Dom Pedro, na Solenidade de Pentecostes: “O Espírito Santo nos ensina a vencer o mal fazendo o bem”

“O Espírito Santo nos ensina a vencer o mal fazendo o bem. Porque se você retruca ao mal com o mal, ele aumenta. Mas se você faz o bem, diante do mal, destrói o mal. É isso que Jesus fez na cruz: destruiu a morte, deu-nos a vida pelo seu grande amor diante do mal que foi jogado em cima dele.”

Durante a Solenidade de Pentecostes celebrada 50 dias depois da Páscoa, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, destacou na manhã de domingo (23/05), que o Espírito Santo é o mistério central da fé dos cristãos batizados. A missa aconteceu na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Pinheirinho (Região Santo André – Centro).

Mistério central da fé dos cristãos

“O que representa a Festa do Espírito Santo para nós? A nossa fé é uma fé trinitária. Nós somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Está em todas as nossas orações, porque é mistério central da nossa fé. Deus é único sem ser sozinho. Quando falamos que Deus é amor, se Deus fosse solitário, uma pessoa que ama não fica isolada. O amor requer comunicação. Deus é um só, em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Mas Deus é único, mas não é sozinho. Deus nos criou para comunicar e falar do seu amor”, explica Dom Pedro.

O fogo do Espírito Santo em nossas vidas

Por meio da construção de Cristo e do Pai, que é a Igreja, o Espírito Santo é uma realidade em nossa vida, que nos motiva a sermos pessoas de bem e invocá-lo todos os dias para superarmos os obstáculos que aparecem à nossa frente, principalmente nestes tempos de pandemia.

“E no Dia de Pentecostes, o Espírito Santo desce como línguas de fogo. O que faz o fogo? O fogo ilumina, o fogo aquece, o fogo queima. Da mesma forma que o Espírito Santo nos ilumina e aquece nosso coração para fazer boas ações e não desanimar, também queima em nós aquilo que é ruim, o pecado, a perda de tempo e as ilusões. Só Deus preenche o coração humano. A finalidade de nossa vida é amar a Deus sobre todas as coisas. E nessa terra provamos o amor de Deus amando ao próximo”, salienta Dom Pedro.

Convivência em comunidade

Segundo o bispo, o Espírito Santo também nos ensina a viver em comunidade. “Nós estamos reunidos aqui, celebrando a Santa Missa, cada um trouxe a sua intenção, cada um está celebrando. Vamos agradecer a Deus pelos milagres do amor, que é o Espírito Santo derramado em nossos corações”, enfatiza.

Santa Rita de Cássia

Durante a Solenidade de Pentecostes, Dom Pedro também saudou a comunidade e os devotos de Santa Rita de Cássia no encerramento da Festa da Padroeira, que teve início no sábado (22/05), com sete celebrações dedicadas à santa das causas impossíveis, na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Santo André.

Fotos: Fernando Serrato/ Pascom Paróquia Santa Rita de Cássia (Santo André – Centro)