Diocese de Santo André

Comissão para a Comunicação realiza reunião virtual com dirigentes de emissoras e Signis Brasil

Nesta terça-feira, 9 de março, a Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunida virtualmente com representantes da Signis Brasil e dirigentes das emissoras de televisão de inspiração católica. Na pauta estiveram assuntos ligados ao planejamento e a parceria realizada entre a CNBB e os canais católicos.

Programa Igreja em Saída

Na ocasião, os dirigentes puderam fazer uma avaliação do programa “Igreja em Saída – Igreja no Brasil”, que atualmente está sendo exibido nas TVs Aparecida, Pai Eterno, Horizonte e Canção Nova. O programa é exibido de segunda a sexta-feira, de 11h35 às 11h45, com apresentação do jornalista Zé Eymard. A proposta do programa é mostrar aos telespectadores o trabalho realizado pela CNBB, seus regionais e o de leigos em diversas pastorais da Igreja no Brasil e movimentos.

Na reunião, Geizom Sokacheski, da Signis Brasil, disse que o programa é “um referencial e a fala da Igreja Católica”. Ele reiterou que sua transmissão e adesão de todas as emissoras é o que “designa que somos todos irmãos e que estamos em comunhão com a Igreja no Brasil”.

Irmão Diego Joaquim, da TV Pai Eterno, reafirmou o compromisso semanal que a Pai Eterno tem de colaboração com o conteúdo do programa e reiterou a importância de as outras emissoras se atentarem a isso também. O Zé Eymard, apresentador do programa, também participou da reunião virtual e falou sobre a importância do conteúdo do programa e aspectos técnicos. “Em nossa programação mostramos o trabalho das emissoras e ofereceremos conteúdos regionais. O grande objetivo é o de ser uma unidade das emissoras e mostrar conteúdos que revelam a Igreja no Brasil”.

Com relação à transmissão em rede, as demais emissoras demonstraram interesse em transmitir o programa em suas grades em outros horários.

58ª Assembleia Geral da CNBB

Também na ocasião, a assessora de comunicação da CNBB, Manuela Castro, falou aos participantes sobre a 58ª AGCNBB. Informou sobre a abertura do credenciamento para veículos e jornalistas que desejam cobrir a reunião do episcopado e disse que os interessados já poderiam realizar suas inscrições até o dia 9 de abril por meio de formulário online, no site da CNBB.

Neste ano de 2021, a Assembleia Geral da CNBB ocorrerá de forma virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus, e também será mais breve. Os bispos estarão reunidos de 12 a 16 de abril com atividades em dois períodos: manhã e tarde.

O tema central diz respeito ao Pilar da Palavra proposto pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023). Mesmo sem a possibilidade de votação de um documento, será debatido o tema “Casas da Palavra – Animação bíblica da vida e da pastoral nas comunidades eclesiais missionárias” e também diversos outros assuntos relacionados à atuação da Igreja Católica no Brasil.

Saiba mais (aqui).

Semana de Comunicação

O padre Tiago Sibula, assessor da Comissão para a Comunicação, anunciou a Semana de Comunicação que acontecerá nos dias 10 a 16 de maio, Solenidade da Ascensão do Senhor, com o tema “Vinde e Vede” (Jo 1, 46) e o lema “Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são”.

“Este evento é mais uma forma de estreitamento de laços entre a Pascom Brasil, a Assessoria de Comunicação da CNBB e a Signis Brasil, juntamente com as Pastorais de Comunicação Regionais”. Na ocasião, ele pediu o apoio das TV’s para a exibição das lives e missas constantes na programação do evento.

Confira a programação:

  • 10/05: VINDE VER – Leitura Orante da Palavra de Deus, a partir de João 1, 39-46 (20h)

  • 12/05: GASTAR AS SOLAS DOS SAPATOS  –  Live com os membros do GRECOM para aprofundamento da mensagem do Papa Francisco para o 55º DMCS (20h)

  • 14/05: A CORAGEM DOS JORNALISTAS – Noite de testemunhos de jornalistas e comunicadores (20h)

  • 16/05: Missa pelos Comunicadores – Transmitida pelas redes sociais, rádios e TVs católicas (8h)

  • 16/05: Missa pelos Comunicadores – Transmitida pelas redes sociais, rádios e TVs católicas (15h)

Prêmios de Comunicação

Ainda na reunião, dom Edilson Nobre, membro da Comissão para a Comunicação da CNBB, falou sobre a realização dos Prêmios de Comunicação da CNBB. Reforçou que as inscrições estão abertas entre os dias 22 de fevereiro e 23 de maio de 2021 para trabalhos realizados entre 1 de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2020.

O bispo também relembrou que o edital foi lançado em novembro pela Conferência em conjunto com a Comissão para a Comunicação e que a cerimônia de entrega está prevista para acontecer em outubro de 2021, na sede da CNBB, em Brasília (DF).

Na ocasião, dom Edilson pediu a colaboração das emissoras e reiterou que para ele a reunião foi gratificante, pois demonstrava um momento de escuta das redes católicas “mostrando que é possível trabalhar nesse caminho de unidade”.

Já Rafael Alberto Alves dos Santos, coordenador dos Prêmios, pediu aos diretores que motivem os repórteres das TV’s a se inscreverem nos prêmios e informou que, em breve, haverá retificações no edital que serão publicadas posteriormente.

Em carta, a CNBB já afirmou que, por meio dos prêmios, reconhece trabalhos que promovem os valores cristãos em diferentes áreas da comunicação no país.

Saiba mais em: https://premios.cnbb.org.br/

Mutirão de Comunicação

Por último, Geizom pediu o apoio das TV’s na  transmissão das palestras e a missa de encerramento do Muticom, evento que será realizado no formato 100% online e gratuito, no dias 23 e 24 de julho. Ele também relembrou que as inscrições para o novo formato já estão abertas.

A programação terá início na sexta-feira, dia 23 de julho, às 16h45, com previsão de encerramento às 21h. No sábado, dia 24, o Mutirão se estende de 8h30 às 18h. Além das palestras, estão previstos momentos de espiritualidade, lançamentos de livros, tecnologias de comunicação e apresentações culturais. Durante todo o evento haverá interação com os participantes.

Saiba mais em: https://muticom.com.br/

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO