Diocese de Santo André

Comunicado da Comissão Bíblico Catequética


Caríssimos Padres, Diáconos, Religiosos, Religiosas e Catequistas.

Com esperança saudamos a todos e todas. “O Senhor nos faça crescer no amor uns para os outros e para com todos” (1Ts 3.12)

A partir do contexto que a humanidade inteira vive no momento, onde sob a ameaça da pandemia do coronavírus, que tem feito tragédia de grandes proporções em várias partes do mundo e diante dos apelos da Igreja, a vivermos a vida como dom e compromisso, cuidando uns dos outros, considerando as medidas preventivas ditadas pelas autoridades de saúde a nível Municipal, Estadual, que asseguram o grave perigo de contaminação em se tratando de aglomeração de pessoas. Seguindo as normas e orientações do Bispo diocesano (Sec. 278/20) e as orientações da Comissão Episcopal para Animação Bíblico Catequética da CNBB, nós da Comissão Diocesana de Animação Bíblico Catequética e uma grande parcela dos catequistas da nossa diocese assumimos em carta enviada a todos no dia 15 de julho de 2020 a normativa número 55 que nos orientou: “as atividades de catequese e outras ações formativa continuarão a ser realizadas apenas por meios telemáticos”.

É compreensível que muitos estejam apreensivos por ainda não poderem retomar os encontros presenciais. A orientação é que ainda não marquemos a festa das inscrições para novas turmas. Esperemos o momento em que houver mais segurança para os encontros acontecerem de forma presencial. Pedimos que não se angustiem com esta situação. Os sacramentos acontecerão quando for possível e em comunhão nas regiões pastorais e diocesanas. A Primeira Comunhão Eucarística Sacramental bem como as Crismas dos que estão concluindo os itinerários de forma on-line estão sendo agendadas. Nós da comissão diocesana juntamente com todos os catequistas nos preocupamos com toda a situação e sem termos opções, nos dedicamos a Catequese na Igreja Doméstica. Acreditamos que o processo da Catequese é Permanente e não podíamos parar, era preciso manter a chama de Cristo acessa no coração dos nossos catequizandos. Foi sugerido e comunicado às famílias dos catequizandos que os encontros teriam continuidade de forma On-line, através de aplicativos via Whatsapp ou pelas plataformas, para quem tem acesso a tecnologia, todos ficaram alegres e aceitaram cientes de que o encontro on-line não substitui a catequese presencial, foi a forma que encontramos de manter a união. Hoje temos a certeza que os encontros na Igreja doméstica fortaleceu o compromisso entre os catequizandos, família e catequistas que se dedicaram acompanhando com motivação os encontros no formato on-line. A cada semana nossos catequistas com os catequizandos (crianças, adolescentes, jovens e adultos) publicavam nas redes sociais fotos, imagens, desenhos, textos e principalmente a partilha dos sentimentos vividos na reflexão da Palavra.
A tecnologia, redes sociais, plataformas digitais foram de fundamental importância para manter a unidade com nossos catequizandos e familiares, neste período de distanciamento e recolhimento social. Alguns catequistas tem nos afirmado que seus grupos de catequizandos poderiam participar dos sacramentos. Com transparência e fidelidade os catequistas afirmam que os catequizandos conseguiram percorrer um caminho bonito e consistente nos encontros no formato digital. Por isso, pedimos aos párocos e administradores paroquiais que estabeleçam um diálogo de confiança com os catequistas que tanto se esforçaram para fazer acontecer os encontros. Avaliando a possibilidade de bem celebrar os Sacramentos da Confissão e Primeira Comunhão Eucarística Sacramental, respeitando todas as orientações e normativas já oferecidas a todos nós. Pedimos que as regiões pastorais nos ajudem nesse caminho de unidade diocesana e aguardem o posicionamento da Coordenação de Pastoral bem como da Comissão Diocesana de Animação Bíblico Catequética para reiniciar os encontros presenciais. Elevemos a Deus nossas preces pela superação desta pandemia do Coronavírus.

Acesse aqui o documento na íntegra

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO