Missa de Cinzas abre Quaresma e Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 na quarta (17)

A Missa da Quarta-Feira de Cinzas, início da quaresma, será celebrada por Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, momento que marca a abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 na Diocese de Santo André.

Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, o rito de imposição das cinzas sofreu modificações divulgadas por meio de nota da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Saiba mais nesta matéria com o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery: clique aqui

A celebração presencial seguirá as normas sanitárias e o decreto diocesano de 31 de maio de 2020, que prevê regras de distanciamento social mínimo de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara, álcool em gel e espaços bem ventilados com portas e janelas abertas durante as celebrações.

Para contemplar a todos e todas que não puderem presenciar esse momento nas paróquias, a transmissão da Missa de Quarta-feira de Cinzas ocorrerá pelas mídias diocesanas: (Facebook: https://bit.ly/35YfmwA e YouTube: https://bit.ly/2zHgOqU).

Conheça a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021:

Um convite à conversão para a cultura do amor e da paz

A Campanha da Fraternidade tradicionalmente começa na Quarta-feira de Cinzas, simultaneamente ao início do tempo litúrgico da quaresma.

“A Quaresma é um tempo muito importante para todos nós católicos, pois é um tempo de introspecção e de um encontro com a Palavra de Deus. Tempo de mudança e de conversão! Por isso, a CF é um tempo forte de reflexão sobre assuntos pertinentes ao momento em que vivemos”, explica o assessor diocesano da Campanha da Fraternidade, Pe. Geraldo dos Santos.

Durante a pandemia da Covid-19, o sacerdote reitera também a importância da Coleta da Solidariedade, que ocorrerá no Domingo de Ramos (28 de março).

“Alguns perderam seu emprego e o sustento da sua família. Então, essa ação nos propõe um olhar misericordioso para com aqueles que passam por necessidades”, salienta.

Fortalecer a convivência ecumênica

Em 2021, a Campanha da Fraternidade Ecumênica apresenta o tema: “Fraternidade e Diálogo: Compromisso de Amor”, que convida os cristãos, de modo ecumênico, a atuarem nas denúncias das violências, encorajar a justiça para restauração da dignidade das pessoas, promover a conversão para a cultura do amor e paz e, por meio do diálogo, fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa. (Texto Base da CF/2021).

“É um tempo que exige esforço para rezar e dedicar mais tempo à Palavra de Deus, despertando o compromisso com a caridade, estando assim de acordo com Jesus Cristo”, afirma Lúcia Adriana, que é membro da Comissão Diocesana da CF e participa da Pastoral de Rua da Paróquia Jesus Bom Pastor (Mauá).

Buscar a unidade e superar os conflitos

Do lema da CFE 2021: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14) é possível destacar algumas palavras-chave: comunhão, dons, carismas, diálogo, pontes e muros. A unidade é o Senhor e Deus para a Humanidade, por isso Seu Filho, Jesus de Nazaré, passou pelo mundo ensinando e vivendo práticas de “Fraternidade e Diálogo” como expressões do compromisso de amor de Deus pela Humanidade.

“Jesus é a comunhão que gera a paz, mas para isso o lema da CFE nos convida em comunhão a respeitar e dialogar mediante as diversidades de dons e carismas que servem à edificação do Reino de Deus. Esse exercício de fraternidade e de buscar unir o que estava dividido demanda a coragem de dialogar por meio da construção de pontes e assim superar os diversos muros que nos dividem”, elucida o professor Jerry Adriano, que também é membro da CF e da Comissão Teológica Diocesana.

O lema da CFE, então nos lança a aprender a lidar com tempos de conflitos, violências, racismos, xenofobias e outras práticas de ódio no sentido de buscar anunciar Jesus Cristo, o príncipe da Paz. Cabe lembrar que esse caminho é circular e deve acolher a todas e a todos na superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual.