Comunicado da Comissão Bíblico Catequética

Caríssimos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas e Catequistas.

Com esperança saudamos a todos e todas. “O Senhor nos faça crescer no amor uns para os outros e para com todos” (1Ts 3.12)

A partir do contexto que a humanidade inteira vive no momento, onde sob a ameaça da pandemia do coronavírus, que tem feito tragédia de grandes proporções em várias partes do mundo e diante dos apelos da Igreja, a vivermos a vida como dom e compromisso, cuidando uns dos outros, considerando as medidas preventivas ditadas pelas autoridades de saúde a nível Municipal, Estadual, que asseguram o grave perigo de contaminação em se tratando de aglomeração de pessoas. Seguindo as normas e orientações do Bispo diocesano (Sec. 278/20) e as orientações da Comissão Episcopal para Animação Bíblico Catequética da CNBB, nós da Comissão Diocesana de Animação Bíblico Catequética e uma grande parcela dos catequistas da nossa diocese assumimos em carta enviada a todos no dia 15 de julho de 2020 a normativa número 55 que nos orientou: “as atividades de catequese e outras ações formativa continuarão a ser realizadas apenas por meios telemáticos”.

É compreensível que muitos estejam apreensivos por ainda não poderem retomar os encontros presenciais. A orientação é que ainda não marquemos a festa das inscrições para novas turmas. Esperemos o momento em que houver mais segurança para os encontros acontecerem de forma presencial. Pedimos que não se angustiem com esta situação. Os sacramentos acontecerão quando for possível e em comunhão nas regiões pastorais e diocesanas. A Primeira Comunhão Eucarística Sacramental bem como as Crismas dos que estão concluindo os itinerários de forma on-line estão sendo agendadas. Nós da comissão diocesana juntamente com todos os catequistas nos preocupamos com toda a situação e sem termos opções, nos dedicamos a Catequese na Igreja Doméstica. Acreditamos que o processo da Catequese é Permanente e não podíamos parar, era preciso manter a chama de Cristo acessa no coração dos nossos catequizandos. Foi sugerido e comunicado às famílias dos catequizandos que os encontros teriam continuidade de forma On-line, através de aplicativos via Whatsapp ou pelas plataformas, para quem tem acesso a tecnologia, todos ficaram alegres e aceitaram cientes de que o encontro on-line não substitui a catequese presencial, foi a forma que encontramos de manter a união. Hoje temos a certeza que os encontros na Igreja doméstica fortaleceu o compromisso entre os catequizandos, família e catequistas que se dedicaram acompanhando com motivação os encontros no formato on-line. A cada semana nossos catequistas com os catequizandos (crianças, adolescentes, jovens e adultos) publicavam nas redes sociais fotos, imagens, desenhos, textos e principalmente a partilha dos sentimentos vividos na reflexão da Palavra.
A tecnologia, redes sociais, plataformas digitais foram de fundamental importância para manter a unidade com nossos catequizandos e familiares, neste período de distanciamento e recolhimento social. Alguns catequistas tem nos afirmado que seus grupos de catequizandos poderiam participar dos sacramentos. Com transparência e fidelidade os catequistas afirmam que os catequizandos conseguiram percorrer um caminho bonito e consistente nos encontros no formato digital. Por isso, pedimos aos párocos e administradores paroquiais que estabeleçam um diálogo de confiança com os catequistas que tanto se esforçaram para fazer acontecer os encontros. Avaliando a possibilidade de bem celebrar os Sacramentos da Confissão e Primeira Comunhão Eucarística Sacramental, respeitando todas as orientações e normativas já oferecidas a todos nós. Pedimos que as regiões pastorais nos ajudem nesse caminho de unidade diocesana e aguardem o posicionamento da Coordenação de Pastoral bem como da Comissão Diocesana de Animação Bíblico Catequética para reiniciar os encontros presenciais. Elevemos a Deus nossas preces pela superação desta pandemia do Coronavírus.

Acesse aqui o documento na íntegra