Comunidade Famílias Novas: São José, o protetor de todas as famílias e intercessor pela paz mundial

Como uma ação mensal do Ano de São José e do Ano Família Amors Laetitia, a Diocese de Santo André, por meio do Setor Família, promove nesta quarta-feira (19/05), às 15h, a 3ª edição do Terço Diocesano para as Famílias em louvor a São José, o protetor da Sagrada Família e intercessor pela paz mundial, com transmissão pelas mídias diocesanas Facebook e YouTube.

Em comunhão com o Papa Francisco e com toda a Igreja no mundo, as intenções deste dia, que integra a maratona de oração durante o mês de maio, são direcionadas pelas populações em guerra e pela paz no mundo.

Do Setor Família na Diocese de Santo André, a Comunidade Católica Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria, por meio do casal coordenador diocesano José Alexandre Barbosa, 57 anos, e Suzely Aparecida Veneroni, 61 anos, (com apoio do casal membro consagrado Carlos e Val), destacaram o protagonismo de São José como protetor das famílias e intercessor pela paz mundial neste belo texto reflexivo:

“A São José foi confiada a mais importante das missões, com exceção daquela dada à Virgem Maria. Cabia a ele, a tarefa de guardar a Sagrada Família, de protegê-la contra as perseguições de um rei, de sustentá-la com o suor de seu trabalho. Deus não daria tão importante tarefa a um homem se, ao mesmo tempo, não lhe favorecesse com as graças e dons necessários para isso. Por isso, pode-se dizer, certamente, que São José é o protetor de todas as famílias, pois foi ele que protegeu a mais importante de todas, a qual todas as outras famílias devem assemelhar-se.”

“Recorrendo-se a ele, pode-se obter a verdadeira paz para as famílias e, consequentemente, a diminuição da violência, como é a intenção de oração da Igreja e do Papa para 19 de maio deste ano. A paz mundial deve passar, necessariamente, pela paz na família, pois a sociedade é composta por famílias e é nelas que são geradas e educadas as novas gerações.”

“Santa Teresa de Calcutá disse algo similar quando interpelou da seguinte maneira os jovens: “Quer fazer algo para promover a paz mundial? Vá para casa e ame a sua família”. Em comunhão com o Papa Francisco e com os pedidos de muitos papas anteriores, como São João Paulo II, São João XXIII, Pio XII e Pio IX, recorramos a São José para pedir a verdadeira paz no mundo e a diminuição da violência, através da santificação das famílias.”

Sobre o Ano de São José e Amoris Laetitia

O ano de 2021 é especial para devotos de São José e da Sagrada Família. Convocado pelo Papa Francisco por meio da Carta Apostólica “Patris Corde”, o Ano de São José será celebrado por toda a Igreja no mundo, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, para comemorar os 150 anos da promulgação do decreto da Sagrada Congregação dos Ritos do Quaemadmodum Deus, com o qual o Beato Pio IX, em 1870, declarou São José como santo padroeiro da Igreja universal.

E numa perfeita sintonia, o Ano de São José é vivenciado juntamente com o Ano da Família Amoris Laetitia, que teve início no aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco, ou seja, no dia 19 de março de 2021 e vai até o dia 26 de junho de 2022.

Programação

Uma programação online acontecerá no dia 19 de cada mês, como forma de expressar a devoção a São José e valorizar as famílias na Igreja Particular de Santo André:

• Veiculação da oração diária à Sagrada Família (inclusive, no ABC Litúrgico para Celebração em Casa);

• Terço de São José, às 15h;

• Vídeos curtos com testemunhos organizados pelas coordenações diocesanas resgatando Amoris Laetitia e o 8º Plano Diocesano de Pastoral;

• Oração à Sagrada Família no Programa Verbum;

A Diocese de Santo André também realizará a transmissão das ações previstas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pelo Vaticano dedicadas aos anos de São José e da Família, bem como aprofundar a formação do documento Amoris Laetitia e motivar a participação das paróquias das dez regiões pastorais.

As atividades são articuladas pela Pastoral Familiar (sob a coordenação do casal diocesano Claudenice Gomes Caliari e Aparecido Donizete Caliari) , em conjunto com todo Setor Família (Equipes de Nossa Senhora, Comissão em Defesa da Vida, Comunidade Famílias Nova, Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão e Movimento das Famílias – RCC) e apoiada pelo Vicariato para a Pastoral,  Centro de Pastoral e Departamento de Comunicação.

Toda a programação poderá ser acompanhada pelo site: diocesesa.org.br e pelas mídias diocesanas: Facebook: https://bit.ly/35YfmwA , YouTube: https://bit.ly/2zHgOqU , Instagram: https://bit.ly/3cVrjIs e Twitter: https://bit.ly/3g946od .

Ações conjuntas

As ações para o Ano da Família e o Ano de São José serão articuladas com os mesmos objetivos na Diocese de Santo André.  No dia 19 de março, data em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a Missa de São José com transmissão pelas mídias sociais. Como ação diocesana para abertura do Ano Amoris Laetitia, meia hora antes da celebração, o Setor Família promoveu a reza do Terço em Louvor a São José, protetor da Sagrada Família. “São José nos inspira a superarmos as dificuldades para sermos vencedores”, ressalta Dom Pedro, ao falar dos desafios da caminhada do esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, exemplo de fidelidade e compromisso ao acolher o chamado de Deus. Neste dia também foi lançado o podcast do Programa Verbum, “A Palavra de Deus”, reflexão diária do evangelho. Saiba mais: https://bit.ly/38Ty4bv .