A Pastoral da Criança atua na promoção da vida, conforme mostra o lema: “Para que todos tenham vida e a tenha em abundância”. Em 2021, a Assembleia Diocesana da Pastoral da Criança acontece no próximo sábado (15/05), das 9h às 17h30. Em razão da pandemia da Covid-19, excepcionalmente neste ano, o encontro será realizado no formato virtual pela plataforma Google Meet e deve reunir cerca de 80 participantes.
A atividade ocorre anualmente e conta com as presenças da coordenadora estadual, núcleo, padre assessor, coordenadores (as) de área, multiplicadores, capacitadores e coordenadores (as) paroquiais para avaliação geral das atividades da Pastoral da Criança e planejamento geral para o próximo ano.
*
Programação
A programação prevê momentos reflexivos, atualizações, além da motivação e compartilhamento das ações realizadas nas comunidades como: Visita Domiciliar, Celebração da Vida, Reunião para Reflexão e Avaliação tanto presencial como virtual, bem como o trabalho com os Articuladores de Saúde e de Direitos, no tocante à mortalidade infantil e a vacinação.
*
Pautas em 2021 e planejamento para 2022
Coordenadora diocesana da Pastoral da Criança desde o segundo semestre de 2020, Maria Alice Lucchini afirma que também faz parte da pauta da Assembleia, a apreciação do Conselho Econômico sobre recursos financeiros, a leitura do Regimento da Pastoral da Criança e a eleição do (a) Suplente Diocesana para o próximo ano. “Nosso plano para o segundo semestre de 2021 é o Encontrão Virtual de Líderes de toda Diocese, que abrange as sete cidades de nossa região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires”, revela.
Para 2022, o planejamento está voltado para o atendimento presencial, mas sem esquecer as Capacitações Virtuais que atingiram uma média de 75% na pandemia e que trouxe muita evolução e atualização na missão. “Faz parte do nosso objetivo a captação de novos líderes, aumento de crianças atendidas pela Pastoral da Criança e aumento das paróquias com pastoral”, atesta.
“Por mais difícil que seja o cenário atual e a falta de celular das famílias acompanhadas, conseguimos prosseguir com a nossa missão a favor da vida”, complementa.
Aplicativo e adaptações na pandemia
Maria Alice cita um famoso ditado popular “há males que vem para o bem”, que pode nos ajudar a compreender melhor a pandemia e as dificuldades que todos nós estamos enfrentando, pois é sempre possível encontrarmos o lado bom das coisas. “Um olhar otimista foi fundamental para superarmos os momentos difíceis. Graças ao Aplicativo Visita Domiciliar, a Pastoral da Criança continuou promovendo visitas às famílias acompanhadas através do WhatsApp e do APP. Pudemos verificar as vacinas e conversar sobre as necessidades das mesmas”, conta Maria Alice. Nesse aplicativo, as líderes puderam compartilhar brinquedos e brincadeiras a serem confeccionados com materiais recicláveis e até receitas saudáveis preparadas com ajuda de adultos, tornando o momento prazeroso em companhia da família, diminuindo assim o impacto escolar que o isolamento trouxe. “Os aprendizados obtidos com a pandemia puderam ser pensados de que toda crise é uma oportunidade de evoluir e crescer, tanto em nível individual, coletivo e espiritual”, salienta a coordenadora diocesana. A equipe regional também organiza virtualmente momentos de reflexões com textos bíblicos onde as famílias e crianças participam com leituras e orações.
*
Atuação na Diocese
Atualmente, a Pastoral da Criança da Diocese de Santo André conta com: 2562 crianças acompanhadas, 270 líderes, 110 gestantes, e presença em 88 comunidades e 51 paróquias. Maria Alice aproveita e faz um convite aos diocesanos: “Convido vocês que têm vontade ser voluntários, que gostam de crianças, a capacitação está ocorrendo virtualmente, no momento, para implementação da Pastoral da Criança em comunidades e paróquias”, frisa. Para conhecer o trabalho e participar da Pastoral da Criança, entre em contato com Maria Alice pelo WhatsApp: 98152-0856.
*
Leia mais
Pastoral da Criança conta com nova coordenação diocesana
Pastoral da Criança inova com aplicativo no combate ao coronavírus