Diocese de Santo André

Dom Pedro na Páscoa: na pandemia, a missão de anunciar o Ressuscitado traz esperança ao mundo

“Deus constrói o Seu Reino com pessoas que creem na ressurreição. E que mesmo no meio do sofrimento, da desgraça, sabe que a cruz é provisória, o sofrimento é provisório. O definitivo é a vida. Vida que se mostra na forma de solidariedade, fraternidade, amor ao próximo e todas aquelas virtudes cristãs que Jesus nos ensinou. E que nós devemos crer e praticar.”

Numa homilia cheia de esperança para superar os momentos difíceis que o mundo atravessa em razão da pandemia da Covid-19, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu no período da manhã, a Missa do Domingo de Páscoa (04/04), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense. A celebração sem a presença de fiéis e apenas com transmissão online também contou com as participações do pároco da catedral, Pe. Joel Nery, e secretário episcopal, Pe. Camilo Gonçalves de Lima.

Leia a homilia da Missa da Páscoa do Senhor, na íntegra:

“Queridos irmãos e irmãs, neste dia santo e solene da Páscoa, nós acabamos de ouvir a proclamação do evangelho (Jo 20, 1-9). A palavra de Deus ilumina o nosso coração, mais ainda nossa mente. Hoje é o dia em que a Igreja responde ao mundo dizendo o motivo de sua esperança.

No meio deste mundo contraditório e cheio de dores, sofrimentos, fruto da fraqueza da humanidade, da criação, e também do pecado, das escolhas que fazemos, vivemos mergulhados em lágrimas, mortes, sofrimentos, dores. Muitos se desesperam. Muitos deixam de crer num Deus bom, criador, que nos ama e nos chama à vida plena, que Ele nos quer comunicar. Muitos filósofos dizem que o homem é um ser para a morte, que termina no nada.

Porém, nós cristãos, temos esperança. Cristão é aquele que espera contra toda esperança. E qual é o motivo de nossa esperança que não morre, como as ondas do mar que se renovam e que vem, e que não acabam? Pois assim é a nossa esperança. O motivo é Jesus Cristo Ressuscitado. Se Cristo não ressuscitou é em vão a nossa fé, a nossa esperança. Toda a nossa esperança está fundada naquele que foi crucificado. Porque o crucificado é o ressuscitado. O ressuscitado é crucificado. Não podemos separar o Cristo da história, do Cristo da glória, nem Jesus de Nazaré, do Jesus Cristo da nossa fé.

“A ressurreição é fundamento, por isso Deus responde a todo pecado, a toda maldade, com um amor tão grande, capaz de dar a vida, como Cristo fez na cruz. E porque Cristo se rebaixou na sua kénose, chegando a esse ponto da entrega da própria vida por amor, Deus o exaltou e o constituiu Senhor dos vivos e dos mortos, diante Dele se dobram todos os joelhos no céu, na terra e debaixo da terra.

Jesus Cristo ressuscitado desencadeia um processo de libertação total na humanidade, que ninguém pode conter. O mal faz barulho é verdade. A dor é lancinante é verdade. O mal é poderoso, mas é como um tambor vazio. Não tem consistência. Nunca acaba a sua obra, não tem futuro, porque Cristo ressuscitou. E a última palavra na história humana é de Deus, é de Cristo, é do Deus da vida, que vence a morte. A morte é verdade engoliu Jesus na cruz, o devorou. Ele deixou-se devorar pela morte. Porém, lá de dentro da morte, Ele a implodiu, a destruiu. Morrendo destruiu a morte e deu nos a vida.”

A morte não tem mais força. Quem crê em mim, não morrerá jamais, diz Jesus. Aqui está o Círio Pascal, símbolo do Cristo Ressuscitado, Luz que ilumina o mundo. Não há treva que consiga fugir desta luz. Por mais que as trevas revoltem e ataquem essa luz, essa luz é indestrutível, impossível desconhecê-la ou vencê-la. Eu sou a Luz do mundo! Quem me segue não anda nas trevas, nem com as trevas e nem faz as obras das trevas. Nós sabemos o que são as trevas. As trevas são o mundo do desamor, do ódio, da ganância, da competição pelo poder. As trevas são o mundo sem solidariedade. O mundo construído com bases nas mentiras. Na mentira e na vaidade, que não levam a nada. Só provocam destruição. Mas Cristo, e aqueles que são de Cristo, estão empenhados na tarefa de Deus, que é construir o Seu Reino. Você pode dizer: mas está tudo igual desde a época de Cristo. Realmente, para quem não tem fé está tudo igual, não adiantou nada. Porém, quanto á fé nós sabemos: quem tem, não precisa provas e para quem não tem, não adianta prova. Quem tem fé vê a ação de Deus. Percebe o Seu Reino que avança, não com coisas grandiosas no entanto. Jesus avisou muito bem, claramente, “o Reino não avança com coisas grandiosas”. É o grão de mostarda, é uma pequena semente, mas com uma força vital, poderosa que faz brotar, nascer, dar flores e frutos ao modo de Deus.

Deus constrói o Seu Reino com pessoas que creem na ressurreição. E que mesmo no meio do sofrimento, da desgraça, sabe que a cruz é provisória, o sofrimento é provisório. O definitivo é a vida. Vida que se mostra na forma de solidariedade, fraternidade, amor ao próximo e todas aquelas virtudes cristãs que Jesus nos ensinou. E que nós devemos crer e praticar.

Buscar as virtudes que Cristo indicou e que o apóstolo Paulo enumera nas suas cartas e que nós sabemos o que são, para sermos filhos dessa luz que brilha na Páscoa, e que ninguém pode apagar. Cristo é a pedra angular dessa nova construção que Deus está fazendo. Quem cair sobre essa pedra se arrebenta. Em cima de quem essa pedra cair, será esmagado. Nenhuma força poderá vencer o Cristo Ressuscitado. Força de Cristo Ressuscitado é uma força cósmica, que atinge toda a criação, porque tudo que existe foi criado por Ele. Nele e com Ele. E Ele ressuscitado atinge tudo. Toda criação que geme em dores do parto esperando ser redimida o será.

Nós que cremos temos a honra de sermos enviados por Ele para anunciar sua vitória. O relato do evangelho mostra-nos essas mulheres que vão ao sepulcro, para acabar de amortalhar o corpo de Cristo, porque na sexta-feira não deu para fazer direito tudo isto, que era prescrito nos ritos fúnebres do judaísmo. Encontraram o sepulcro aberto. Ele não estáva lá. Ele vive! Porque procurais entre os mortos o que está vivo? E as mulheres vão avisar os apóstolos. Ele ressuscitou! E o apóstolo João chega depois, vê lá todas as mortalhas e constata que realmente Jesus não está ali. Ele viu e creu, diz o evangelho.

Aí nós temos, meus irmãos uma ordem de Jesus. Cristo Ressuscitado dá a cada cristão, a você  que é cristão, Ele dá uma missão. Anunciar a Sua Ressurreição. Anunciar essa esperança ao mundo. Por isso não existe um cristão verdadeiro que não seja uma pessoa de esperança, que não tenha alegria no coração. E não estou dizendo contentamento, prazer, isso é outra coisa. Estou dizendo a alegria que faz você perceber em todas as situações de morte, a força da ressurreição que sempre vencerá. É a vida que tem a última palavra. Elas recebem uma missão: anunciar o Ressuscitado e nós devemos também anunciar com a nossa vida, nossas ações.

E o apóstolo viu e creu. Nós somos herdeiros daquela última bem-aventurança do evangelho, pronunciada por Jesus Ressuscitado o qual  aparece aos apóstolos e diz: “bem-aventurados os que não viram e creram”. Nós acreditamos no testemunho dos apóstolos que viram. Por isso, nós somos uma Igreja Apostólica. Nós acreditamos e o mundo vai acreditar que acreditamos vendo as nossas obras, que devem se assemelhar às de Cristo. Assim como eu fiz, façais também.

A libertação que Cristo nos conquistou deve atuar em nosso coração pela graça à qual devemos corresponder, deve atuar na nossa sociedade, na qual devemos trabalhar em vista de sua transformação, a fim de que Cristo seja tudo em todos.

Hoje é o dia da Ressurreição. Feliz Páscoa a todos! Desejo a todos vocês, queridos diocesanos da nossa Diocese de Santo André, uma Feliz e Santa Páscoa! Lembre, se você está sofrendo, talvez perdeu algum parente ou amigo nessa pandemia. Lembre-se que a esperança que Cristo nos dá não acaba. Ela não é em vão e não decepciona. Coragem! Vai passar essa noite, assim como passou o tormento do Calvário. Vai raiar o dia em que nós poderemos nos unir e reunir de novo para celebrarmos juntos a ressurreição. Que cada um se prepare para esse dia.

As transmissões online vão entrar definitivamente na vida da nossa comunidade, da nossa Igreja, mas nada substitui a presença. “Onde dois ou mais estão reunidos eu estou no meio deles”. Vamos nos preparar para o dia em que poderemos celebrar juntos a Páscoa do Senhor e dizermos todos juntos: “Eu creio Senhor, mas aumentai a minha fé”. Essa fé que nos faz sentir a ressurreição de Cristo no íntimo do coração, na realidade transformada por Ele pela força do Ressuscitado agindo nos cristãos.”

“Feliz Páscoa a todos vocês, meus irmãos e minhas irmãs! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo Ressuscitado!”

(Transcrito de gravação ao vivo)

 

Leia mais:

Sábado Santo da Vigília Pascal

Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor

Quinta-feira Santa da Ceia do Senhor

Quarta-feira Santa da Celebração do Encontro

Domingo de Ramos

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO