Diocese de Santo André

Conselho de Presbíteros: compromisso com a caridade é missão para superar a pandemia

O Conselho Diocesano de Presbíteros realizou a primeira reunião de 2021 com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, na manhã de quinta-feira (04/02), para avaliar o calendário das próximas ações neste ano e as iniciativas para superar a pandemia da Covid-19.

O encontro presencial teve duração de 4 horas e aconteceu no salão da Catedral Nossa Senhora do Carmo, respeitando a todos os protocolos de saúde com o distanciamento social entre os membros do grupo, bem como o uso de máscaras e utilização de álcool gel.

Após a oração inicial da Hora Média e a leitura da ata da reunião anterior (realizada no dia 23 de outubro de 2020), Dom Pedro dirigiu a palavra aos conselheiros, fazendo uso de um texto da Carta do Papa Francisco aos presbíteros, por ocasião dos 160 anos da morte do Cura D’Ars (São João Maria Vianney), datada de 4 de agosto de 2019 (data em que se celebra o santo e o Dia do Padre).

Neste documento, o sumo pontífice destaca quatro palavras-chave: tribulação, gratidão, coragem e louvor. Destas quatro palavras, o bispo escolheu o texto referente a gratidão. E salientou exatamente que ele, sobretudo, neste momento de pandemia e crises sanitária, política e econômica pelas quais o país está passando, juntamente com os presbíteros são chamados a não perder a memória agradecida, uma memória de gratidão, agradecida pela passagem do Senhor pela vida desses presbíteros. “Deus um dia os chamou a esta vocação, a esta missão. Então, no meio das dificuldades, os presbíteros são convidados pelo Papa Francisco a exatamente recordar-se do seu primeiro chamado. Da memória daquele olhar misericordioso que Deus teve por nós, em cada um de nós, e nos convidou e apostou em nós para que pudéssemos servir o seu povo”, reflete Dom Pedro. “Então, o bispo exortou a continuarmos perseverantes na fé, na oração, no serviço dedicado, algumas vezes sacrificante, ao povo de Deus. Ele destacou também e agradeceu muito aos padres que, além da função e do ofício nas paróquias, também desenvolvem serviços e trabalhos em pastorais a níveis regional e diocesano, bem como aqueles que prestam serviços através dos ofícios da Cúria Diocesana. Enfim, todos aqueles que de uma forma ou de outra, além do trabalho e da missão na paróquia, exercem também em favor da Igreja e do povo de Deus, outras funções em nossa diocese”, enfatiza o vigário geral e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira.

Na Diocese de Santo André, o Conselho de Presbíteros é composto pelo bispo diocesano; pelo vigário geral e moderador da Cúria; pelo vigário episcopal para a Pastoral; pelo vigário episcopal para a Caridade Social; pelo ecônomo e procurador; pelo coordenador da Pastoral Presbiteral; pelos coordenadores das dez regiões pastorais e por três sacerdotes indicados pelo bispo.

Avaliação dos trabalhos

De acordo com Pe. Ademir, as reuniões do Conselho de Presbíteros são sempre pautadas pela dinâmica de uma Igreja participativa, sinodal, de comunhão e de corresponsabilidade. “Contemplamos todas as belezas, mas também as agruras e os desafios que o tempo atual nos apresenta, seja em nível de sociedade, seja enquanto Igreja”, ressalta Pe. Ademir.

Esse ponto da reunião foi conduzido pelo coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Romeu Leite Izidório, que colocou diversos temas e assuntos relacionados à vida do presbitério. “A Igreja tem que cuidar tanto do povo de Deus, como também dos pastores, e de tudo aquilo que diz respeito à vida dos presbíteros, não só o cuidado e o zelo do bispo como pastor próprio, mas tudo que envolve essa sinodalidade”, avalia Pe. Ademir. Neste sentido, os sacerdotes devem promover a união de esforços para sanar eventuais problemas, se mantendo motivados para avançar na superação das dificuldades impostas pela pandemia. Dentre outros assuntos, Pe Romeu também comentou sobre a situação dos presbíteros na diocese, bem como a realidade do Caixa Comum dos presbíteros diocesanos.

Retiro do Clero 2021

A Pastoral Presbiteral também fez um comunicado sobre a participação de todo o presbitério diocesano no Retiro do Clero de 2021, que será realizado entre os dias 21 e 24 de setembro, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP), com a presença confirmada de Dom Pedro Brito Guimarães (arcebispo da Arquidiocese de Palmas – Tocantins).

Em relação à primeira Reunião Geral do Clero em 2021, que acontecerá no dia 25 de fevereiro, foi aprovada por unanimidade a realização do encontro presencial, num espaço grande e bem ventilado, respeitando as regras sanitárias de distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel, pois alguns temas demandam envolvimento presencial. A Formação Permanente do Clero e a Confraternização dos padres também foram temas da pauta.

Dimensão Econômica

O ecônomo e procurador diocesano, Pe. Alex Sandro Camilo, apresentou primeiramente um olhar de como está a situação administrativa e econômica nas paróquias e na Diocese de Santo André, em meio ao grande impacto causado pela pandemia e propostas para o enfrentamento dos problemas surgidos desde o ano passado.

Outro assunto abordado foi a questão da transição do sistema que gera as informações da Diocese de Santo André, seja em âmbito pastoral,  trabalhista, econômico, financeiro ou sacramental. “Estamos migrando do Sistema Padrão para o Sistema Theòs. Um sistema eclesial com os ajustes daquilo que tem sido feito, as formações que teremos com os atendentes paroquiais e com os padres que poderão participar destas formações que já estão agendadas e ocorrerão ao longo dos próximos meses”, destaca Pe. Ademir.

Dimensão Pastoral

O vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Ney, motivou os participantes da reunião a continuaram as atividades em suas regiões, com todos os cuidados necessários neste tempo de pandemia, seja online ou presencial, a fim de dar continuidade a vida pastoral. O pároco da Catedral Nossa Senhora do Carmo também deu um parecer sobre o Diretório dos Sacramentos, que está entrando na sua fase final e logo mais será publicado.

Conferimento de ministérios

Na última parte da reunião, Dom Pedro tratou de diversos assuntos, entre eles, o estágio pastoral dos seminaristas em 2021, as posses dos novos reitores das casas de Teologia e do Propedêutico.

“Uma nova perspectiva de aprofundar aquilo que já foi feito e melhorar cada vez mais a formação dos nossos futuros presbíteros”, revela Pe. Ademir. Logo em seguida, o bispo consultou os presbíteros em relação ao conferimento dos ministérios de leitor e acólito aos candidatos ao diaconato permanente, que acontecerá no Domingo de Páscoa (04/04), provavelmente na Basílica Menor – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, por volta das 15h.

Benção final

Encerrando a reunião, Dom Pedro incentivou os sacerdotes para que continuem firmes neste trabalho de evangelização e caridade junto ao povo de Deus, que se encontra fragilizado diante da pandemia.

“Aquele olhar que Dom Pedro sempre tem e nos motiva a ter como Igreja: um olhar pelos pobres, pela situação que se agrava para todos, mas que sempre se agrava imediatamente naqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social”, conclui Pe. Ademir.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO