Diocese de Santo André

Padre Fernando Valladares é o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima em SBC

“A missa de hoje também representa a amizade, o carinho, pois aqui nós vemos muitos rostos e Deus nos seus mistérios faz com que a gente se encontre, se reencontre. Como aquilo que Dom Pedro dizia na pregação, para poder nos lembrar o quanto que Ele nos ama, e que nos coloca ali traduzido em amigos e pessoas que conhecem a nossa história, pessoas que fazem parte da nossa vida.” Valorizando a amizade e a arte do reencontro como uma graça de Deus, Pe. Fernando Valladares da Silva, 50 anos, foi recebido com carinho pelos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Região São Bernardo – Centro), no Bairro Ferrazópolis, ao assumir como o novo pároco na noite de quinta-feira (18/02), durante a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

Antes do final da celebração, o sacerdote acolheu representantes das quatro comunidades (Santa Teresinha do Menino Jesus, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São José), que entregaram imagens dos respectivos padroeiros de cada capela.

A defesa da vida em primeiro lugar

Motivado pelo desafio de pastorear os cristãos nestes tempos de pandemia em sua nova casa, Pe. Fernando agradeceu a confiança de Dom Pedro, o companheirismo dos padres e  espera ser um sinal, a partir do seu ministério sacerdotal, da presença de Deus no meio dos fiéis, trazendo luz e esperança, a fim de superar as dificuldades apresentadas neste período de distanciamento social. “Como sempre digo: é fazer com que a gente sobreviva a tudo isso e celebrar sempre a vida. Proteger a sua vida e as vidas dos irmãos. Aprender com essa fase de turbulência e viver a graça de Deus”, frisa.

De acordo com Pe. Fernando, as pessoas precisam se conscientizar da importância de seguir todas as medidas sanitárias recomendadas e logicamente aceitar as vacinas para que a pandemia seja solucionada o mais breve possível. “Deus nos deu a ciência. E a vacina começou a ser distribuída no dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição. Então é sempre Deus dando sinais do seu amor e do seu carinho por nós. Temos que fazer a nossa parte e se cuidar. Não tentar a Deus e depois celebrar a vida com todos e todas”, argumenta.

*

Um sinal da presença de Deus na comunidade

O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini meditou durante a homilia do Evangelho (Lc 9, 22-25) sobre abraçar a cruz no seguimento a Jesus Cristo, e o  dom do amor, que deve ser gratuito e sem esperar contrapartida. “São poucos os que seguem Jesus com um coração aberto, por amor, que não espera nada. Porque o amor não é uma troca. Não é toma lá dá cá. Ele é gratuito, ele é gratidão. Porque senão não é mais amor”, avisa.

“E o Pe. Fernando justamente vem aqui para guiar a comunidade neste caminho do seguimento de Jesus. O padre é aquele dom que Deus dá para a comunidade. Ele vai estar presente em nome de Jesus para sinalizar essa presença amorosa de Cristo, que dá a vida, mas que também através de sua palavra nos chama a conversão”, salienta Dom Pedro, ao elogiar a prontidão do sacerdote em se colocar sempre a serviço da Igreja.

Participaram da posse do Pe. Fernando Valladares, o Pe. Alexandre Mosquelli de Almeida (coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Centro e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro), o Pe. Aparecido Góis (vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Região São Bernardo – Anchieta), o Pe. José Carlos da Silva, o Pe. Zeca (administrador paroquial da Paróquia São Pedro e São Paulo Apóstolos, na Região São Bernardo – Centro); o Pe. José Aparecido de Sousa (pároco da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida, na Região São Bernardo – Centro), o Pe. Flávio Gomes de Alcântara (pároco da Paróquia São Camilo de Léllis, na Região Santo André – Utinga), e o Pe. Camilo Gonçalves Lima (secretário episcopal), que cerimoniou durante o rito de posse. Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

Rito da posse

A leitura da provisão de posse do Pe. Fernando foi realizada pelo Pe. Alexandre Mosquelli de Almeida. Em seguida, o novo pároco fez a profissão de fé e recebeu o Livro das Sagradas Escrituras, antes da homilia de Dom Pedro. Logo após ocorreu à Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Em seguida, o sacerdote fez o juramento de fidelidade. Neste momento, o bispo declara oficialmente Pe. Fernando como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, sendo aclamado pelos paroquianos locais que participaram da Santa Missa. Ao final da Santa Missa, Pe. Fernando assinou a ata, que também fora assinada por Dom Pedro, padres presentes e alguns leigos.

Sobre o novo pároco

Nome completo: Pe. Fernando Valladares da Silva
Data de Nascimento: 13/03/1970 (50 anos)
Cidade natal: Diadema (SP)
Ordenação Diaconal: 2005
Ordenação Sacerdotal: 19/11/2005

Atuação nas paróquias: Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Mauá; um ano como vigário paroquial na Paróquia Maria Mãe dos Pobres em Diadema; atuou durante nove anos na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em São Caetano; e cerca de cinco anos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Alves Dias, em São Bernardo.

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: assessor diocesano da Pastoral Universitária; atualmente é diretor espiritual da Cultura do Movimento da Divina Misericórdia; assessor do movimento da Virgens e Viúvas Consagradas; e assessor diocesano da Renovação Carismática Católica.

Fotos: Danilo (Pascom – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima)

Compartilhe:

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus

Aparecida Severo, leiga consagrada da diocese, está em missão em Tefé: “Dar da minha pobreza sem limites de espaço e de tempo”

Caminhando na Pequena Via: Vigília da Juventude inspira esperança

Em coletiva do Sínodo, Dom Pedro Cipollini fala da necessidade de três conversões: espiritual, pastoral e de estruturas

Mundo visto daqui