Diocese de Santo André

Dia Nacional do Braille: Diocese participa de programa da TV Aparecida

Celebramos nesta quinta-feira (08/04), o Dia Nacional do Sistema Braille, data que marca também o nascimento de José Álvares de Azevedo (1834-1854), primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França e disseminou no país, o sistema de leitura e escrita criado por Louis Braille (1809-1852) no século XIX, atualmente utilizado por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo.

A data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de continuar a produzir obras em relevo, para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender.

E neste dia, a Diocese de Santo André recorda a participação em reportagem sobre a Igreja e Comunicação, realizada em janeiro deste ano, na Capela Nossa Senhora da Fé, no Parque Marajoara, na Região Pastoral Santo André – Leste, e veiculada no Programa Arquivo A da TV Aparecida. As entrevistas foram concedidas pelo coordenador da Comissão Diocesana de Liturgia, Pe. Guilherme Franco Octaviano; pela coordenadora diocesana do Setor Inclusão, Luísa Maria Tavares Jardim; pelo músico Ricardo Aliotti Gil; e pela dona de casa Aline de Araújo, que falaram sobre as ferramentas de inclusão das pessoas com deficiência visual, como o ABC Litúrgico em Braille.

Assista na íntegra, a reportagem de Gabriela Leite com imagens de Renan Buarque (TV Aparecida):

Para assistir o programa completo, clique aqui!

 

ABC Litúrgico em Braille
Na Diocese de Santo André, o Setor Inclusão promove uma ação em prol da inclusão de cegos e pessoas com deficiência visual desde o início de 2020. Trata-se do folheto ABC Litúrgico em Braille, que visa a evangelização acessível a todos e a todas, destacando a importância de mecanismos que favoreçam o desenvolvimento de pessoas cegas ou de baixa visão, na participação das celebrações nas paróquias e também em casa, como igreja doméstica.

O objetivo deste projeto é que a pessoa com deficiência visual sinta-se acolhida e plenamente integrada na comunidade. Deseja-se formar uma Diocese mais inclusiva e sensível, capaz de perceber a necessidade do outro e de aprender com ele. Leia mais

A Diocese de Santo André também conta com cursos de Braille e de Orientação e Mobilidade para Pessoas com Deficiência Visual. A coordenadora das Pessoas com Deficiência Visual é a educadora Rosilene Pova.

 

Compartilhe:

GUERRA, PAI E PÃO NOSSO

nomeacoes

Decretos e nomeações – 09/07/2025

Famílias peregrinam ao Santuário de Mauá no Jubileu da Esperança

Retiro dos seminaristas chega ao fim com mensagem de esperança e confiança no chamado

Formação do Clero reflete sobre o Reino de Deus e os riscos do poder

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

A missão de anunciar Cristo com a vida: catequistas participam de encontro de espiritualidade com Dom Pedro

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER