Diocese de Santo André

Vinde Espírito Santo!

Em Pentecostes, cinquenta dias após a Páscoa, narra os Atos dos Apóstolos, no capítulo dois, a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos no Cenáculo. A partir deste evento, a Igreja surge com força, pois ela só existe como obra do Espírito Santo, que nela habita e a dinamiza (cf. 1Cor 3,16;6,9).
O Espírito Santo derrama seus dons nos corações das pessoas para conduzi-las à salvação. Ele nos anima e encoraja, por isso é chamado de paráclito, que quer dizer: força, alento, conforto.
E a Igreja é o instrumento privilegiado do Espírito Santo no mundo. No Novo Testamento, aparece 376 vezes a menção ao Espírito Santo, o próprio Jesus mandou batizar: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19). Palavras sábias sobre o Espírito Santo foram proferidas pelo Patriarca de Antioquia, Ignácios Hazim, que se tornaram clássicas: “Sem o Espírito Santo, Deus fica distante; Cristo permanece no passado; o Evangelho é letra morta; a Igreja uma simples organização; a autoridade, um domínio; a missão, propaganda; o culto, uma simples recordação, e a prática cristã, uma moral de escravos. Mas, no Espírito Santo, o Cosmo é elevado e geme nas dores do parto do Reino; o homem luta contra a carne. Então: Jesus Ressuscitado está aqui; o Evangelho é
potência de vida; a Igreja significa comunhão trinitária; a autoridade é serviço libertador; a missão é um Pentecostes; a liturgia é memorial e antecipação e a ação humana é divinizada”.
Invoquemos o Espírito Santo todos os dias em nossa vida, para nos iluminar e transformar a face da terra dizendo: Vinde Espírito Santo!
Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo de Santo André

 

*Artigo publicado no Folheto ABC Litúrgico de 24/05/2021

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO