais padres presentes e alguns leigos.
*

Sobre o novo pároco:

Nome completo: Pe. Geraldo dos Santos
Data de Nascimento: 26/11/1968 (52 anos)
Cidade natal: Assis (SP)
Entrada no Seminário:  5 de fevereiro de 1998 (Província dos Capuchinhos de São Paulo)
Ordenação Diaconal: 19 de dezembro de 2004
Ordenação Sacerdotal: 18 de junho de 2005
Atuação nas paróquias: atuou na Paróquia Bom Jesus do Abunã, na cidade de Plácido de Castro (AC); Paroquia Nossa Senhora das Dores, na cidade de Cândido Mota (SP); três anos como promotor vocacional da Província dos Capuchinhos, Paroquia Imaculada Conceição, na cidade de Birigui (SP); Paróquia Santo Antônio da Vila Alpina, na cidade de Santo André (SP); e nos últimos três anos esteve à frente da Paróquia Nossa senhora das Vitórias, na cidade de Mauá (SP)
Atuação em comissões e assessorias diocesanas: atua como coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade desde junho de 2018.
*

Fotos: Denivaldo Oliveira (Pascom Santa Luzia, Virgem e Mártir – São Bernardo)

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 12/03/2025

Missa de envio dos agentes do Serviço da Escuta Cristã reforça: “A escuta cristã salva vidas”

QUARESMA: ATREVESSAR O DESERTO

“Façamos este caminho juntos na esperança de uma promessa”: Dom Pedro motiva fiéis na Quarta-feira de Cinzas

nomeacoes

Nomeações e provisões – 05/03/2025

Vicariato da Caridade Social define metas para 2025 e anuncia retiro diocesano

Dom Pedro Cipollini integra grupo que elabora guia de trabalho rumo às próximas Diretrizes da Igreja

Formação nas foranias destaca cuidado com a criação para a Campanha Fraternidade

Fé e Fraternidade em Quadra: 1º Campeonato InterParoquial une a juventude da Diocese de Santo André

Fé e esperança marcam a Peregrinação dos Enfermos e Idosos na Basílica Menor