Em razão das medidas restritivas implementadas pelo governo do estado de São Paulo no combate à pandemia da Covid-19 e do comunicado diocesano, a posse do Pe. Alex Sérgio da Silva, 35 anos, como administrador paroquial da Paróquia Maria Mãe dos Pobres, no Jardim Canhema, em Diadema, aconteceu na noite de sábado (10/04), sem a presença de fiéis.
Com transmissão online, a Santa Missa foi presidida pelo vigário geral da Diocese de Santo André, Pe. Ademir Santos de Oliveira, que também contou com a participação do coordenador da Região Pastoral Diadema, Pe. George Fernandes Jesuraj, entre outros sacerdotes.
*
Primeira ação
Recém-chegado à nova casa, Pe. Alex ressalta que a primeira ação na condução do rebanho de Deus será conhecer e escutar cada pastoral, grupo e movimento que integra a Paróquia Maria Mãe dos Pobres. “Sem isso, não há
pastoreio e nem missão”, frisa. Outra questão importante é estar à disposição e presente na vida da comunidade, diante das dificuldades apresentadas pelo atual momento vivido pela sociedade. “Infelizmente, ainda estamos vivendo esse tempo doloroso da Pandemia de Covid-19”, atesta.
*
Principais desafios
Como presbítero, Pe. Alex sabe que o trabalho realizado nos últimos 13 meses tem exigido muita espiritualidade e empatia. “Os principais desafios são justamente continuar o pastoreio e cuidando do povo nesse tempo”, confirma. O sacerdote acredita que as mídias sociais têm um papel fundamental, principalmente neste período em que é necessário o isolamento social para conter o avanço da Covid-19. “A pandemia impõe um distanciamento, mas não podemos nos ausentar (da missão). Nesse tempo é essencial os meios de comunicação para o encontro e acolhimento de cada fiel”, destaca.
*
Sobre o novo administrador paroquial
Nome completo: Pe. Alex Sérgio da Silva
Data de Nascimento: 05/10/1985 (35 anos)
Cidade natal: Joaquim Nabuco (PE)
Data de entrada no seminário: 12/12/2004 (Instituto dos Missionários da Imaculada Pe. Kolbe)
Ordenação Diaconal: 25/03/2014
Ordenação Sacerdotal: 04/10/2014
Atuação nas paróquias: como vigário paroquial nas paróquias Santíssima Virgem e São João Batista, ambas na Região São Bernardo – Rudge Ramos; São Sebastião, a Igreja Matriz de Rio Grande da Serra; Santa Rita, em Diadema; Nossa Senhora do Paraíso, na Região Santo André – Centro; Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Diadema; e no dia 10 de abril de 2021 assume como administrador paroquial, a Paróquia Maria Mãe dos Pobres, em Diadema.
Crédito das fotos: Paulo França