Diocese de Santo André

Fé e devoção mariana: 135 templos católicos dedicados a Nossa Senhora na Diocese de Santo André

Neste mês de maio, que celebramos o amor e a devoção por Maria, a Mãe de Deus, vamos traçar um itinerário de fé que mostrará em destaque, os caminhos da evangelização pelos 135 templos católicos dedicados aos vários títulos de Nossa Senhora: são 89 comunidades, 38 paróquias (entre elas, 1 basílica menor e duas quase-paróquias), 4 capelas, 2 oratórios, 1 santuário e 1 catedral presentes nos sete municípios da Diocese de Santo André.

A padroeira do Brasil é o título mariano com mais espaços de oração e fé em nossa diocese (28 comunidades, quatro paróquias, três capelas, uma quase-paróquia, um santuário e um oratório são dedicados a Nossa Senhora Aparecida), seguida por Nossa Senhora de Fátima (11 comunidades, quatro paróquias e uma quase-paróquia) e Nossa Senhora das Graças (10 comunidades e três paróquias).

Situada no ABC Paulista, região do Estado de São Paulo com aproximadamente 2,8 milhões de habitantes, a Diocese de Santo André tem como Igreja Mãe, a catedral dedicada a Nossa Senhora do Carmo (desde a década de 1950). No total, a Igreja Católica Apostólica Romana no Grande ABC conta com 106 paróquias e 257 capelas e comunidades distribuídas pelas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Confira o roteiro mariano da fé em cada cidade:
*

Santo André
A devoção mariana está espalhada em várias paróquias e comunidades das três regiões pastorais da cidade. Vamos conhecê-las?

Centro: uma catedral: Nossa Senhora do Carmo, e três paróquias: Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Paraíso. A região também conta com um oratório dedicado a Nossa Senhora Aparecida e cinco comunidades: 2 de Aparecida, 1 das Graças, 1 do Paraíso e 1 da Rosa Mística.

Leste: seis paróquias: Mãe de Deus e dos Órfãos, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Paz, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Salete e Nossa Senhora de Guadalupe. São 12 comunidades: 3 de Aparecida, 2 de Auxiliadora, 2 da Esperança, 1 de Fátima, 1 da Imaculada Conceição, 1 das Graças, 1 da Caridade, 1 da Fé e 1 capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

Utinga: cinco paróquias: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Bom Parto, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora de Fátima e Maria Imaculada. A região conta com três comunidades: 2 de Aparecida e 1 do Carmo.
*

São Bernardo
Fiéis devotos de Nossa Senhora contam com diversas igrejas dedicadas a Nossa Senhora, nas três regiões pastorais de São Bernardo do Campo. Confira cada uma delas:

Centro: quatro paróquias: a bicentenária Igreja Matriz da cidade, a primeira paróquia criada na região, dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, hoje Basílica Menor; além dela, temos a Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Imaculada Conceição Aparecida.  Nesta região 11 comunidades contam com títulos marianos: 2 das Graças, 2 de Aparecida, 1 de Maria de Nazaré, 1 de Guadalupe, 1 da Consolação, 1 de Fátima, 1 do Perpétuo Socorro, 1 da Rainha dos Apóstolos e 1 da Mãe dos Pobres.

Anchieta: quatro paróquias: Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Assunção, Nossa Senhora de Guadalupe e Santa Maria. Em relação às comunidades, são 15 no total: 3 de Aparecida, 3 de Fátima, 3 das Graças, 1 do Imaculado Coração de Maria, 1 do Rosário, 1 de Lourdes, 1 da Assunção, 1 da Imaculada Conceição e 1 da Paz. A região também conta com 1 capela de Nossa Senhora Aparecida e 1 oratório da Imaculada Conceição e São Maximiliano Maria Kolbe.

Rudge Ramos: um santuário: Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia; duas paróquias: Nossa Senhora de Fátima e Santíssima Virgem; e quatro comunidades: 2 de Aparecida, 1 de Fátima e 1 da Imaculada Conceição.

*

São Caetano
Das 11 paróquias localizadas na cidade, quatro delas têm Nossa Senhora como padroeira: Aparecida, Candelária, Prosperidade e das Graças.

 

Mauá
O município, que conta com 13 paróquias, tem quatro delas com títulos marianos: a Imaculada Conceição, que é a Igreja Matriz e padroeira da cidade; Nossa Senhora das Vitórias, Nossa Senhora Aparecida; e Nossa Senhora de Lourdes. São 14 comunidades que contemplam milhares de devotos marianos em Mauá: 5 de Aparecida, 1 da Rainha dos Mártires, 1 das Dores, 3 de Fátima, 1 do Perpétuo Socorro, 1 de Lourdes, 1 da Visitação e 1 do Sagrado Coração de Maria.

*

Diadema
Das dez paróquias do município, quatro paróquias e uma quase-paróquia são dedicadas à mãe de Deus: a Imaculada Conceição, a Igreja Matriz e padroeira da cidade; Nossa Senhora das Graças; Nossa Senhora dos Navegantes; Maria Mãe dos Pobres; e a Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida. As 11 comunidades de Diadema com títulos de Nossa Senhora também atraem muitos fiéis marianos: 4 de Aparecida, 1 de Imaculada Conceição, 1 da Mãe Rainha  1 da Paz, 1 de Maria de Nazaré, 1 do Campanário, 1 do Perpétuo Socorro e 1 da Rosa Mística.

*

Ribeirão Pires
A Quase-Paróquia Nossa Senhora de Fátima está localizada no município, que também conta com duas capelas: a tricentenária Nossa Senhora do Pilar, um patrimônio histórico da cidade; e a Nossa Senhora Aparecida, em Balneário Palmira. Ribeirão Pires ainda acolhe 11 comunidades com títulos de Nossa Senhora: 3 de Aparecida; 2 das Graças, 1 da Imaculada Conceição, 1 de Fátima, 1 do Carmo, 1 da Assunção, 1 da Paz e 1 da Mãe Rainha.

*

Rio Grande da Serra
A cidade conta com três comunidades dedicadas a Nossa Senhora: Fátima, Aparecida e das Graças.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO