Diocese de Santo André

Formação Permanente do Clero 2021 aprofunda encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti do Papa Francisco

“Estai atentos a vós mesmos e a todo o rebanho: nele o Espírito Santo vos constituiu guardiães, para apascentar a Igreja de Deus, que ele adquiriu para si pelo sangue de seu próprio Filho” (At 20,28).

Com essa passagem bíblica, a Pastoral Presbiteral da Diocese de Santo André convida os presbíteros e diáconos para participação na Formação Permanente do Clero 2021, que será realizada entre os dias 18 e 20 de maio (terça a quinta), das 9h às 10h30, no formato virtual, em razão da pandemia da Covid-19.

Os encontros online aprofundarão as cartas encíclicas Laudato Si’ (2015) e Fratelli Tutti (2020) do Papa Francisco, além de abordar as aspirações e inquietações dos padres e diáconos em relação aos aspectos social, eclesial e presbiteral neste momento de pandemia. O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini também participará das atividades.

“Como já é de costume, em alguns momentos do ano fazemos uma parada salutar e nela apreciamos algo que contribui para o nosso desenvolvimento. Estamos num tempo atípico e, como não poderia deixar de ser, tão novo que nem sabemos direito onde estamos ou para onde devemos ir. Intuímos que deveremos trilhar caminhos novos. Que tal algumas luzes para termos mais clareza? Esse é o objetivo da Formação Permanente Anual do Clero, que está em nosso calendário diocesano desde que ele foi preparado”, diz o comunicado assinado pelo coordenador diocesano da Pastoral Presbiteral, Pe. Romeu Leite Izidório.

A programação de cada dia será a seguinte:

18/05 (terça):  “O mundo fragmentado e a ecologia integral”. (Laudato Si – Papa Francisco), com o Frei Marcelo Guimarães, OFM Cap.

19/05 (quarta): “Caminhos de abertura ao diálogo, à fraternidade e ao encontro, diante de um mundo fechado” (Fatelli Tutti – Papa Francisco), com o Frei Marcelo Guimarães, OFM Cap.

20/05 (quinta): “Os efeitos da pandemia na vida psíquica e na missão do presbítero”, com o psicólogo Pe. Jovanês Vitoriano, SDS.

“Na certeza de que o ressuscitado continua presente em nossas vidas e enviou o seu Espírito para que tenhamos outro Paráclito, nos preparemos para melhor servir ao povo que nos foi confiado”, finaliza o comunicado.
*

Leia mais:

Formação Permanente do Clero destaca preparação dos padres para boa evangelização

Segundo dia de Formação enfoca identidade e afetividade dos sacerdotes

Força do testemunho e poder da oração norteiam último dia de Formação do Clero

Compartilhe:

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Entrevista de Dom Pedro para a Diocese de Campo Limpo aborda nova etapa da caminhada sinodal

“O amor pode tudo, porque o amor é o próprio Deus”: Domingo de Ramos no Santuário do Bonfim reúne fiéis em caminhada de fé e esperança

“Peregrinos da esperança”: manhã de espiritualidade reúne coordenadores da Pastoral da Acolhida

Padre Jean se pronuncia na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo em defesa da missão da Igreja

Juventude diocesana anima a casa da Mãe Aparecida na Peregrinação do Jubileu da Esperança

Sete anos da Constituição Sinodal: um caminho de fé, escuta e missãoSete anos

VIOLÊNCIA DE CADA DIA

nomeacoes

Decretos e provisões – 02/04/2025

Retiro do Vicariato para a Caridade reforça que servir é deixar-se habitar por Deus