Diocese de Santo André

Dom Pedro, na Solenidade de Pentecostes: “O Espírito Santo nos ensina a vencer o mal fazendo o bem”

“O Espírito Santo nos ensina a vencer o mal fazendo o bem. Porque se você retruca ao mal com o mal, ele aumenta. Mas se você faz o bem, diante do mal, destrói o mal. É isso que Jesus fez na cruz: destruiu a morte, deu-nos a vida pelo seu grande amor diante do mal que foi jogado em cima dele.”

Durante a Solenidade de Pentecostes celebrada 50 dias depois da Páscoa, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, destacou na manhã de domingo (23/05), que o Espírito Santo é o mistério central da fé dos cristãos batizados. A missa aconteceu na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Pinheirinho (Região Santo André – Centro).

Mistério central da fé dos cristãos

“O que representa a Festa do Espírito Santo para nós? A nossa fé é uma fé trinitária. Nós somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Está em todas as nossas orações, porque é mistério central da nossa fé. Deus é único sem ser sozinho. Quando falamos que Deus é amor, se Deus fosse solitário, uma pessoa que ama não fica isolada. O amor requer comunicação. Deus é um só, em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Mas Deus é único, mas não é sozinho. Deus nos criou para comunicar e falar do seu amor”, explica Dom Pedro.

O fogo do Espírito Santo em nossas vidas

Por meio da construção de Cristo e do Pai, que é a Igreja, o Espírito Santo é uma realidade em nossa vida, que nos motiva a sermos pessoas de bem e invocá-lo todos os dias para superarmos os obstáculos que aparecem à nossa frente, principalmente nestes tempos de pandemia.

“E no Dia de Pentecostes, o Espírito Santo desce como línguas de fogo. O que faz o fogo? O fogo ilumina, o fogo aquece, o fogo queima. Da mesma forma que o Espírito Santo nos ilumina e aquece nosso coração para fazer boas ações e não desanimar, também queima em nós aquilo que é ruim, o pecado, a perda de tempo e as ilusões. Só Deus preenche o coração humano. A finalidade de nossa vida é amar a Deus sobre todas as coisas. E nessa terra provamos o amor de Deus amando ao próximo”, salienta Dom Pedro.

Convivência em comunidade

Segundo o bispo, o Espírito Santo também nos ensina a viver em comunidade. “Nós estamos reunidos aqui, celebrando a Santa Missa, cada um trouxe a sua intenção, cada um está celebrando. Vamos agradecer a Deus pelos milagres do amor, que é o Espírito Santo derramado em nossos corações”, enfatiza.

Santa Rita de Cássia

Durante a Solenidade de Pentecostes, Dom Pedro também saudou a comunidade e os devotos de Santa Rita de Cássia no encerramento da Festa da Padroeira, que teve início no sábado (22/05), com sete celebrações dedicadas à santa das causas impossíveis, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santo André.

Fotos: Fernando Serrato/ Pascom Paróquia Santa Rita de Cássia (Santo André – Centro)

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO