Dia Nacional da Adoção: um ato de amor incondicional!

Muitos casais apresentam dúvidas e até resistência ao falar em adoção, pois ainda é um assunto tratado como tabu, há muito preconceito. Havendo o desejo de adoção, é importante o casal (ou mesmo pessoa solteira) buscar o fórum de sua cidade para orientar-se e dar o primeiro passo, que seria habilitar-se para tal.

Me coloco sempre à disposição para conversar com pessoas desejosas em adotar, pois a acolhida e identificação são essenciais. Nem sempre as idealizações vão de encontro à realidade, o amor não tem cor nem idade! Há crianças de toda faixa etária, adolescentes à espera de uma família para amar e ser amada. Falar de adoção também é uma maneira de defender a vida, vidas estas que tiveram a oportunidade de nascer, mas ainda anseiam por amor. Um elo perfeito: o direito de viver somado ao desejo de formar famílias, lutemos por esse encontro!

Graças a esse direito à vida que nossos filhos tiveram, também nasceu a nossa oportunidade de nos tornarmos pais. Ser mãe é pra mim a maior dádiva! Ser um pouquinho de Maria na terra. Sinto-me honrada por ser mãe de Filhos do Céu (carinhosamente assim os chamo…).  Meus filhos não saíram de mim, mas entraram em nossos corações, em nossas vidas! Ter o privilégio de acolher vidas com histórias tão distintas, mas tão iguais na linguagem do amor. Confesso que a adoção não foi nossa primeira opção para constituirmos família. Porém, compreendi que ser mãe era muito além de ‘uma barriga’, e sim a capacidade de amar incondicionalmente um serzinho totalmente desconhecido, mas tão dependente e tão pronto a ser amado! E assim nascemos juntos: pais e filhos.

Hoje tenho o maior orgulho de dizer aos nossos filhos Pedro e Miguel (14 e 11 anos) o quão desejados foram por nós, e que o amor é capaz de superar tudo! A exemplo de São José, pai adotivo de Jesus, seguimos seus passos no amor, humildade e fé.

* Artigo por Giselle Monteiro Paiola, 45 anos (psicóloga, membro da Comissão Diocesana de Defesa da Vida, Pastoral da Caridade, Catequese de Crisma, MESC, Ministério de Canto e Liturgia) – Paróquia São José Operário (Região Santo André – Centro)