Diocese de Santo André

Peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas paróquias entra na reta final

Uma das grandes ações marcantes do Ano Vocacional Diocesano  é a peregrinação do ícone do Bom Pastor, que foi apresentado na Santa Missa de abertura da iniciativa inédita na Diocese de Santo André, em dezembro de 2019, e que teve de ser interrompida em março de 2020, em razão da OMS (Organização Mundial da Saúde) decretar a pandemia global da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

Com a prorrogação do Ano Vocacional até abril de 2021, diversas paróquias estão no roteiro para receber a visita desse símbolo para motivar as vocações e aumentar a fé dos cristãos. A peregrinação ocorrerá até o dia 28 de março (Domingo de Ramos).

Entre a segunda quinzena de fevereiro e a primeira semana de março, o ícone foi acolhido pelas paróquias da Região São Bernardo – Centro (São Pedro e São Paulo Apóstolos, São José, Imaculada Conceição Aparecida), da Região São Bernardo – Rudge Ramos (Santuário Nossa Senhora Aparecida), da Região Santo André – Centro (Igreja Matriz de Santo André e Nossa Senhora do Paraíso) e da Região Santo André – Utinga (Santa Gemma Galgani).

Nas próximas duas semanas, a representação do Bom Pastor está prevista para peregrinar pela Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André; pelas paróquias Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio, em São Bernardo; Maria Mãe dos Pobres e Santa Rita de Cássia, em Diadema; São Vicente e Nossa Senhora de Lourdes, em Mauá;

Acompanhe o nosso site para ficar por dentro das próximas visitas.

Prorrogação do Ano Vocacional

Em razão da pandemia da Covid-19, o Ano Vocacional Diocesano foi prorrogado e o encerramento, que aconteceria no dia 22 de novembro deste ano, será celebrado no dia 1º de abril, na quinta-feira da Semana Santa de 2021, durante a Missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, com transmissão pelas mídias diocesanas.

“A principal motivação (da prorrogação do encerramento do Ano Vocacional) é em virtude da pandemia e das dificuldades que tivemos em não conseguir desenvolver algumas atividades principais (programadas para serem realizadas presencialmente)”, esclarece o assessor diocesano da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), Pe. Everton Gonçalves Costa.

O sacerdote justifica a escolha do novo dia para a finalização dos trabalhos da iniciativa pioneira na Diocese de Santo André.

“Então, escolhemos uma data significativa, que tenha um teor mais vocacional. É o dia 1º de abril do ano que vem, a Quinta-Feira Santa, que é o dia da instituição da eucaristia, da instituição do sacerdócio. Uma data bem vocacional, onde o Bom Pastor vai convocando também pessoas para o trabalho e para a animação vocacional”, revela.

Entre as atividades que continuam neste primeiro trimestre de 2021: a peregrinação do ícone do Bom Pastor pelas 106 paróquias das dez regiões pastorais; o Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional Paroquial; a Hora Santa Vocacional Regional e Missas com intenções pelas vocações.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO