Diocese de Santo André

Ano Vocacional da Igreja no Brasil: terceira edição em 2023 é aprovada pela 58ª Assembleia Geral da CNBB

Após proposta apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, a 58ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (13/04), a realização do terceiro  Ano Vocacional da Igreja no Brasil, em 2023.

Essa edição celebrará os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país, numa iniciativa que “favoreceu e ampliou o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formações das vocações”.Vinte anos depois, em 2003, aconteceria o segundo ano vocacional – com o tema “Batismo, fonte de todas as vocações”.

E a Diocese de Santo André já realiza essa experiência a nível diocesano, com a realização pela primeira vez do Ano Vocacional Diocesano, cuja abertura ocorreu no dia 1º de dezembro de 2019, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, e prossegue durante o ano de 2021.

Com a tema “Acolho o teu Chamado”, a iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal é conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos e leigos em nossa diocese.

Entre as principais atividades do Ano Vocacional Diocesano estão a peregrinação do ícone do Bom Pastor, a Hora Santa com o bispo e regionais com os subsídios no ABC Litúrgico, o Curso de Formação para agentes do SAV (Serviço de Animação Vocacional), as visitas aos seminários e séries especiais sobre as vocações em tempos de pandemia. Aqui você também encontra uma matéria sobre os significados do logo do Ano Vocacional e do ícone do Bom Pastor.

Previsto inicialmente para a Festa Litúrgica de Cristo Rei em novembro deste ano, o encerramento do Ano Vocacional foi postergado e aconteceria no dia 1º de abril de 2021, durante a Missa dos Santos Óleos, na Quinta-Feira Santa. No entanto, com as medidas restritivas do Plano SP no enfrentamento à pandemia em todo o estado paulista, um novo adiamento foi anunciado juntamente com a Missa Crismal, em data a ser anunciada em breve.

Leia mais:

Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: o protagonismo da Igreja na caridade social

Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: semeando a Palavra de Deus em terrenos férteis

58ª Assembleia Geral da CNBB: bispos analisam a conjuntura social e eclesial do Brasil

Em carta aprovada pela 58ª AG CNBB, bispos renovam a comunhão e fidelidade ao Papa Francisco

Com o tema central “Pilar da Palavra”, 58ª Assembleia Geral da CNBB começa nesta segunda (12)

Dom Giambattista Diquattro fala a todo o episcopado brasileiro pela primeira vez

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO