Diocese de Santo André

Paróquia Santa Cruz celebra Jubileu de Diamante: 60 anos de história em Santo André

A Paróquia Santa Cruz (Região Pastoral Santo André – Leste) comemora nesta segunda-feira (03/05) o Jubileu de Diamante, ou seja, 60 anos de sua fundação. A igreja fica localizada na Avenida Dom Pedro I, nº 40 – Vila América, em Santo André. O atual pároco é o Pe. João Ruiz Asahi, que tomou posse no dia 31 de outubro de 2020, sucedendo o Pe. Marcio Pontes, que permaneceu à frente da paróquia por cinco anos.

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 15h, e aos domingos, às 9h. Mais informações na secretaria paroquial: Tel. 4972-1783.

História da paróquia

A Capela de Santa Cruz, situada à Av. Santos Dumont, nº 626, quase junto ao farol da Av. Dom Pedro I, em Santo André, pertencia à Paróquia de Santo André, a qual era dirigida pelos padres carlistas.

A Paróquia Santa Cruz seria fundada no dia 3 de maio de 1961, por ordem do bispo diocesano Dom Jorge Marcos de Oliveira, através de um decreto canônico. Os primeiros párocos foram os padres José Antônio Cardoso Alves e Dirceu Duarte Ferreira.

No dia 3 de junho de 1961, às 19h, foi celebrada pelo Pe. Dirceu Duarte Ferreira, a primeira missa na nova Matriz, onde foi lido o decreto e o bispo oficializou que a capela, que até então não possuía um serviço religioso completo e uma assistência sacerdotal contínua, seria transformada em Igreja Matriz de Paróquia de Santa Cruz, a qual passava a ter assistência religiosa completa e entrega da capela pela Mitra Diocesana. Nesta missa, o Pe. José Antônio Cardoso Alves fez um discurso de agradecimento ao bispo e a homilia. Os Padres não tinham casa paroquial e pficavam em São Paulo. A primeira casa paroquial foi uma residência emprestada no dia 22 de junho, na Av. Dom Pedro I, nº 241, que pertencia ao Sr. Alcides Brizanti.

1961

– Em 14 de setembro de 1961 foi realizada a Primeira Festa Litúrgica da Paróquia Santa Cruz.
– Ambos os párocos trabalhavam duro, tanto na regularização e preparação do terreno, no projeto da construção da futura igreja, tanto na dedicação com a vida da comunidade (formação das pastorais, grupos e movimentos, equipes de trabalho e etc), em especial com as obras sociais da igreja. O projeto inicial da Paróquia Santa Cruz era um prédio com dois pisos, onde no plano inferior seria uma escola paroquial para atender as crianças do bairro, um ambulatório médico para as pessoas carentes e o salão paroquial, e no plano superior seria construída a Igreja.
– O tempo que os párocos tinham para repousar, eles usavam para abençoar as residências rua por rua em torno da igreja.
– No dia 25 de dezembro de 1961, exatamente à zero hora entoou a missa do Galo celebrada por Pe. Duarte e dirigida por Pe. Alves. Mais de 500 pessoas comungaram nesta missa.
– Na missa do dia 31 dezembro de 1961, o Pe. José Antônio Cardoso Alves lembrou a todos do dever da gratidão, e agradeceu por todos os benefícios que Deus tinha concedido durante aquele primeiro ano da Paróquia Santa Cruz.

1962 – 1972
– Em 18 fevereiro de 1962, chegou à nossa Paróquia a belíssima imagem do Senhor dos Passos, a qual foi arrematada em um leilão, e até hoje está conosco em nossa igreja.
– No dia 17 de março de 1962, o Apostolado da Oração foi fundado em nossa paróquia.
– Páscoa de 1962 – Foram celebradas Missas Pascais em muitas indústrias em torno da paróquia, sendo algumas delas a Pirelli (comungaram cerca 500 pessoas), Firestone (comungaram cerca de 800 fiéis), Braibanti do Brasil, Industrias Reunidas São Jorge (reuniu uma multidão de fiéis), Mercado Municipal, etc.
– No dia 8 Novembro de 1962, depois de muito esforço, foi comprado o terreno da futura igreja.
Em 20 de outubro de 1963, o Projeto da IGREJA MATRIZ DE SANTA CRUZ – AMBULATÓRIO MÉDICO – ESCOLA PÚBLICAS – CASA PAROQUIAL”, foi aprovado, e no final do ano começaram as obras da nossa paróquia. Projeto e construção: Ariovaldo Botter.
– Novembro de 1964 terminaram a construção da casa paroquial, e os párocos mudaram-se para lá.
– No dia 19 de Março de 1967 foi apresentado um novo projeto da futura igreja de Santa Cruz, o qual foi alterado para uma construção simples, toda de cimento armado, construção essa de 700 m² , e sob a responsabilidade do Dr. Josmar e três engenheiros de São Paulo.
– Em 10 Abril de 1967 iniciou-se as obras da nova igreja de Santa Cruz. A construção foi colocada nas mãos de São José e Nossa Senhora.
– No dia 1º de junho de 1967, pela primeira vez a missa foi celebrada toda em Português.
– Foram necessárias muitas campanhas para arrecadação de fundos e doações para as obras da igreja.
– No dia 24 de dezembro, às 17h, com a presença do representante do Sr. prefeito e demais autoridades, com a presença do engenheiro e de boa parte da paróquia, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira, dá a bênção e inaugura a primeira parte de nossa nova igreja de Santa Cruz, onde Dom Jorge celebrou a primeira missa.

1973 – 1991

– Agosto de 1973, iniciou-se as aulas de catequese ministradas nos grupos escolares no setor da nossa paróquia. Sendo eles, o da Vila Pires, Pirelli e Centro Educacional Artur de Queiroz. A preparação para a primeira Eucaristia era aplicada pelos professores com a orientação da Pastoral da Catequese da Paróquia Santa Cruz.
– Março de 1975, efetuou-se a compra da atual casa paroquial, situada à Av. Dom Pedro I, nº 52 – casa 2, na entrada particular ao lado da igreja, uma vez que a antiga casa foi desapropriada.
– Em junho de 1975, a capela antiga foi considerada monumento histórico da cidade pela Prefeitura Municipal de Santo André. Posteriormente, ela foi demolida e reconstruída no parque turístico que a prefeitura estava urbanizando no Pedroso.
– Em outubro de 1975, teve início a construção da parte da frente da nossa igreja.
– Em março de 1976, concluiu-se a estrutura de alumínio para os vitrais da fachada e revestimento de mármore.
– Em agosto de 1976 foi renovada toda a instalação elétrica da igreja, com introdução de novas luminárias.
– Houve mobilização das ruas na campanha para a compra dos vidros “Fumê”, cada metro quadrado foi doado por uma rua da paróquia.
– Ocorreram muitas reformas e melhorias no ano de 1977.
– Nesse período ocorreram visitas pastorais promovidas pelo segundo bispo diocesano, Dom Cláudio Hummes, a nossa Paróquia Santa Cruz.

1992 – 1993

– Em dezembro de 1992, houve uma celebração solene dos “25 anos” da nova construção da igreja atual. Houve uma grande mobilização, que contou com os padres vivos que passaram pela Santa Cruz. Dona Santa fez um poema à Santa Cruz. Também foi celebrada missa na Capela do Pedroso, réplica que antes estava na nossa Paróquia.

1994 – 2015

Em 1994, o Pe. Aparecido Góes é nomeado administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz, e em 30 de dezembro de 2005, ele passa a ser o pároco, o qual permaneceu até outubro de 2015.

Durante os 21 anos em que foi pároco da Santa Cruz, a paróquia passou por algumas obras de melhorias, como a troca do piso, que foi amparada pela campanha do m2 (cada paroquiano pagava um carnê correspondente a 01 m2 da igreja).

2015 – 2020

– Em outubro de 2015, o Pe. Márcio Rodrigues Pontes é nomeado administrador paroquial da Paróquia Santa Cruz pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini.

– Durante a sua administração foram feitas muitas mudanças e obras de manutenção e melhorias da paróquia, tanto no âmbito material quanto no âmbito espiritual da comunidade.

– Logo de início, o Pe. Márcio implantou o CAEP (Conselho para Assuntos Econômico Paroquial) para organizar e administrar as finanças da paróquia, ao mesmo tempo implantou também o CPP (Conselho Pastoral Paroquial).

– Foi criada a comissão do Jubileu de 60 anos, com o objetivo principal a mesa do altar em pedra, revitalização do presbitério, reforma da sacristia e escritório paroquial. Para a realização deste projeto foi criada uma campanha com a distribuição de carnês para a comunidade contribuir com a obra.

– Durante o tempo em que o Pe. Márcio esteve à frente da Paróquia Santa Cruz, ele trabalhou incansavelmente em prol da unidade da comunidade, procurando sempre promover Formações e Catequeses, sendo uma delas a “Escola de Agentes”, onde além das pastorais, todos os fiéis eram convidados a participar.

Seu grande legado para a Paróquia Santa Cruz foi a união de todas as pastorais, equipes, setores, grupos e movimentos, que em tudo devem sempre estar unidos e trabalhando juntos pelo bem comum da comunidade. Amando a Deus juntos como irmãos, pois somente assim podemos formar o corpo de Cristo.

2020 – atualmente

Em outubro de 2020, Pe. João Ruiz Asahi foi nomeado pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, como pároco da Paróquia Santa Cruz. Mesmo diante da pandemia, Pe. João continua nos incentivando aos trabalhos pastorais. Devido à pouquíssima adesão da comunidade em adquirir o carnê da campanha do projeto de revitalização do Presbitério para o Jubileu, e com a situação da pandemia que afetou financeiramente a todos, inclusive a paróquia, não foi possível concluir o projeto em tempo para a comemoração do Jubileu de 60 anos. Com o que foi arrecadado até o momento foi comprado a pia batismal e o suporte para o círio, visto que, estes a paróquia ainda não possuía. Como nosso objetivo principal da campanha é o altar de pedra, continuaremos batalhando para atingir nosso objetivo.

Fonte: com informações da Paróquia Santa Cruz

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO