Diocese de Santo André

Com as bênçãos do padroeiro São José, Ribeirão Pires celebra aniversário de 67 anos

Com as bênçãos de São José, o padroeiro do município, a Estância Turística de Ribeirão Pires celebra nesta sexta-feira (19/03), o aniversário de 67 anos de emancipação político-administrativa na região do ABCDMRR.

Pároco da Paróquia São José, a Igreja Matriz de Ribeirão Pires, Pe. Ricardo José Guesser, demonstrou solidariedade, sobretudo, às famílias enlutadas neste momento de pandemia e gravou uma benção em prol da saúde da população de toda a cidade:

“Sabemos que estamos enfrentando um momento muito difícil na cidade de Ribeirão Pires. e com certeza a gente fica com o coração apertado não podendo celebrar a festa do nosso padroeiro. Estamos preocupados com a situação da saúde do nosso povo. Que São José interceda por cada pessoa que está hospitalizada, por aqueles que estão em casa, pelas famílias que perderam seus entes queridos, e que essa benção, pela intercessão de São José, chegue a cada lar, a cada família. Desça sobre todos vocês, a benção de Deus Todo Poderoso, por intercessão de São José, o Pai, o Filho, o Espírito Santo. Amém!”

Pregando a conscientização de cada cidadão no enfrentamento à pandemia, com inspiração na figura de São José como exemplo de responsabilidade, de humildade e de saber ver a necessidade do outro, o pároco da Paróquia Santa Luzia, Pe. Clemilson Pereira Teodoro, também gravou uma mensagem no dia do aniversário da cidade:

“Nossa cidade de Ribeirão Pires com sua pouca estrutura hospitalar tem feito um trabalho dedicado, complexo para atender todas as situações. Queremos pedir pela intercessão de São José por todos os médicos, aqueles que cuidam da UPA (Unidade de pronto Atendimento), do hospital de campanha, todas essas equipes de médicos, que São José interceda por cada um, por todos os trabalhadores e sua famílias, particularmente os desempregados, implorando essa força para defender a dignidade da pessoa humana, empenhados para que todos tenham a possibilidade de um digno sustento. Que São José, protetor da cidade de Ribeirão Pires, interceda por todos nós!”

Ribeirão Pires conta com 4 paróquias (São José, a Igreja Matriz da cidade; Santa Luzia, Sant’Anna e São Judas Tadeu) e uma quase-paróquia (Nossa Senhora de Fátima).

Sobre o município

Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2020 a cidade de Ribeirão Pires registrava aproximadamente 125 mil habitantes, sendo o 64º maior município do estado de São Paulo no âmbito populacional. Já o Grande ABC alcançava a marca de 2,8 milhões de habitantes no ano passado.

Localizada a 40 km da capital paulista, uma das principais características da cidade são as águas e territórios protegidos pela Lei de Mananciais, propiciando a convivência harmoniosa de sua vida urbana com a exuberante Mata Atlântica. Com a vocação de polo turístico, Ribeirão Pires tem atrativos como pesqueiros, chácaras, mirantes, parques, igrejas, feira de artesanatos e eventos ao longo do ano.

A Diocese de Santo André parabeniza a população e a todos que ajudaram a construir a história deste município. Parabéns, Ribeirão Pires!

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus