#ÉTempodeCuidar: saiba como doar alimentos às famílias carentes e aos indígenas

Em meio às dificuldades acentuadas pela pandemia da Covid-19, que agravou as crises sanitária e econômica em todo o país, iniciativas em parceria com a segunda fase da Ação Solidária Emergencial #ÉTempodeCuidar e com o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André têm sido fundamentais na arrecadação de alimentos e distribuição de cestas básicas para as famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social nas sete cidades do Grande ABC.

Ajuda aos indígenas

Na cidade de São Bernardo do Campo, as missionárias da Imaculada Padre-Kolbe realizam neste início de maio, a 3ª Ação Solidária em prol da ajuda aos índios da Aldeia Tenondé Porã. Eles precisam de leite, bolachas, salsichas, produtos da cesta básica em geral, e chocolates para as crianças.

Quem se sentir tocado pelo coração deve doar os alimentos até o próximo domingo (02/05), na Casa das Missionárias da Imaculada-Padre Kolbe, localizada na Rua Atlântica, nº 12, no Jardim do Mar, em São Bernardo. Mais informações pelo telefone: 4121-1670 e pelo e-mail: missionariasdaimaculada@gmail.com .

Mesmo após esse prazo, os alimentos ainda poderão ser doados durante os sete dias da semana, nos períodos da manhã, tarde e noite, para novas ações em breve.

Gesto concreto

Em Diadema, a Paróquia Bom Jesus de Piraporinha realiza durante o Tríduo e o Dia de São José Operário, entre os dias 28 de abril e 1º de maio, uma campanha de solidariedade em que solicita um gesto concreto das pessoas para a doação aos irmãos mais necessitados de nossa comunidade: na quarta (28), doação de macarrão ou molho de tomate; na quinta (29), arroz ou feijão; na sexta (30), café ou açúcar; e no sábado (1º), óleo ou leite. O endereço para a  entrega dos alimentos é a Praça Bom Jesus de Piraporinha, 118 – Piraporinha. Telefone: 4066-1185.

Páscoa com caridade

Na Região Santo André – Centro, o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Pe. Décio Rocco Gruppi, percorreu ruas do Bairro Santa Maria com o Santíssimo Sacramento durante a Páscoa do Senhor, no início do mês de abril, com o objetivo de despertar o sentimento de caridade em cada morador, a fim de ajudar as famílias carentes e os prediletos de Deus. O resultado: cerca de 2,5 toneladas de alimentos arrecadados que tornaram a Páscoa mais feliz para muitas pessoas! Você ainda pode doar no próprio endereço da paróquia, na Rua: Alice Costa, 414, no Bairro Santa Maria. Mais informações pelo telefone: 4421-0651.

Partilha e Solidariedade

Na cidade de Ribeirão Pires, a Paróquia Sant’Anna realizou no início de abril, o “Drive-Thru Solidário”, que arrecadou aproximadamente de 410 kg de alimentos, que foram partilhados com as famílias carentes. As doações também podem ser realizadas de segunda a sexta, nos períodos da manhã e tarde, no endereço da paróquia: Avenida Francisco Monteiro, 3149 – Bairro Santana. Telefone: 4828-1534.

Doações ao Vicariato

Em tempos de pandemia da Covid-19, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André disponibiliza neste mês de abril mais uma modalidade de doação na campanha de arrecadação de alimentos promovida pela organização caritativa desde o primeiro semestre do ano passado: trata-se do Pix, meio de pagamento eletrônico e instantâneo criado pelo Banco Central.

Para doar pelo Pix é muito fácil: abra o aplicativo do seu banco ou o app de pagamentos digitais que você usa e selecione a opção/ícone PIX no menu. Depois selecione a opção e-mail e digite a chave Pix do Vicariato Episcopal para a Caridade Social: vicariatodacaridade@diocesesa.org.br .

Clique em avançar/seguir. Digite o valor da sua doação e clique em pagar/seguir. Pronto! Você deu um exemplo de solidariedade e de amor ao próximo.

Também foram atualizados os dias e horários nas paróquias polos de arrecadação nas sete cidades do Grande ABC, que receberão as doações direcionadas às famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como à população de rua, famílias desempregadas, trabalhadores informais, enfermos, idosos, entre outros.

Clique aqui, saiba o endereço mais próximo da sua casa e realize a doação!