Em São Caetano, Paróquia Santo Antônio acolhe padre Flávio Gomes

“Quando um padre diz ‘sim’ a uma nova missão, a gente vai aprendendo, conhecendo, caminhando e recebendo as pessoas envolvidas neste ‘sim’. Na Paróquia São Camilo vocês receberam a boa notícia do padre Marcos Vinícius, que assumiu como pároco no dia 13 de março que disse “sim” para que continuem crescendo e se fortalecendo na construção do Reino de Deus. E aqui, na Paróquia Santo Antônio, o meu “sim” a vocês para juntos evangelizarmos e levarmos Jesus ao coração de cada pessoa.”

Ressaltando a vocação de um sacerdote como um missionário a serviço do povo de Deus, Pe. Flávio Gomes de Alcântara, 48 anos, agradeceu a convivência pastoral de cinco anos na Paróquia São Camilo de Léllis (Região Santo André  – Utinga) e o acolhimento em sua  “nova casa” na manhã de domingo (14/03), ao assumir como pároco da Paróquia Santo Antônio,  Região São Caetano, durante a Santa Missa presidida pelo coordenador da Região Pastoral São Caetano do Sul, Pe. Luís Carlos Francisco. Se dirigindo aos fiéis presentes, Pe. Flávio disse que às vésperas de tomar posse à frente desta comunidade, recordou a raiz vocacional que o fez se tornar presbítero, ainda na infância, quando começava a entender a importância de toda paróquia ter um padre. “Em Diadema, eu fazia primeira comunhão numa igreja que não tinha padre. E isso que me fez querer ser padre. A gente ia na celebração da palavra, rezávamos, mas não podíamos receber Jesus. Aquilo me doía. Isso me motivou apenas que a eucaristia é um direito de cada fiel, porque não há nada mais importante do que ter Deus, que desce do céu,  para entrar em nossas vidas como alimento”, recorda.

Aprendizado e crescimento enquanto Igreja

De acordo com o sacerdote, a realidade atual que impõe medidas de distanciamento e higiene para evitar aglomerações e ainda mais o avanço do vírus exige conscientização do povo e adaptações em boa parte da rotina diária.

“A primeira ação na Paróquia Santo Antônio será unir a comunidade para juntos prepararmos, rezarmos e vivenciar a Semana Santa. Teremos que pensar e preparar tudo levando em conta a situação da pandemia”, aponta. Na avaliação do Pe. Flávio, “a pandemia nos tirou do eixo, fato que nos obriga a pensar na vida presente e em como será nossa vida no futuro”, reflete.
“As pessoas podem olhar o momento histórico de maneira negativa (como ausência da graça de Deus, resultado dos nossos pecados) ou de forma positiva (momento de reflexão, aprendizado e crescimento). O segundo passo é ajudar o povo de Deus a aproveitar este novo momento como aprendizado e crescimento enquanto Igreja”, sintetiza.

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento de 2 metros entre as pessoas, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

O padre é uma graça de Deus para a comunidade
Pe. Luís também agradeceu o período em que esteve colaborando com os trabalhos na paróquia nos dois primeiros meses do ano. “Estou vigário regional a exercer as atividades, com grande alegria se colocando a serviço da igreja, a serviço da nossa região pastoral para abençoar os padres dessa região, a fim de que possamos anunciar o evangelho e o Reino de Deus”, afirma. E aproveitou para dizer que a chegada do Pe. Flávio é um motivo de felicidade para os paroquianos. “Essa comunidade paroquial esteve em constante oração pedindo o discernimento e ação do Espírito Santo para que tivessem um padre. Compreendemos a graça de Deus que traz o pastor para conduzir esta parcela do rebanho de Deus, pregando o evangelho e testemunhando as obras de Jesus”, destaca.
Também participou da posse do Pe. Flávio, o amigo padre Fabiano Felicio da Silva (Catedral Nossa Senhora do Líbano – Igreja Maronita – São Paulo).

Rito da posse
Após a leitura da provisão de posse, Pe. Flávio Gomes realizou a profissão de fé. Em seguida, o sacerdote fez a Renovação das Promessas Sacerdotais e recebeu os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Logo depois, o presbítero realizou o juramento de fidelidade. Após a leitura da ata de nomeação, Pe. Flávio assinou o documento, bem como os demais padres presentes e alguns leigos.

Sobre o novo pároco
Nome completo: Pe. Flávio Gomes de Alcântara
Data de Nascimento: 20/02/1973 (48 anos)
Cidade natal: Diadema (SP)
Data de entrada no seminário: 1992
Ordenação Diaconal: 2001
Ordenação Sacerdotal: 02/12/2001

Atuação nas paróquias: Paróquia São Geraldo Magella (Região São Bernardo – Centro); Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Região São Bernardo – Anchieta); Quase Paróquia Santa Luzia /Paróquia Santa Luzia (Região São Bernardo – Anchieta); Catedral Nossa Senhora do Carmo; Paróquia São João Batista (São Caetano); Paróquia San Giovanne Vangelista (Itália) e Paróquia San Giacomo Maggiori (Itália), na Diocese de Ímola; Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto (Região Santo André – Utinga); em janeiro de 2013 assume como pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Região Santo André – Centro); desde dezembro de 2015 atuava como pároco da Paróquia São Camilo de Léllis (Região Santo André – Utinga); depois de cinco anos e dois meses, Pe. Flávio assumiu a Paróquia Santo Antônio, em São Caetano, no dia 14 de março de 2021.

Atuação em comissões e assessorias diocesanas: foi diretor da Escola Diaconal e coordenador da Região Pastoral Santo André – Centro; Professor de Bíblia e Teologia Sistemática no Instituto de Teologia da Diocese de Santo André.