Diocese de Santo André

Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: um grande pilar de esperança para iluminar o mundo

“A 58ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil foi à luz da Palavra de Deus, do compromisso com a vida, um grande pilar de esperança para fazer luzir um grande farol iluminando o caminho da nossa vida.”

As palavras do presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira Azevedo, durante a última Coletiva de Imprensa desta sexta-feira (16/04), resumiram o êxito da 58ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que foi realizada pela primeira vez no formato online, entre os dias 12 e 16 de abril de 2021.

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou de todos os dias da 58ª Assembleia Geral da CNBB. Leia aqui a matéria sobre a apresentação dos subsídios da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da qual Dom Pedro é presidente.

Compromisso missionário e evangelizador

Dom Walmor, que também é arcebispo de Belo Horizonte (MG), reforçou o compromisso missionário e evangelizador dos primeiros servidores da Igreja em prol de uma sociedade mais justa e fraterna.

“Os bispos retornaram a sua missão e estando nas suas próprias dioceses, pelas condições que realizamos essa assembleia, fortalecê-los, com alegria, que é o que nós como Igreja temos a espalhar como remédio para o sofrimento do mundo, nos desafios do enfrentamento da pandemia, na solidariedade com os pobres e nessa coragem bonita de uma profecia que ajude o mundo, sociedade pluralista a encontrar o caminho que ela precisa para um tempo novo”, sintetiza.

Na Diocese de Santo André, o 8º Plano de Pastoral prega a missionariedade e o acolhimento como prioridades, por meio de seus oito itinerários

De acordo com Dom Walmor, além dos momentos de diálogo, meditação da palavra, espiritualidade e elaboração de documentos, a 58ª Assembleia Geral da CNBB também se notabilizou pela experiência de lançar um olhar sobre o mundo e o protagonismo da Igreja.

“E nos encontrarmos em nossas forças e fragilidades e ao mesmo tempo intuímos caminhos de novas respostas. Com esse olhar damos conta de que estamos num mundo sofrido e de feridas expostas e que nós como Igreja, no coração do mundo pelo mandato de Jesus Ressuscitado, precisamos nos debruçar diante dessas feridas e cuidar delas, em cada pessoa do tecido da sociedade brasileira”, aponta.

Participaram do bate-papo com os jornalistas das emissoras de televisão, rádio, sites, jornais e revistas católicas e assessores de imprensa das dioceses e arquidioceses, além de Dom Walmor, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, e o bispo de Roraima (RR) e segundo vice-presidente da CNBB, Dom Mário Antônio da Silva.

Os profissionais foram acolhidos pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, com apoio da assessora de Comunicação da CNBB, Manuela Castro, e do coordenador de Comunicação da Diocese de Santo André e assessor da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, Pe. Tiago José Sibula da Silva.

Importância da tecnologia

O primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, elencou três pontos importantes vivenciados ao longo dos cinco dias da assembleia: a expectativa, a pauta e o empenho, que resultaram num balanço positivo.

Segundo Dom Jaime, havia uma expectativa grande em torno da realização desta assembleia geral. Essa expectativa era marcada por duas situações: primeiro, o fato de não termos podido celebrar como programado a assembleia no ano passado, ela  adiada devido a situação da pandemia. A segunda situação, a utilização de algo visto como inédito, relacionado a tecnologia.

“Surgiram algumas questões que orientaram os nossos debates na preparação desta assembleia. Como seria acompanhar a participação de praticamente quatrocentas pessoas através da internet. Terceiro, como realizar os encaminhamentos característicos de uma assembleia como a nossa, seguindo os estatutos da conferência. Agora, após esses dias de trabalho, creio que podemos dizer que é possível, sim, utilizar as plataformas digitais, à tecnologia para esse tipo de evento”.

A Diocese de Santo André iniciou uma programação de lives semanais desde abril de 2020

Segundo Dom Jaime, a internet possibilita agilidade nos encaminhamentos, um melhor proveito do tempo disponível e proporciona redução de custos. Porém, de acordo com o arcebispo de Porto Alegre, esses elementos não diminuem a importância do encontro dos bispos e dos assessores.

“Contudo, certamente o sistema online ensina e permite tratar questões que não exigem, digamos assim de forma radical, a presencialidade física”, conclui.

Tempos de pandemia

Na impossibilidade da realização da assembleia presencial diante da pandemia da Covid-19 que permanece num estágio grave no Brasil, a pauta foi inteiramente adaptada para o aprofundamento dos temas em ambiente virtual.

“À pauta proposta seguiu mais do que satisfatoriamente. É verdade que aspectos da assembleia geral, que de acordo com os estatutos da Conferência, requeriam a presencialidade física, mas fizemos o que era possível no momento, além daquilo que prevíamos, eu diria,  antes do início propriamente dito da assembleia. Infelizmente, já sabemos e reconhecemos que o vírus que está entre nós, propagando enfermidade, ceifando muitas  vidas, restringe certamente opções e possibilidades”, salienta.

A Diocese de Santo André realizou em novembro de 2020, pela primeira a Reunião Geral do Clero no formato online

Trabalho coletivo

Por fim, Dom Jaime elogiou o empenho dos assessores da Conferência e do pessoal de apoio que, em sintonia com a secretaria geral, fizeram um trabalho extraordinário, bem como reconheceu e agradeceu a dedicação de vários bispos, no desenvolvimento de trabalhos realizados em equipe durante os  dias de assembleia.

“O empenho, a dedicação, a determinação, a seriedade para cumprir o que foi solicitado, às vezes, tendo de aprender e fazer uso das mídias digitais demonstra o amor, eu diria assim, dos irmãos pela Conferência.  Temos bispos e irmãos em situações geográficas do nosso Brasil onde o acesso à internet não é tão simples como em outras regiões. Tudo isso somado, creio que o empenho por participar, a dedicação é algo que merece sim, reconhecimento, destaque e gratidão”, complementa.

Assembleia histórica

O segundo vice-presidente da CNBB e bispo de Roraima (RR), Dom Mário Antônio da Silva, participou mais uma da coletiva de imprensa [leia aqui a coletiva sobre a Ação Emergencial “É Tempo de Cuidar”] e fez questão de ressaltar a 58ª Assembleia Geral  dos Bispos do Brasil foi histórica para o nosso país.

Dom Mário destacou a maneira como foi desenvolvida, os assuntos que foram abordados a partir do tema central e o trabalho construído ao longo de toda a semana “Irão surgir muitos frutos. Eu considero como uma nova semeadura. Que as sementes nobres lançadas continuem encontrando terrenos férteis, mas não só para o episcopado, mas para a vida da Igreja, do Brasil e do mundo”, projeta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Diocese de Santo André

CNBB divulga mensagem ao povo brasileiro aprovada pelos bispos reunidos em assembleia

Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: ações solidárias no combate à fome em tempos de pandemia

Diocese na 58ª Assembleia Geral da CNBB: na defesa de políticas públicas em prol dos direitos humanos