O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor é comemorado nesta sexta-feira, dia 23 de abril. A data foi criada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), em 1995, e homenageia três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. E para valorizar essa nobre arte do conhecimento e do universo da imaginação que educa, diverte e , sobretudo, também evangeliza, a reportagem da Diocese de Santo André solicitou indicações de leituras essenciais para padres, religiosos e religiosas, fiéis leigos e leigas, desde os livros de cabeceira às publicações fundamentais para o crescimento espiritual e social.
Então, mergulhe fundo nestas dicas e boa leitura!
Bíblia Sagrada – Tradução Oficial da CNBB
Coordenação de tradução e revisão: composta pelos padres Luís Henrique Eloy e Silva, padres Ney Brasil Pereira (in memorian) e Johan Konings, fez a revisão integral conjunta, enquanto os professores padre Cássio Murilo Dias, Paulo Jackson Nóbrega de Sousa e Maria de Lourdes Lima colaboraram em algumas partes.
Editora: Edições CNBB
Páginas: 1776
“O livro que realmente quero indicar é a Bíblia, pois muitas pessoas não buscam realmente a leitura dela. E vejo que a Bíblia é um livro que devemos viver em nossa vida, tudo que se contém nela. E um trecho que para mim é muito importante, em que Jesus pede a grande graça para todos nós, para acreditarmos, credes no evangelho e venhamos a nos converter. Creio que esse versículo é muito necessário para esse tempo atual” – Irmão Adilson Pereira Lopes (Fraternidade Casa de Assis)
A Prática do amor a Jesus Cristo
Autor: Santo Afonso Maria de Ligório
Editora: Santuário
Páginas: 256
“Santo Afonso é um grande autor, sem dúvida. Neste livro, o Doutor da Igreja causa em quem lê o seu livro, os melhores sentimentos de amor a Jesus Cristo. Traz-nos um inestimável aprendizado espiritual. Tudo para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo” – Pe. Antônio Carlos Barreiro (Missionário Redentorista)
In sinu Jesu – Quando o Coração fala ao Coração: Diário de um sacerdote em oração
Autor: um monge beniditino
Editora: Ecclesiae – Páginas: 354
“Neste tempo de pandemia é importante fortalecer nossa vida espiritual de maneira dialogal com Deus. Nesta obra, um monge conversa com Jesus eucarístico presente no sacrário. Cada capítulo ele descreve como foi esse diálogo e o que Jesus o dizia. Assim, saímos desta leitura motivados a abrir nosso coração a Cristo na oração pessoal, na confiança de sua presença amorosa” – Seminarista Joel dos Santos Machado
Ágape
Autor: Padre Marcelo Rossi
Editora: Principium – Páginas: 128
“Em tempos difíceis como esse que hoje vivemos, o livro Ágape, tornou-se meu livro de cabeceira e não poderia ser diferente. Primeiro por ser baseado em reflexões sobre o Evangelho de João, livro que eu mais gosto da bíblia, depois porque sendo ágape, em seu significado mais simples, o amor divido, o amor de Deus por nós, a leitura do mesmo enfatiza o amor de Deus por mim. Ler sobre esse amor infinito e compreendê-lo em oração através dos textos do Padre Marcelo, faz sentir-me uma pessoa especial… Me faz lembrar que tem um Deus único e todo poderoso, que é amor, que ama e que está comigo. Sentir esse amor que transcende a minha compreensão, renova a minha fé e me traz esperanças de dias melhores” – Bruna de Queiroz Alves (estudante de engenharia de materiais)
Jesus de Nazaré, da entrada de Jerusalém até a Ressurreição
Autor: Joseph Ratzinger (Bento XVI)
Editora: Planeta
Páginas: 272
“Jesus de Nazaré Da entrada de Jerusalém até a ressurreição, apresenta os acontecimentos decisivos da vida de Jesus que por muitas vezes se configura as nossas, especialmente no dias atuais” Uma frase marcante: “De Jesus vem a felicidade para o meio da aflição” – Diácono Vagner Monteiro da Silva (Vavá)
A alma de todo Apostolado
Autor: Dom J.B.Chautard
Editora: Cultor de Livros
Páginas: 286
“Um dos livros que mais contribuiu com minha vida de serviço na Igreja foi o Livro “A alma de todo Apostolado” de Dom Jean-Baptiste Chautard, que fala sobre a importância da vida de oração, a vida interior que precisamos ter no serviço para Deus. Como o autor cita no livro, o pensamento de São Bernardo de Claraval “precisamos ser reservatórios e não apenas canais da Graça de Deus”. Precisamos estar cheios, repletos para poder doar nas obras de Deus aquilo que primeiro preencher nossa alma, e assim gerar verdadeiros frutos para Deus e para a Igreja Católica” – Rômulo de Sousa Monteiro (Livraria Nossa Senhora de Fátima)
Eu, Francisco
Autor: Carlos Carreto
Editora: Paulus – Páginas: 232
“Este livro nos faz revisitar a espiritualidade franciscana a partir do desejo de fidelidade ao Evangelho” – Frei Carlos Alberto Queiroz (Frades Menores Conventuais)
[/vc_column_text][vc_column_text]
Judas e Jesus – duas faces de uma única revelação
Autor: Jean-Yves Leloup
Editora: Vozes – Páginas: 192
“Conheci esse livro por uma indicação em um retiro em Itaici. É uma reinterpretação da relação entre Judas e Jesus. Judas tinha um papel específico e um propósito. Será que qualquer um de nós faria diferente no lugar dele? Como pensava Judas naquele contexto? Enfim, é um livro intrigante, que nos faz enxergar diferente!” – Paula Oliveira (Equipe Ecumênica e Diálogo Inter-religioso)
Fala Senhor… que teu servo escuta
Autor: Jorge Lorente
Editora: Milícia da Imaculada – Páginas: 88
Razão para a leitura:
“Como sugestão de leitura, indico o livro de Jorge Lorente, que traz muitas parábolas atualizadas de histórias utilizadas na abertura do programa a Voz da Diocese” – Genivaldo Inácio (apresentador do Programa A Voz da Diocese)
A Origem de Javé, o Deus de Israel e seu Nome
Autor: Thomas Romer
Editora: Paulus – Páginas: 256
“Estou lendo o livro A ORIGEM DE JAVÉ. O DEUS DE ISRAEL E SEU NOME. autor Thomas Römer (2a. Reimpressão, 2019). Informação sobre seu conteúdo na última capa: “Se o Judaísmo e,em seguida, o cristianismo e o islã proclamam a unidade de um Deus reinando sozinho, desde toda a eternidade, sobre o céu e a terra, a própria Bíblia Hebraica dá testemunho, para quem a lê com atenção, de suas raízes politeístas. De fato, o ” Deus de Abraão” ao qual se refere as três religiões do Livro, cada uma à sua maneira, não foi único desde sempre…”. Pesquisa muito interessante” – Padre Antônio Borges Mesquita (Oblatos de Maria Imaculada)
O Vendedor de Sonhos
Autor: Augusto Cury
Editora: Academia – Páginas: 296
“Esta não é indicação minha, mas a irmã que está lendo disse que ajuda na valorização da vida, da amizade. Nos ajuda a olhar dentro, vencer nossas dificuldades interiores e superar os desafios que temos” – Irmã Helena Dias Vilela (Pequenas Irmãs de Santa Terezinha)
Holocausto, canto de uma geração perdida
Autor: Elie Wiesel
Editora: Documentário – Páginas: 295
“Atualmente estou lendo ” Holocausto, canto de uma geração perdida” do prêmio Nobel da Paz Elie Wiesel. Ele narra a experiência no campo de concentração de Aushiwitz e fala da esperança na humanidade e a banalidade do Mal. A Segunda Guerra Mundial e a origem do nazismo são temas que me interessam à reflexão …” – Padre Paulo Afonso
A Vida Intelectual
Autor: Antonin-Gilbert Sertillanges
Editora: Kírion – Páginas: 220
“Como seminaristas, temos que nos aprofundar em todos aspectos que compõem nossa vida. A vida intelectual precisa ter sólidos alicerces, e nesta construção, tal livro nos impele ao cultivo da nossa vocação intelectual. É como uma vacina contra a superficialidade” – Seminarista Rafael Lourenço Campachi Martins