As várias faces de São José e a relação com o Ano da Família Amoris Laetitia

O ano de 2021 é especial para devotos de São José e da Sagrada Família. Convocado pelo Papa Francisco por meio da Carta Apostólica “Patris Corde”, o Ano de São José será celebrado por toda a Igreja no mundo, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, para comemorar os 150 anos da promulgação do decreto da Sagrada Congregação dos Ritos do Quaemadmodum Deus, com o qual o Beato Pio IX, em 1870, declarou São José como santo padroeiro da Igreja universal.

E neste 19 de março, data em que a Igreja celebra a Solenidade de São José (na Diocese de Santo André, o bispo Dom Pedro Carlos Cipollini presidirá a Missa Diocesana de São José, às 18h, no formato online com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube, o Ano da Família Amoris Laetitia começa justamente no aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco, ou seja, neste 19 de março de 2021 e vai até o dia 26 de junho de 2022.

Neste período serão promovidas várias iniciativas, além de oferecer subsídios pastorais para se “reencantar pela mensagem do Papa” destinada às famílias. O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida será o promotor dos eventos durante esse período.

Como ação diocesana para abertura do Ano Amoris Laetitia, meia hora antes da missa de hoje (sexta), o Setor Família promoverá um  terço diocesano em Louvor a São José, protetor da Sagrada Família, também pelas mídias diocesanas, a partir das 17h30.

A seguir, você conhecerá as várias faces de São José que retratam a sua importância para a Santa Igreja e para a humanidade, através dos relatos de vários “Josés”. Confira:

São José, modelo de esposo e protetor da Sagrada Família
Designer e ministro extraordinário da comunhão na Paróquia São José, em Mauá, José Vinícius Galli tem 56 anos, confidencia sobre a origem de seu nome e da devoção a São José. “Sou de descendência italiana, meu avô era José Octaviano, meu pai é José Edwaldo e eu tenho orgulho de também me chamar José, nasci em 01/05 que é dia de São José Operário. Herdei a fé em nosso Deus que tudo criou e a devoção a São José”, revela.

Casado há 33 anos com Viviane Barbosa Galli, ele avalia que São José tem um papel fundamental na relação harmoniosa do matrimônio e na proteção das famílias. “São José para mim é o grande modelo de como ser pai. Ele é o esteio forte, porém, discreto de sustentação e proteção das famílias”, frisa.

José Vinícius prossegue: “São José teve um papel de extrema importância na história da salvação. Como Nossa Senhora, ele também recebeu a visita de um anjo, foi em sonho e neste momento, acalmou sua inquietude. São José não exitou em dizer sim a sua grande missão. São José protegeu e conduziu a sagrada família à Belém. Provavelmente  amparou e segurou Jesus nos braços no Seu nascimento. Ele foi quem educou e orientou Jesus no seu lado humano. Quer maior missão que essa?”, indaga.

São José, o modelo de paternidade para a humanidade
De Ribeirão Pires, José Ricardo Baptista trabalha no Instituto das Filhas de São José do Caburlotto (fundado há 170 anos) e diz que é uma alegria imensa carregar o nome de José, tanto quanto uma enorme responsabilidade.

“Há um outro pai que traz José no nome e de quem herdei o meu: José Baptista, meu pai, que completa 94 anos. No ano em que ele nasceu (1927), as religiosas do Instituto das Filhas de São José do Caburlotto chegaram ao Brasil. Tenho a honra de trabalhar com elas e de beber em fonte tão benfazeja, a paternidade e generosidade que brota do coração de São José”, reflete.  Sobre São José, o pai adotivo e terreno de Jesus, José Ricardo considera-o como um modelo digno e divino de paternidade. “Paternidade generosa é a paternidade de José. A generosidade curadora e salvadora que nos vem de Jesus foi aprendida no cotidiano das lidas da Casa de Nazaré, observando José, o generoso de Deus”, elucida.

São José, um exemplo de fé e compromisso com Deus
Pároco da Paróquia Imaculada Conceição Aparecida (Região São Bernardo – Centro), Pe. José Aparecido Sousa, revela a face de

São José como o patrono da Igreja universal  e como um pai acolhedor. “Somente uma fé profunda poderia fazer com que alguém se mostrasse tão disponível à vontade de Deus. José amou, acreditou, confiou em Deus e no Messias, com toda sua esperança. Portanto, podemos afirmar que São José é modelo para todos nós, nos inspira na vivência da fé e do compromisso com Deus. Em 1870, o Papa Pio IX o proclamou São José, padroeiro universal da Igreja e, a partir de então, passou a ser venerado no dia 19 de março”, destaca.

Padre José Silva, que é pároco da Paróquia Sant’Anna em Ribeirão Pires, também recorda que São José atua na proteção dos enfermos, na cura dos doentes e na esperança para os necessitados, principalmente nesta época de dificuldades durante a pandemia. “É um poderoso intercessor junto a Deus”, garante.

São José, a referência do amor serviço e padroeiro dos trabalhadores
Em 1955, o Papa Pio XII fixou também, o dia 01 de maio para celebrar São José, o trabalhador. Em pleno ano dedicado ao patrono da Igreja universal, o Papa Francisco diz: “São José é um pai acolhedor”. O diácono permanente Francisco José Poloni considera São José, o exemplo de amor ao próximo em detrimento da individualidade. “O servo fiel, com seu “Sim” assume Maria e a paternidade do menino, o qual põe o nome de Jesus, colocando-se a serviço de Deus”, salienta.

Membro das CEBs (Comunidade Eclesiais de Base) na Paróquia São João Batista, em Mauá, o aposentado José Coelho indica São José como aquele que ensinou Jesus nos primeiros passos como carpinteiro. “Por isso deve ser modelo de homem a ser venerado. É um trabalhador dedicado. A sua promoção humana também  ensinou a Jesus, a  produção do trabalho e a importância do mesmo. Aquele que ama todos os trabalhadores e todas as trabalhadoras”, exalta.