Diocese de Santo André

Seguir Jesus, nosso Rei, até o fim

Celebramos hoje o Domingo de Ramos. Jesus entra em Jerusalém como “rei” pacífico, montado em um jumentinho, e não em um cavalo, usado para ações militares. O povo aclama com entusiasmo e os discípulos se alegram. Pensam que é neste momento que Jesus vai assumir o posto de Messias, como se entendia nos diversos grupos de diversas vertentes, sendo a principal aquela que esperava um messias guerreiro.

Ele tiraria do poder os romanos e restauraria o reino de Israel na sua grandeza. Jesus se apresenta como Messias ao modo do Servo de Javé, como descrito no profeta Isaías (cap. 53). Manso, pacífico, disposto a amar até entregar a vida. Jesus não aceita a violência como método de conquista, nem a mentira e muito menos tem a ganância por bens materiais e o poder como meta. Sua lei é o amor. Por isso, será rejeitado e morre na cruz. A cruz é prova da fidelidade de Jesus ao projeto do Pai, fidelidade no amor até o fim.
Hoje, somos convidados a renovar o propósito de seguir Jesus e nos tornarmos seus discípulos e discípulas. O Concílio Vaticano II chama os cristãos de seguidores de Cristo (cf. LG 40). O seguimento de Jesus não é uma teoria, mas é vivência prática: “Assim como eu fiz, façais vós também” (Jo 15,14). O que fez Jesus? Venceu as tentações que nos empurra para a vida egoísta. Ele se esqueceu de si para doar-se aos irmãos totalmente. Escolher Jesus, segui-lo, implica em abraçar a cruz. Este seguimento, porém, é o caminho que leva à ressurreição, à libertação total.

Aclamemos a Jesus, nosso Rei! Escolha Jesus, porque Ele já escolheu você!

* Artigo por Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André para o ABC Litúrgico de 28/03/2021

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO