A Diocese de Santo André realizou na manhã de quinta-feira (27/05), a segunda Reunião Geral do Clero no ano de 2021, que destacou as prioridades para o protagonismo de uma Igreja Sinodal, a unidade diocesana em sintonia com as ações da Igreja no Brasil e no mundo, e a importância das iniciativas de solidariedade em tempos de pandemia.
Retornando ao formato presencial desde o início do ano (seguindo os protocolos de distanciamento físico mínimo de dois metros, uso de máscaras e álcool em gel), o encontro ocorrido na Paróquia São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André, contou com as presenças do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, do vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira, e reuniu diversos padres e diáconos do Grande ABC, sempre em sintonia com a prática dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022), com as atividades do Ano Vocacional Diocesano e o incentivo das ações solidárias, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, a fim de atender a população mais carente afetada pela crise acentuada pela pandemia da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
“Podemos destacar dessa reunião que a nossa diocese está em perfeita sintonia com o Papa Francisco, com toda a dinâmica de reforma que ele está desenvolvendo na Igreja e que de alguma forma nó estamos, também, caminhando junto com ele, no sentido de que nossa diocese realizou o Sínodo Diocesano (2016-2017), fez todo esse processo de escuta. Instaurou essa dimensão da sinodalidade, buscando sempre a escuta, seja do povo de Deus, escuta também através dos conselhos econômicos paroquiais, os CAEPs (Conselhos de Assuntos Econômicos Paroquiais) os CPPs (Conselhos de Pastoral Paroquial). Então, de forma que a gente está vivenciando e cada vez mais devemos vivenciar esse evento que foi o Sínodo Diocesano e todas as orientações e as normativas que brotaram deste Sínodo”, analisa o vigário geral, Pe. Ademir Santos de Oliveira.
Após a oração inicial, Dom Pedro proferiu uma palavra de acolhida aos sacerdotes e foi realizada a leitura da ata da última reunião realizada em fevereiro de 2021.
Dimensão Presbiteral
Entre os assuntos apresentados durante a reunião, a Pastoral Presbiteral, sob a coordenação do Pe. Romeu Leite Izidório, informou que o Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está preparando um espaço para cuidados iniciais com a saúde de presbíteros. Vindo da Diocese de São Carlos, Pe. Wallace Tomazini foi apresentado ao Clero da Diocese de Santo André. Em março de 2021, o sacerdote assumiu como administrador paroquial da Paróquia São Geraldo Magella, na Região Pastoral Santo André – Leste. Também foi apresentado o Pe. José Osvaldo de Araújo, administrador paroquial da Paróquia Santo Antônio, na Região Pastoral São Bernardo – Anchieta, agora como incardinado ao presbitério diocesano.
*
Dimensão Pastoral
Durante o encontro foi exibido o vídeo de Dom Joel Portella Amado, apresentando a metodologia da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá entre os dias 21 e 28 de novembro, cujo Processo de Escuta vigora até o mês de junho.
Outro tema abordado pelo vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, foi a atenção à legislação de cada município para limites da capacidade das igrejas para acolher os fiéis nas celebrações presenciais. As reuniões pastorais devem seguir os mesmos protocolos estabelecidos para as celebrações litúrgicas. Também foi informado que o Diretório Diocesano dos Sacramentos está em fase de diagramação.
*
Dimensão Jurídica
O assessor do Departamento Jurídico e Mobiliário, Pe. Marcos Vinícius, elucidou sobre um tema de fundamental importância para o Clero e todo o povo diocesano: o anúncio de momentos formativos acerca da Lei Geral de Proteção de Dados. Um encontro organizado pela CNBB foi realizado neste mês de maio. Leia mais aqui
*
Dimensão Comunicativa
No segmento da Comunicação, o coordenador do Departamento de Comunicação, Pe. Tiago Sibula, fez o anúncio da digitalização dos mapas com os limites territoriais paroquiais atualizados, a constarem impressos em cada secretaria paroquial. Mais detalhes sobre essa iniciativa podem ser lidos aqui
*
Dimensão Econômica
O ecônomo e procurador diocesano, Pe. Alex Sandro Camilo, apresentou o tema sobre as habituais coletas recolhidas anualmente, que serão arrecadadas mediante taxa proporcional à dimensão das paróquias.
*
Dimensão Caritativa
O vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke, informou que em cada Região, um diácono permanente coordenará as ações e reuniões do Vicariato. Além disso, o sacerdote destacou o incentivo às paróquias para arrecadação de alimentos, cobertores e agasalhos para a ação “Tapete Solidário”, que será realizada durante as solenidades de Corpus Christi, no dia 3 de junho. Leia aqui
*
Leia mais:
1ª Reunião Geral do Clero de 2021 aborda desafios e prioridades da Igreja Diocesana