Paróquia São Bento comemora 55 anos de história em São Caetano

A Paróquia São Bento celebra 55 anos de fundação nesta segunda-feira (15/02). A igreja fica localizada na Rua Bom Pastor, 1248 – Bairro Olímpico, em São Caetano do Sul. Aos finais de semana, as missas são celebradas aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 7h30, 10h e 19h. Mais informações pelo telefone: 4238-6194.

História da Paróquia

A história da paróquia São Bento está diretamente relacionada com as histórias das famílias da região, atualmente conhecida como o Bairro Olímpico, pois formaram uma comunidade, antes mesmo de existir uma paróquia, e esta representa uma vitória para todos. No ano de 1960, quarenta e duas famílias se reúnem em prol da construção da Associação Assistencial Católica São Bento, que assistiria principalmente jovens e crianças, e isto é concretizado no dia 08 de dezembro de 1963.

Em 1962, a primeira missa campal é celebrada pelo Pe. Lúcio G. Lopes, que inspira ainda mais os fiéis a construírem uma paróquia. Estas famílias se propuseram a contribuir financeiramente, algumas chegaram a empenhar suas casas para ver este projeto a ser realizado.

Dom Jorge Marcos de Oliveira
E no dia 15 de fevereiro de 1966, o sonho começa a se tornar realidade, pois é criada a Paróquia São Bento pelo primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira. A escolha do padroeiro São Bento foi fruto da história da própria cidade, São Caetano do Sul, que teve a presença dos monges beneditinos na sua constituição, pois era uma fazenda, nomeada Santo Antonio di Thiene, de grande importância financeira e estratégica nas relações comerciais da colônia portuguesa.

Ressaltando que São Caetano do Sul, na data de 1960, a cidade comemorava o 12º aniversário de sua emancipação. O espírito de liberdade embargava a população, que iniciava uma história de construção e progresso.  Em setembro de 1972, 708 famílias participaram do 1º Censo Paroquial, que se prontificaram a ajudar no plano de construção, o que de fato aconteceu, em 1977. Inúmeros padres e vigários lutaram com as famílias para a construção da paróquia, não caberia apenas citá-los e por isso, é necessária uma pesquisa a contento. Na época sacerdote na Diocese de Santo André, o atual bispo da Diocese de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral, foi o primeiro pároco da Paróquia São Bento, onde permaneceu durante dez anos (1989-1998) e era conhecido como Pe. Manolo.

Construção do Campanário, com mais de 17 metros de altura
No dia 5 de maio de 2005 é inaugurada a praça Dom Jorge Marcos de Oliveira e o Campanário de São Bento – que foram outras conquistas da comunidade – durante a celebração presidida pelo Pe. Roberto Alves Marangon (que atuou como pároco da São Bento entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2011). E visando sempre a melhoria da paróquia, uma nova secretaria paroquial é construída e inaugurada no dia 13 de maio de 2007.

E no final de 2012, Padre Claudio Tafarelo inicia um novo projeto de memória e história da paróquia São Bento, que tem como objetivo a preservação desta história tão peculiar quanto vitoriosa. O pároco permaneceu à frente da igreja entre fevereiro de 2011 e dezembro de 2015, quando foi nomeado o Pe. Alexandre Costa Santos, onde atuou praticamente durante três anos (dezembro de 2015 e janeiro de 2019).

Em fevereiro de 2019, o atual pároco, Pe. José Pedro Teixeira de Jesus, assume a Paróquia São Bento, onde completa dois anos de pastoreio em 2021.

*Com informações do site da Paróquia São Bento