Diocese participa da XIII Romaria do Terço dos Homens realizada de forma virtual

Em razão da pandemia da Covid-19, a XIII edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens foi realizada no formato virtual entre os dias 19 e 21 de fevereiro, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Representantes da Diocese de Santo André marcaram presença como convidados para se unir a todos integrantes do movimento mariano numa única voz para louvar, agradecer e pedir graças à Padroeira do Brasil, por meio das redes sociais e das transmissões pela TV e Rádio Aparecida.

Para não provocar aglomerações, já que este evento costuma reunir milhares de peregrinos de todos os estados brasileiros, os grupos foram motivados a acompanharem a programação de suas casas.

Integrantes do Terço dos Homens da Diocese de Santo André foram agraciados com a participação nas primeiras atividades da abertura da romaria virtual: na missa, a leitura foi feita pelo Flávio Mariano do Santuário de Aparecida, no Bairro Paulicéia, (Região São Bernardo – Rudge Ramos) e as preces pelo articulador diocesano  Péricles Diragitch de Sá, no Santo Terço, o terceiro mistério foi rezado  pelo coordenador diocesano Francisco Mamede.

Programação

Na sexta (19), a celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens, Dom Gil Antonio Moreira, que convidou os homens do terço de todo o Brasil a homenagearem o Papa Francisco com suas orações, por ele ter estabelecido neste ano, o Ano de São José, e destacou três pontos presentes na reflexão da temática da Romaria do Terço dos Homens neste ano: a Palavra de Deus, a presença de São José e a expressão cuidar da vida.

Logo após teve início o Terço de Aparecida (rezado na Capela dos Apóstolos Santuário Nacional) com o Padre Antonio Maria e mais cinco representantes do Terço dos Homens de Guaratinguetá (SP). Na manhã de sábado (20) aconteceu a Missa Solene (Santuário Nacional), presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e no período da tarde, o Terço Solene e Consagração a Nossa Senhora (no altar do Santuário Nacional) com o Reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo. E na parte da noite, o Terço de Aparecida (rezado na Capela dos Apóstolos Santuário Nacional), com Padre Antonio Maria e cinco representantes do Terço dos Homens de Aparecida (SP). E no domingo (21), Dom Orlando Brandes presidiu a Missa de Encerramento da Romaria do Terço dos Homens.

Sobre o Terço dos Homens

Na Diocese de Santo André, o Terço dos Homens está presente em cerca de 90% das 106 paróquias das dez regiões pastorais. O movimento mariano estima 1,5 milhão de participantes em todo o Brasil.

Em razão da pandemia da Covid-19, a terceira edição do Encontro Diocesano do Terço dos Homens, que aconteceria em setembro de 2020, foi adiada para  uma data a ser divulgada em breve.

Mais informações sobre como participar ou montar um grupo de Terço dos Homens em sua paróquia pelo telefone: 99386-3318 (falar com Francisco Mamede).