Diocese de Santo André

#TBT Semana de Inclusão: em 2019, iniciativa inédita produzia frutos na Diocese de Santo André

Há exatamente dois anos, a Diocese de Santo André, por meio do Setor Inclusão, iniciava uma ação inédita com a realização da 1ª Semana Diocesana de Inclusão, que teve o lema “Portadores de uma inestimável riqueza humana”, ocorrida entre os dias 20 e 24 de maio de 2019, que atingiu grande êxito ao proporcionar aprendizado e despertar a conscientização do público para os temas apresentados durante cinco dias, no Auditório Dom Jorge Marcos Oliveira, na Cúria Diocesana, no Centro de Santo André.

O assessor diocesano do Setor Inclusão, Pe. Cláudio Pereira Santos, destacou à época, que o evento aprofundou diversos assuntos relacionados a um mundo mais inclusivo e acredita que as pessoas adquiriram subsídios para levarem as suas respectivas paróquias.

“A semana de inclusão foi um sucesso. Muitas pessoas vieram desde o primeiro dia e outras começaram a participar durante os demais dias. Foi algo muito significativo. Enfim, uma semana bem completa”, sintetiza.

O sacerdote projetava um grande passo para o crescimento do Setor Inclusão e todo território diocesano, no sentido de propagação da atuação do grupo e de angariar mais voluntários para o trabalho nas regiões pastorais.

“Nosso propósito é que o Setor Inclusão esteja presente na vida de toda igreja diocesana, desde as paróquias mais centrais, como as das periferias e comunidades. Existem trabalhos de inclusão em toda diocese, mas precisamos unir num único corpo para caminhar em comunhão”, relata.

De acordo com uma das coordenadoras do Setor Inclusão, Mariana Bonotto, a semana de inclusão foi bem positiva pela presença de pessoas com diversos conhecimentos, tanto da Diocese de Santo André como  também de São Paulo, por meio das palestras ou através de recursos tecnológicos.

“Em nosso auditório havia pessoas de diversos trabalhos na Diocese, já abertas ao tema inclusão que perceberam novas formas de acolher mais efetivamente e auxiliar na evangelização, para que esses irmãos venham para nosso meio, e participem como agentes capazes que são”, enfatiza.

Balanço da Semana

Na segunda-feira (20/05), o encontro teve como tema inaugural a apresentação da atuação do Setor Inclusão, que surgiu como resposta à necessidade de reunir diversos trabalhos diocesanos que acontecem relacionados a pessoas com deficiência e acessibilidade, para um diálogo e trabalho em comunhão diocesana. Os responsáveis pela palestra foram o assessor diocesano do Setor Inclusão, padre Cláudio Pereira Santos, e a coordenadora diocesana do Setor Inclusão, Luísa Maria Tavares Jardim.

Na terça-feira (21/05), a representante do movimento Fé e Luz de São Paulo, Márcia Valéria Wissinievski Souza, e a pedagoga especialista em autismo, deficiências intelectual e visual, Eliane do Carmo Meira, de Ribeirão Pires, abordaram a temática Deficiências Intelectuais e TEA (Transtorno do Espectro Autista). Na quarta-feira (22/05), o coordenador da Pastoral do Surdo do Setor Inclusão, Danilo Nascimento de Oliveira, que também participa da Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo, apresentou assuntos relacionados à Surdez, Deficiência Auditiva e Línguas de Sinais.

Ele foi acompanhado de Desirée Ferreira Nogueira (intérprete de Libras no Santuário da Imaculada Conceição e São Maximiliano Kolbe e na Santíssima Virgem), que também é intérprete fundadora da Pastoral do Surdo na Paróquia Santíssima Virgem, em São Bernardo; e de Luísa Maria Tavares Jardim (coordenadora diocesana do Setor Inclusão). Na quinta-feira (23/05), a coordenadora das Pessoas com Deficiência Visual do Setor Inclusão, Rosilene Pova, salientou a importância do tema: Deficiências Visuais e Surdo-cegueira, ao relatar o trabalho de mobilidade e autonomia.

E durante o encerramento, na sexta-feira (24/05), a palestrante Sandra Ramalhoso (membro da Pastoral da pessoa com Deficiência da Arquidiocese de São Paulo), por videoconferência, fez um relato sobre a realidade das Pessoas com Deficiência Motora, além das leis e políticas públicas para Acessibilidade; e Maria Marileide Alves Bezerra (Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de São Bernardo do Campo) contou um pouco sobre sua história de superação e proporcionou momentos emocionantes através de uma breve pregação e louvor.

Leia mais

Semana Diocesana de Inclusão deixa legado de aprendizado e respeito ao próximo

Abertura da Semana de Inclusão “planta sementes” para uma Igreja acessível

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO