Programa RDTv: Pe. Ryan relata necessidade de aumentar a arrecadação de alimentos no combate à fome

O vigário episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André, Pe. Ryan Mathew Holke,  participou na noite de quinta-feira (01/04), do Programa RDTv, plataforma de transmissões ao vivo do Repórter Diário, para falar sobre as iniciativas de solidariedade nas sete cidades da região do ABC Paulista, e da necessidade de aumentar a arrecadação de alimentos para a elaboração e distribuição de cestas básicas durante a pandemia da Covid-19, que tem atingido economicamente e socialmente principalmente as famílias mais carentes e desempregadas.

Na conversa com o jornalista e apresentador Leandro Amaral, Pe. Ryan destacou os desafios enfrentados neste momento e as ações no combate à fome.

Assista a entrevista, na íntegra

“Depois de um ano de recebimento de doações e distribuição, agora a gente enfrenta a grande dificuldade de que as doações têm diminuído e a necessidade é cada vez maior. Temos focado nas pessoas que estão com maior necessidade. Sempre que chega alguém, procuramos ter alguma coisa, mesmo que não seja uma cesta completa, mas não deixando a pessoa ir embora de mãos vazias. Chegamos a atender nesse tempo 10 mil famílias por mês”, explica.

O trabalho do vicariato da Igreja Católica precisa de todo tipo de doação, mas especialmente alimentos. “Como a cesta básica subiu muito de preço, mesmo com a chegada do auxílio emergencial, ainda fica muito aquém do necessário para nossas famílias. Neste momento precisamos dos alimentos básicos como arroz, feijão, óleo, macarrão, café, açúcar, tudo isso é muito importante”.

Quem quiser doar pode procurar a paróquia mais próxima de sua casa. Os endereços estão no site: www.diocesesa.org.br . Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: 99981-1233.

A idealizadora dos projetos Anjos da Sopa e da Geladeira Solidária, Gisele Capelli, também participou do programa. Há sete anos com produção e distribuição de sopas nas ruas, Gisele conta que também fornece refeições entre lanches, almoço e café da manhã.

“É uma coisa que já vem comigo e quando eu vi eu já tinha abraçado, na primeira entrega eu já trouxe uma família inteira para a minha casa. E vamos para o sétimo ano com distribuição de alimentos e até resgate dessas pessoas”, relata. Por semana tem atendido 1,5 mil pessoas. No início, Gisele e outros voluntários conseguiam preparar 70 refeições, hoje são 1.500 entre lanches, refeições e café da manhã. “A gente vai às ruas e serve aqui na Geladeira Solidária. Transformei minha garagem em uma lanchonete solidária”, relata.

Nestes tempos de pandemia, ela disse que as doações caíram pela metade. “As doações não acompanham, o crescimento da demanda, chega ao ponto da gente abrir um pacote de arroz de 5 quilos e dividir para duas famílias”, diz Gisele, ao explicar que, além das refeições prontas, assiste cerca de 100 famílias. Nesta Páscoa, uma ação entre amigos do projeto, que visava arrecadar 96 ovos de chocolate para crianças de cinco abrigos de Santo André, extrapolou a meta.

“Conseguimos 237 ovos e as crianças de todos os abrigos de Santo André vão receber e dois abrigos de Diadema também, além disso as crianças das 100 famílias assistidas vão ganhar ovos de Páscoa”, comemora. As doações podem ser feitas para o PIX dos Anjos da Sopa (97215-4434).

Também participaram do programa, o diretor das unidades do Sesi (Serviço Social da Indústria) no ABC, Mário Quaranta; e o coordenador da Cufa (Central Única das Favelas) em São Bernardo, Alex Camburão. Houve destaque, ainda, para outros projetos sociais de voluntários, que enviaram vídeos.

Fonte: com informações de George Garcia (Repórter Diário)