9ª Jornada Nacional da Infância e Adolescência Missionária é celebrada pelos lares da Diocese de Santo André

Neste domingo (30/05) em que celebramos a Solenidade da Santíssima Trindade, toda à Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Brasil celebrou em unidade sua 9ª Jornada Nacional. Para isto, neste ano o tema “Testemunhar o amor é a nossa missão” e o lema “O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos” (1 Jo, 1,3) chamou todos os membros desta Obra Pontifícia a refletir sobre o testemunho e o seguimento a Jesus, tornando-o conhecido e amado. É uma forma de tomar a iniciativa de uma “Igreja em saída”, como nos anima o Papa Francisco. A 9ª Jornada Nacional da IAM iniciou no primeiro dia do mês de maio, com atividades para todos os membros, e teve como momento ápice a celebração eucarística transmitida ao vivo para todo o país pela Rede Vida, celebrada direto da capela dentro da sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília, por Dom Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB, e bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Em sua homília, destacou que somos missionários que levamos aos que estão excluídos o “amor-comunhão” de Deus, e, lembrando o lema desta Jornada Nacional, esse Deus comunhão que “vimos e ouvimos” não podemos deixar de anunciar.

Após a profissão de fé, a secretária nacional da IAM, irmã Antonia Vânia de Sousa, junto com algumas crianças que representavam todos os membros da IAM, realizaram sua consagração, comprometendo-se a rezar uma Ave-Maria por dia por todas as crianças do mundo, pelo sacrifício de uma moedinha por mês para manter a missão ad gentes e pela solidariedade com os que mais sofrem em sua realidade. Por estarmos ainda num contexto pandêmico, os grupos de nossa diocese não puderam celebrar presencialmente, assim como muitos outros grupos pelo Brasil afora, mas isso não quer dizer que não participaram. Estavam atentos e felizes, cada um de sua casa, acompanhando esse bonito momento.

A Jornada Nacional da IAM é a ocasião de celebrar nacionalmente o aniversário de fundação da Obra, neste ano completando 168 anos, bem como concretizar o sacrifício anual do cofrinho, que este ano será revertido para as crianças da Europa.

O que é a IAM

A IAM (Infância e Adolescência Missionária) é uma Obra Pontifícia, ou seja, é uma obra de evangelização ligada ao Papa que é oferecida para toda a Igreja, como uma forma de animar e conscientizar as comunidades sobre as realidades da missão. Ela integra as Pontifícias Obras Missionárias, que englobam as missões e sua animação de maneira mundial, sendo um dos instrumentos para a formação e animação pastoral. Foi fundada em Nancy, na França, há 168 anos atrás, em 19 de maio de 1843 por Dom Carlos Forbin-Jansen, que desejava ajudar as crianças cuidadas pelos missionários na China. Inspirado, e com a ajuda da leiga Paulina Jaricot, desenvolveu a ideia de pedir a ajuda das crianças de sua diocese para contribuir com uma Ave-Maria por dia e uma moedinha por mês em favor das crianças chinesas. Esse movimento se espalhou por mais dioceses, criando hoje a obra da Infância e Adolescência Missionária, que continua com esse carisma baseado na oração, no sacrifício e na solidariedade.

Você já foi membro da IAM em nossa Diocese? Quer relatar a história do seu grupo? Quer contar algo que lhe marcou na caminhada da IAM? Escreva para a gente no e-mail: glaubermac@gmail.com  com o assunto “Minha história na IAM”. Queremos te ouvir e registrar sua história!

*Informações e texto do coordenador diocesano da IAM, Glauber Machado