O SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Diocese de Santo André promove nos dias 19 e 26 de março (sextas-feiras), das 20h às 21h30, a segunda rodada do Curso de Capacitação de Agentes do Serviço de Animação Vocacional nas paróquias das dez regiões pastorais do ABC.
“A ideia é promover uma equipe paroquial que esteja atenta à realidade das vocações, de maneira que ela dinamize a partir dessa equipe, o tema das vocações sempre presente em cada uma das paróquias de nossa diocese”, enfatiza o assessor seminarista do SAV e da Pastoral Vocacional, Cauê Ribeiro Fogaça.
Ele complementa que a equipe paroquial do Serviço de Animação Vocacional não se trata simplesmente de mais uma pastoral em nossas comunidades, “mas sim de um esforço conjunto de todas as pastorais para promover, incentivar e rezar pelas vocações.”
*
Inscrições
Os encontros formativos acontecerão em sala virtual, (pelo aplicativo de reuniões Google Meet) a todos os interessados das comunidades e as inscrições podem ser realizadas clicando aqui
Objetivo
O curso visa formar os agentes das comunidades para a implantação dos grupos de animação vocacional nas paróquias e terá como objetivo responder a cinco perguntas fundamentais: o que é uma equipe vocacional? Quem pode ser membro desta equipe vocacional paroquial? Como ou que tipo de formação essa equipe paroquial precisa ter? Quais são as atividades que ela pode realizar? E como pode favorecer a comunhão na comunidade paroquial? “Queremos que as nossas comunidades sejam de fato, polos onde todos possam encontrar ali, um lugar de discernir para rezar e refletir sobre o chamado que o Senhor faz a cada um de nós. Em nosso Ano Vocacional Diocesano, somos chamados a acolher o chamado de Deus. Que bom seria se nossas paróquias acolhesse o chamado de Deus, através do Serviço de Animação Vocacional Paroquial”, conclui Cauê.
Primeira rodada
Promovido pelo SAV Diocesano, a primeira rodada do curso realizada nos dias 27 de novembro e 4 de dezembro foi baseada em algumas perguntas sobre como podemos desenvolver um serviço de animação vocacional paroquial, que são equipes responsáveis por continuarem, animarem e dinamizarem a reflexão e a oração contínua pelas vocações nas comunidades. No primeiro dia (27/11), algumas questões foram apresentadas como: “quais são as vocações na Igreja?”, “por que animar as vocações?”, “o que é um SAV paroquial?” e “quem pode fazer parte do SAV paroquial?”. A reunião teve duração de duas horas e contou com a presença de 60 participantes, conduzido pelo assessor seminarista do SAV e da Pastoral Vocacional, Cauê Ribeiro Fogaça, além da presença e incentivo do assessor do SAV diocesano, Pe. Everton Gonçalves Costa.
Na segunda noite (04/12), a formação abordou outras questões: “quem coordena o SAV paroquial?”, “que tipo de formação os membros do SAV devem ter?”, “quais atividades o SAV paroquial pode realizar?”, “como o SAV pode ajudar na comunhão paroquial?” e “quais os passos para criar o SAV paroquial?”.
Após a conclusão da segunda rodada do curso, os participantes da primeira capacitação também serão convidados depois do encerramento do Ano Vocacional para aprofundamento de outros temas e continuidade do estudo sobre as vocações.
*
Sobre o Ano Vocacional
Com a tema “Acolho o teu Chamado”, a abertura do Ano Vocacional Diocesano ocorreu no dia 1º de dezembro de 2019, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense.
A iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos e leigos em nossa diocese. O encerramento do Ano Vocacional acontecerá no dia 1º de abril de 2021, Quinta-Feira Santa, na Missa dos Santos Óleos, às 9h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, com transmissão pelas mídias diocesanas.