Diocese de Santo André

Paróquia São Bento comemora 55 anos de história em São Caetano

A Paróquia São Bento celebra 55 anos de fundação nesta segunda-feira (15/02). A igreja fica localizada na Rua Bom Pastor, 1248 – Bairro Olímpico, em São Caetano do Sul. Aos finais de semana, as missas são celebradas aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 7h30, 10h e 19h. Mais informações pelo telefone: 4238-6194.

História da Paróquia

A história da paróquia São Bento está diretamente relacionada com as histórias das famílias da região, atualmente conhecida como o Bairro Olímpico, pois formaram uma comunidade, antes mesmo de existir uma paróquia, e esta representa uma vitória para todos. No ano de 1960, quarenta e duas famílias se reúnem em prol da construção da Associação Assistencial Católica São Bento, que assistiria principalmente jovens e crianças, e isto é concretizado no dia 08 de dezembro de 1963.

Em 1962, a primeira missa campal é celebrada pelo Pe. Lúcio G. Lopes, que inspira ainda mais os fiéis a construírem uma paróquia. Estas famílias se propuseram a contribuir financeiramente, algumas chegaram a empenhar suas casas para ver este projeto a ser realizado.

Dom Jorge Marcos de Oliveira
E no dia 15 de fevereiro de 1966, o sonho começa a se tornar realidade, pois é criada a Paróquia São Bento pelo primeiro bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira. A escolha do padroeiro São Bento foi fruto da história da própria cidade, São Caetano do Sul, que teve a presença dos monges beneditinos na sua constituição, pois era uma fazenda, nomeada Santo Antonio di Thiene, de grande importância financeira e estratégica nas relações comerciais da colônia portuguesa.

Ressaltando que São Caetano do Sul, na data de 1960, a cidade comemorava o 12º aniversário de sua emancipação. O espírito de liberdade embargava a população, que iniciava uma história de construção e progresso.  Em setembro de 1972, 708 famílias participaram do 1º Censo Paroquial, que se prontificaram a ajudar no plano de construção, o que de fato aconteceu, em 1977. Inúmeros padres e vigários lutaram com as famílias para a construção da paróquia, não caberia apenas citá-los e por isso, é necessária uma pesquisa a contento. Na época sacerdote na Diocese de Santo André, o atual bispo da Diocese de São Miguel Paulista, Dom Manuel Parrado Carral, foi o primeiro pároco da Paróquia São Bento, onde permaneceu durante dez anos (1989-1998) e era conhecido como Pe. Manolo.

Construção do Campanário, com mais de 17 metros de altura
No dia 5 de maio de 2005 é inaugurada a praça Dom Jorge Marcos de Oliveira e o Campanário de São Bento – que foram outras conquistas da comunidade – durante a celebração presidida pelo Pe. Roberto Alves Marangon (que atuou como pároco da São Bento entre fevereiro de 1999 e fevereiro de 2011). E visando sempre a melhoria da paróquia, uma nova secretaria paroquial é construída e inaugurada no dia 13 de maio de 2007.

E no final de 2012, Padre Claudio Tafarelo inicia um novo projeto de memória e história da paróquia São Bento, que tem como objetivo a preservação desta história tão peculiar quanto vitoriosa. O pároco permaneceu à frente da igreja entre fevereiro de 2011 e dezembro de 2015, quando foi nomeado o Pe. Alexandre Costa Santos, onde atuou praticamente durante três anos (dezembro de 2015 e janeiro de 2019).

Em fevereiro de 2019, o atual pároco, Pe. José Pedro Teixeira de Jesus, assume a Paróquia São Bento, onde completa dois anos de pastoreio em 2021.

*Com informações do site da Paróquia São Bento

Compartilhe:

AO IDOSO: “EU NUNCA TE ESQUECEREI!”

nomeacoes

Decretos e nomeações – 24/06/2026

Encontro diocesano conduz casais de namorados e noivos a refletirem sobre fé, amor e compromisso

Externato Santo Antônio celebra 95 anos com Missa presidida por Dom Pedro

Clero diocesano vive manhã de oração no dia do Sagrado Coração de Jesus

VIOLÊNCIA TEM CURA?

Forania Mauá reúne mais de 5 mil fiéis na Solenidade de Corpus Christi

Crianças e adolescentes da IAM vivem Jornada Nacional em São Bernardo

Pastoral Familiar participa do 16º Simpósio Nacional das Famílias em Aparecida

Semana Diocesana de Comunicação reflete sobre presença humana, tecnologia e missão pastoral